quarta-feira, 17 de junho de 2009

Câmara aprova aumento de 8%


Conforme antecipou o Jornal Dois Irmãos, em primeira mão, na semana passada, o aumento do funcionalismo público municipal será de 8%. O percentual corresponde a 5,92% da reposição da inflação, considerando o INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor); mais um aumento real de 2,08%. Os projetos que autorizam o reajuste foram aprovados nesta segunda pela Câmara de Vereadores. Além do aumento de 8%, a prefeitura se comprometeu em dar vale-refeição de 3 reais/dia a partir de janeiro de 2010, assim como iniciar a discussão do plano de carreira.
Os vereadores, que na sexta-feira foram chamados para uma reunião com o prefeito Miguel Schwengber, consideraram positivo o reajuste. A situação destacou que pela primeira vez a administração discutiu com o funcionalismo o reajuste da categoria. A oposição também reconheceu a importância do aumento e, segundo a vereadora Tânia da Silva (PMDB), entendeu que o percentual de 8% é o que o município “tem condições de dar no momento”. Ela sugeriu, porém, que o prefeito estude a possibilidade de dar uma gratificação aos servidores do padrão 1 e 2, que compreendem operários, vigilantes, serviços gerais e merendeiras. São cerca de 120 funcionários.
- 8% representam aumento de apenas 58 reais para estes servidores. O município poderia estudar uma gratificação de 80, 100 reais para esse padrão mais baixo, pelo menos até haver um plano de carreira - disse ela.

PURA PIMENTA
Na sessão de segunda o presidente Sérgio Fink (PSDB) mostrou preocupação com o crescimento da folha de pagamento da prefeitura, principalmente em relação ao aumento no número de cargos de confiança.
De acordo com Sérgio, nos últimos oito anos o gasto com pessoal ficou sempre entre 41 e 42% do orçamento.
- Agora, em apenas seis meses, já atingiu 47,25%. É bom lembrar que o limite por Lei é 54% sobre a receita líquida. Enquanto todos os municípios buscam diminuir suas despesas, Dois Irmãos parece que vai na contramão, aumentando as despesas com cargos de confiança, com cargos de chefia, gastando mais telefone, mais gasolina...
A diferença no percentual da folha de hoje em relação aos últimos anos, representa o acréscimo de 1 milhão 840 mil na contas do município, segundo Sérgio:
- São recursos que vão faltar na saúde, nas obras, em vários setores. Nada justifica, por exemplo, que o município tenha gasto 197 mil reais em hora extra em apenas cinco meses. É um absurdo! – comentou o presidente.
Para o líder de governo, a administração municipal está gastando porque está trabalhando.
- Esperem passar o primeiro ano para cobrar resultados. O Miguelzinho pode passar de 64% para 75, 80% de aprovação... Daí pode cair a casa de alguns que têm certos interesses - disse Jair Quilin (PDT).
Sérgio lembrou que o Brasil já vive uma recessão técnica:
- A marolinha está virando uma onda, e espero que não vire um tsunami. Por isso a nossa preocupação com as contas do município. Se a arrecadação continuar caindo, como está previsto, onde vai parar a folha de pagamento? - questionou.

12 PROJETOS
No total, os vereadores aprovaram 12 projetos de Lei. Entre eles, o reajuste de 5,92% para prefeito, vice e secretários. Além disso, a Câmara ainda aprovou a liberação de 7.500 reais para o CCE Vila Rosa - 4.500 em despesas com terraplanagem para a construção de uma cancha de areia e 3.000 para a participação no Campeonato Estadual de Futebol Master - e de R$ 16.880 para projetos culturais da Associação do Patrimônio Histórico e Cultural de Dois Irmãos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário