sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Falta de informação atrasa o asfalto da Estrada Sapiranga

Prefeitura não sabia que a drenagem da estrada já havia sido feita no governo anterior



Entra ano, sai ano, e os moradores continuam enfrentando muita poeira ao passar pelas estradas que ligam Dois Irmãos aos municípios de Sapiranga e Campo Bom. A novela que se estende há anos parecia começar a ter fim no dia 20 de outubro do ano passado, quando políticos de Dois Irmãos e Sapiranga anunciaram a liberação de 319 mil e 500 reais para o início da obra da Estrada Sapiranga (foto). O valor refere-se à primeira parcela da verba de 1 milhão adquirida através de uma emenda do deputado federal Renato Molling no Orçamento da União. Porém, três meses depois, o lado pertencente a Dois Irmãos continua do mesmo jeito - cheio de buracos e poeira. Pelo lado de Sapiranga, o trabalho de alargamento da pista foi iniciado há poucas semanas.
Nos últimos dias, o Jornal Dois Irmãos recebeu ligações de leitores questionando sobre o asfaltamento da Estrada Sapiranga. Segundo Paulo Brachtvogel, chefe de gabinete do prefeito Miguel, a obra está parada porque a prefeitura não sabia que a drenagem da estrada já havia sido feita pelo governo anterior. “Tínhamos encaminhado um edital, mas a previsão era de que vários funcionários da prefeitura entrariam em férias no final do ano. A princípio, achávamos que teríamos que fazer a drenagem da pista. Só depois ficamos sabendo que a drenagem já tinha sido feita pelo governo anterior. A demora aconteceu por isso e o trabalho teve que ficar um mês parado enquanto engenheiros faziam o levantamento da Estrada Sapiranga”, explica o chefe de gabinete do prefeito.
A primeira parcela de R$ 519.575,17 foi depositada ainda em outubro. Segundo Paulo, um novo edital foi lançado no último dia 19 e a abertura de propostas deve ocorrer em 4 de fevereiro. “Acredito que as obras de asfalto devem iniciar dia 10 de fevereiro. O prazo para o término é em 90 dias”, afirma ele. O trecho a ser asfaltado é de 2,2 quilômetros e vai até a divisa com Sapiranga.

Falta de prestação de contas
atrasa Verba da Campo Bom
Em dezembro passado também foi assinada a liberação do recurso do Governo do Estado para a conclusão do asfalto da Estrada Campo Bom.
Porém, o município ainda não recebeu o recurso porque, segundo o chefe de gabinete, o Departamento Municipal de Assistência Social não encaminhou ao Governo do Estado a prestação de contas até o prazo estabelecido. “Temos a minuta assinada com o governo, mas tivemos um problema relacionado à Assistência Social, que perdeu o prazo para a prestação de contas. Encaminhamos esse material na semana passada e o assunto deve ser resolvido nos próximos dias”, explica Paulo.
O trecho a ser asfaltado na Estrada Campo Bom é de 2,6 quilômetros. O valor total da obra é de aproximadamente 2 milhões de reais, sendo R$ 1,5 milhão oriundos do Governo do Estado.
O chefe de gabinete diz que a situação deve ser resolvida nos próximos dias e que a obra de asfaltamento da Campo Bom deve iniciar ainda no primeiro semestre. “Nós temos a garantia de que assim que tudo estiver resolvido com o CADIN (Cadastro Informativo de Créditos não Quitados do Setor Público Federal) vamos receber a primeira parcela da obra. A partir daí, já iremos encaminhar a licitação e inicia a obra. Isso deve acontecer ainda no primeiro semestre deste ano”, informa Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário