quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Feira do Livro abre nesta quinta e vai até domingo


A principal feira de literatura do mundo, com ares, portanto, de ser a primeira, ocorreu em Frankfurt, na Alemanha, em 1949, ainda durante a reconstrução daquele país no pós-guerra. E assim a terra de Goethe iniciou um culto à literatura que se estenderia pelos demais países do mundo, popularizando o ato de comprar e ler livro.
No Brasil, a primeira Feira do Livro aconteceria 5 anos depois de Frankfurt, em 1954, no Rio de Janeiro, que até então era a capital política e cultural do país.
No Rio Grande do Sul, a primeira Feira do Livro ocorreu em Porto Alegre, e começou em 16 de novembro de 1955. Idealizada pelo jornalista Say Marques, diretor do jornal Diário de Notícias, a feira visava popularizar a leitura de livro, pois as livrarias eram “elitizadas” e levando o livro para a praça “o povo” perderia o medo de ler e passaria a comprar livros. Foram 14 bancas, apenas, em 1955, e elas foram construídas (acredite ou não) pelos carpinteiros da Livraria do Globo, na época a maior de Porto Alegre.
A feira do livro de Porto Alegre logo teve os olhos da imprensa sobre ela e a notícia de sua existência chegou aos demais municípios. Isso acabou gerando muitas outras Feiras do Livro pelo interior do Estado, sendo que hoje praticamente não existe cidade que não tenha, uma vez no ano, a sua própria Feira do Livro.
Em Dois Irmãos a Feira do Livro teve sua primeira edição em 1990, no governo de João Arnildo Mallmann. Esta Feira do Livro que começará na quinta-feira, no Largo Felippe Seger Sobrinho e na Antiga Igreja Matriz, no Centro de Dois Irmãos, é a 20ª edição. A abertura será às 19 horas, com a presença do patrono, que este ano será Martin Norberto Dreher. A Feira do Livro do município começou a escolher seus patronos a partir de 1999, e deste então, os patronos foram os seguintes: Justino Antônio Vier (1999), Ernani Mügge (2000), Alan Caldas (2001), Iara Conceição Bitencourt Neves (2002), Antônio Augusto da Silva Fagundes (2003), Martha Medeiros (2004), Luís Fernando Veríssimo (2005), Jane Tutikian (2006), Heloísa Prieto (2007) e Juracy Assmann Saraiva (2008).
A Feira do Livro de 2009 contará com sete expositores, além do caminhão Educar e uma tenda com escritores de Dois Irmãos. O horário de funcionamento será de quinta a sábado das 8h30 às 20h. No domingo, quando termina o evento literário, que terá vários acontecimentos paralelos, a feira segue das 8h30 às 17h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário