quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Projeto de 1 milhão para renovar a frota volta para Câmara

A prefeitura encaminhou para a Câmara de Vereadores nesta segunda-feira o projeto de Lei 158/2009, que trata do financiamento de 1 milhão e 78 mil reais para a renovação da frota da garagem. Em julho, o prefeito Miguel Schwengber já havia encaminhado outro projeto solicitando o mesmo financiamento, mas ele acabou rejeitado.
Agora, a situação volta a insistir e a polêmica ressurge no horizonte. O líder de governo Jair Quilin (PDT) alega que os juros estão mais baixos. Eliseu Rossa (PT) lembra que municípios vizinhos, como Novo Hamburgo, Ivoti, Morro Reuter e Santa Maria do Herval também fizeram financiamento.
- É uma coisa que deve ser boa, pois todos os municípios em volta estão aderindo - comentou o petista.
Sérgio Fink (PSDB) ponderou:
- Temos que estudar este projeto. Não é porque outros fizeram que temos que fazer também. Cada município tem sua realidade. O prefeito de Novo Hamburgo, por exemplo, disse que assumiu cheio de dívidas, o que não é o caso de Dois Irmãos - argumentou o presidente.
E foi além:
- De repente se pode fazer uma avaliação e diminuir os CCs (cargos de confiança), por exemplo, e com esses recursos comprar o equipamento. Até porque, ter “chefe do chefe” é duro - disse Sérgio.
O projeto ficou na Comissão de Pareceres e ainda deve render polêmica. Outros três projetos foram aprovados por unanimidade ontem. Veja:

PROJETOS APROVADOS
153/2009 - Autoriza o Poder Executivo a abrir crédito suplementar de 127 mil reais para manutenção dos serviços de limpeza pública. O valor será retirado da rubrica destinada para a abertura e melhoria de vias públicas.
154/2009 - Autoriza o Poder Executivo a abrir crédito suplementar de 7 mil para conceder auxílio à Associação dos Moradores da Vila Becker. O valor será retirado de incentivos a empresas.
157/2009 - Autoriza o Poder Executivo a abrir crédito suplementar de 228 mil reais para aditivar o convênio com a Doctor Clin, que administra o Hospital São José. O valor será retirado do superávit financeiro apurado no balanço patrimonial de 2008 (recurso livre).


ESTRADA SAPIRANGA
O asfalto na Estrada Sapiranga ainda nem saiu do papel e já provoca polêmica. Na semana passada foi anunciada a liberação da primeira parcela de 319 mil reais para o início da obra no trecho dois-irmonense (na foto, o prefeito Miguel Schwengber e o deputado Renato Molling). O recurso total é de 1 milhão de reais, conquistado através de uma emenda parlamentar do deputado federal Renato Molling (PP).
- Quero parabenizar o deputado, que não é só de prometer... Não é, Tonho?! Espero que tu te pronuncie, se não vai ficar feio - cutucou Eliane Becker (PP).
Antônio Renz (PDT), o Tonho, aceitou a provocação e rebateu:
- Até agora não veio o dinheiro, mas torço para que venha. Se vier, vou vir aqui elogiar - afirmou ele, reclamando que o próprio deputado teria dito que depois ainda faltariam 700 mil.
Jerri Meneghetti (PP) não gostou e também não perdoou o colega:
- Talvez não estejam lhe passando as informações corretas... Este recurso já está depositado e o próprio prefeito já anunciou a licitação da obra. E sobre os 700 mil, talvez o senhor tenha interpretado errado, pois não depende de emenda federal. É um recurso do Estado, que já está previsto e precisa ser cobrado.
- E esse trecho nem pertence a Dois Irmãos -
emendou Sérgio Fink (PSDB).


IDEIAS NO TURISMO
O presidente Sérgio Fink (PSDB) lançou uma ideia para incentivar o turismo no município. Ele sugeriu que, a exemplo do que Ivoti fará no Buraco do Diabo, a prefeitura busque recursos para a construção de mirantes na BR 116.
- Aqui se fala muito em turismo, mas se faz pouco efetivamente. Subindo em direção a Morro Reuter, pensei como seria interessante construir mirantes no lado direito da BR 116 para que as pessoas possam parar, tomar um chimarrão e, vendo a nossa cidade de cima, se sentirem estimuladas a conhecer Dois Irmãos - declarou ele, lembrando que em finais de semana a Casa da Vovó e a área em frente ao Henrich estão sempre lotadas, o que mostra o potencial turístico da ideia.
Sérgio também sugeriu a realização de um debate sobre a possibilidade de negócios durante o Natal dos Anjos.

VIAGEM A BRASÍLIA
Jair Quilin (PDT) e Joracir Filipin (PT) destacaram a viagem do prefeito Miguel Schwengber a Brasília, semana passada, na tentativa de trazer recursos para Dois Irmãos. Filipin lembrou que o município receberá 1 milhão e 200 mil para a construção de uma escola de educação infantil no Primavera, cujo terreno já foi adquirido pela prefeitura. A notícia provocou discussão sobre a “paternidade” do recurso.
- A gente colhe o que planta... Fico muito feliz com a notícia, pois este é um projeto que foi feito pela administração passada, pela equipe da secretária Hilária Kreuz - afirmou Tânia da Silva (PMDB), referindo-se à verba para a nova escola infantil.
Filipin rebateu:
- Realmente o convênio foi feito na administração passada, mas o projeto foi elaborado e encaminhado pela administração do prefeito Miguel.
Tânia voltou à tribuna:
- O projeto foi encaminhado em 2008 ao Ministério da Educação, no Plano de Ações Articuladas. Se a secretaria não tivesse encaminhado, não adiantaria comprar o terreno.
Jair entrou na discussão:
- Jamais dá para encaminhar um projeto se não tiver o terreno.

ÔNIBUS ESCOLAR
Paulinho Quadri (PMDB) voltou a cobrar a aquisição do ônibus escolar, cujo valor de 187 mil foi devolvido pela Câmara à prefeitura.
- Há 15 dias fiz um pedido sobre o ônibus... Onde ele está? Faz três meses que demos o dinheiro na mão do prefeito e nada - reclamou ele.
O líder de governo pediu aparte:
- O secretário de Educação disse que vai para licitação e deve ser comprado até o fim do ano ou no início do próximo - disse Jair Quilin (PDT).

Nenhum comentário:

Postar um comentário