O bispo emérito de Novo Hamburgo, Dom Frei Boaventura Kloppenburg, de 89 anos, faleceu por volta das 14h30 desta sexta-feira. Ele estava internado desde o dia 26 de abril no Hospital Regina.
Segundo informações prestadas pela casa de saúde, a internação ocorreu devido uma infecção das vias aéreas. Ele também sofreu fraturas nas costelas há cerca de um mês.O corpo de Boaventura será velado a partir do final da tarde de hoje na Catedral São Luiz, de acordo com a secretaria da Diocese de NH. A missa de falecimento está marcada para às 16h deste domingo.
Em 1941, o então menino Carlos José (nome civil) resolveu entrar na Ordem dos Frades Menores (OFM). Ele fez noviciado em Rodeio-SC, onde recebeu o nome Frei Boaventura. Cursou Teologia em Petrópolis (RJ) e sua ordenação sacerdotal foi em Bagé, em 1946. Lecionou Teologia Dogmática em Petrópolis e dirigiu o Instituto Teológico Pastoral do Conselho Episcopal Latino-Americano, com sede em Medellín, na Colômbia.
Em 1982, foi nomeado bispo, sendo ordenado em Rolante (RS), no dia 1º de agosto de 1982. Foi o primeiro bispo auxiliar de Salvador, na Bahia, e em 1986, bispo da Diocese de Novo Hamburgo, da qual faz parte Dois Irmãos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário