terça-feira, 23 de junho de 2009

Mais de 200 estudantes fizeram sua inscrição no projeto A Gente quer Somar


Sábado, na Sociedade Atiradores, foi lan­çado o Projeto A Gente quer Somar, desen­vol­vido pela Associação dos Estudantes Uni­versitários e de Ensino Técnico de Dois Ir­mãos (AUDI). Através do projeto, os alunos que recebem o auxílio-transporte da prefei­tu­ra farão trabalhos voluntários em dife­rentes áreas. Cada estudante terá que fazer 15 horas de trabalho voluntário por ano. Os es­tudantes recebem 40% de desconto nas passagens. Hoje são cerca de 800 associados da AUDI, sen­do 500 ativos. Em torno de 250 já se inscreveram em algum dos projetos.
O presidente da AUDI, João Felipe Kunz, destacou que o projeto vai beneficiar o estudante e toda comunidade. O secretário de Educação, Maurício Klein, disse que a cida­de vai ficar mais feliz. “Queremos que vocês cres­­çam, por isso articulamos esse conjunto de iniciativas. No final, vocês vão sentir muito or­­gu­lho. É a oportunidade de ampliar os vínculos de amizades e a cidade vai ficar mais fe­liz. Vocês querem somar. Queremos abrir as por­tas do mercado de trabalho. A cidade vai ga­nhar e vocês vão ter orgulho, pois vão olhar pa­ra trás e poderão dizer: nós fizemos a diferen­ça. E serão respeitados por isso”, comentou.
Gabriela Feltes da Silveira estudante de Arquitetura e Urbanismo, fez sua inscrição no projeto “Nós no Trânsito: Vamos ser mais Saudáveis?”. “Var ser bacana todo mundo ajudar e somar. Escolhi o projeto Nós no Trânsito porque acredito que ainda falta muita cons­cientização. É uma forma de ajudar a reduzir o número de acidentes na nossa cidade e na re­gião”, afirmou ela. Caroline Baum e os ir­mãos Paula e Victor da Rosa Seger, estudan­tes de Ensino Técnico no Liberato, se informaram sobre o projeto “Caminhada Legal”. “O voluntariado é bom porque podemos ajudar muitas pessoas”, comentou Caroline.
As estudantes Cássia Weber, Patrícia da Silva e Ana Wiest também optaram pelo pro­jeto “Caminhada Legal”. “É uma iniciativa legal e importante para envolver os alunos e também divulgar o município”, disse Ana. As amigas gostaram da iniciativa pioneira na cidade e logo leram o projeto para ver em qual poderiam participar. “Começamos a con­versar e já surgiram ideias para futuros projetos. Quanto mais pessoas se engajarem, me­lhores serão os resultados”, disseram elas.
Outros projetos são “Barulho para Leitu­ra”; “Memória e Vida”; “Lixo e Planeta, co­mo fi­cam?”; “Saúde Dois Irmãos”; “Ação Ju­rí­dica”; “Telecentros - recurso valioso para a comunidade”; “Esporte, prazer em rea­liz­ar”.
No momento da inscrição, cada estudante recebeu uma camiseta da campanha.

Reuniões de capacitação
Agora os estudantes serão convocados pe­los coordenadores de cada projeto para dar início aos trabalhos. De acordo com o presidente João, haverá reuniões de ca­pa­­citação que também já valerão como horas de traba­lho. Segundo ele, a adesão dos estudantes foi muito positiva. “A procura no primeiro dia fi­cou dentro do esperado. Tivemos inclusive pes­soas de fora, que não fazem parte da AUDI, mas que mostraram interesse em fazer algum trabalho voluntário e isso é uma questão a ser estudada. Além disso, tivemos estudantes que se inscreveram em mais de um projeto”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário