segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Dois Irmãos bate recorde de atendimentos na saúde


O inverno mais frio dos últimos anos e a preocupação com a epidemia de gripe A que ronda o Estado fez Dois Irmãos bater recorde de atendimentos na saúde em julho.
Os números impressionam. O Postão 24h, por exemplo, que concentra a maior procura da rede pública, atendia em média 595 pessoas por semana, número que subiu para 860 nos últimos 15 dias. Na unidade municipal também foram feitas 1.300 nebulizações em julho, número superior a soma de todos os outros meses do ano. Os sintomas mais comuns dos pacientes que procuram por atendimento são dor de cabeça, febre e problemas respiratórios.
Em relação a gripe A, já foram monitorados 26 casos de suspeita da doença - nenhum confirmado. Atualmente estão em isolamento nove pessoas, que ficam em observação durante oito dias. O município tem um caso de internamento na UTI, em Porto Alegre, por suspeita da doença. O exame para saber se o paciente tem a nova gripe foi feito ontem e o resultado sai em uma semana.


“Em 20 anos de pediatria não vi um inverno com
tanta gripe quanto este”,
diz o médico Jorge Pereira
Uma semana atrás ocorreu um dos maiores movimentos na pediatria do Hospital São José/Doctor Clin de Dois Irmãos. Em doze horas, o médico Jorge Pereira atendeu 130 crianças com vários sintomas, mas especialmente de gripe.
Esta semana o ritmo baixou, mas não muito. De segunda até ontem em média 80 crianças foram ao pediatra todos os dias. E o médico disse, hoje cedo, que em 20 anos de profissão ele não havia visto um inverno tão forte como esse em questão de gripe. O intenso movimento se deve também ao alarde da Gripe A e ao fato de que as creches não estão aceitando crianças com febre. Apareceu sintoma, logo chamam os pais para levar ao médico, “o que está correto”, diz Jorge.
O doutor alerta para bochechinha vermelha, olhos lacrimejando, tosse e/ou febre, sintomas diante dos quais os pais devem imediatamente procurar o médico. Ele aconselha lugares abertos, não sair com a criança no frio e caprichar na alimentação, em especial com cítricos, ricos em vitamina C.

FADI não aceita crianças
com sintomas de GRIPE
A Fundação Assistencial de Dois Irmãos (FADI) não está aceitando crianças com sintomas de gripe nas creches. Os pais são chamados imediatamente para que procurem atendimento médico, retirando o filho da creche para evitar contágio nos demais e em professores.
Há três semanas, a unidade está trabalhando com formas de prevenção e orientando os funcionários. “Há duas ou três semanas estamos trabalhando em cima disso. Deixamos um comunicado aos pais, se tem febre ou sintoma de gripe, não estaremos aceitando. É uma medida de prevenção. Assim, na unidade, todas as crianças são saudáveis”, diz a diretora Lixia Stoffel. Além disso, como forma de prevenção, os funcionários são orientados a lavar as mãos das crianças com freqüência, usando sabonete gel com álcool; não são compartilhados objetos de uso pessoal, cada criança tem seu estojo com toalha ou lenço de papel descartável e copinho.
A direção da FADI deixou a critério de cada um a opção em usar máscaras de proteção. Por isso, a funcionária Roselaine Bourscheid, resolveu adotar a medida para sua própria proteção e das crianças. “Ninguém tem sintomas de gripe, mas decidi usar a máscara na Hora do Conto, já que estou falando diretamente com as crianças”, diz ela. Roselaine realiza a Hora do Conto em todas as turmas da Unidade Educativa Beira Rio. A FADI tem de 9 unidades - 7 em Dois Irmãos, uma em Morro Reuter e uma em Santa Maria do Herval, num total de 970 crianças. Segundo Lixia, no fim de semana muitas crianças ficaram doentes em casa, por isso cerca de 10% não foi à creche esta semana.

Funcionários da Saúde
passam a usar máscara

Desde que começaram a surgir suspeitas da gripe A em Dois Irmãos, a Secretaria de Saúde passou a ter um olhar mais atento também com sua equipe.
Como forma de prevenção, todos os funcionários que trabalham na área de urgência e emergência, desde médicos e enfermeiros até serviços gerais, estão sendo orientados a usar uma máscara de proteção. A mesma medida também foi adotada no Hospital São José-Doctor Clin.
A chefe administrativa do Postão 24h, Ana Paula Macedo, destaca que a equipe fica muito próxima dos pacientes, portanto também precisa se proteger. “Além do pessoal do Postão, também usam máscara as equipes que fazem atendimento de pacientes nos postos de saúde do Bela Vista e São João. Além do vírus da gripe A, há um outro vírus que está deixando muitas pessoas doentes”, diz Ana Paula.
Somente na última segunda-feira, dia 27, foram atendidas 222 pessoas. A maioria apresentava sintomas de gripe, como dor de cabeça, febre e tosse. “Todos os dias o movimento é intenso. Assim como acontece com as crianças, os adultos também estão ficando mais doentes neste inverno”, comenta o secretário municipal de Saúde, Márcio Slaviero.

Nenhum comentário:

Postar um comentário