Sábado, na Sociedade Atiradores, foi lançado o Projeto A Gente quer Somar, desenvolvido pela Associação dos Estudantes Universitários e de Ensino Técnico de Dois Irmãos (AUDI). Através do projeto, os alunos que recebem o auxílio-transporte da prefeitura farão trabalhos voluntários em diferentes áreas. Cada estudante terá que fazer 15 horas de trabalho voluntário por ano. Os estudantes recebem 40% de desconto nas passagens. Hoje são cerca de 800 associados da AUDI, sendo 500 ativos. Em torno de 250 já se inscreveram em algum dos projetos.
O presidente da AUDI, João Felipe Kunz, destacou que o projeto vai beneficiar o estudante e toda comunidade. O secretário de Educação, Maurício Klein, disse que a cidade vai ficar mais feliz. “Queremos que vocês cresçam, por isso articulamos esse conjunto de iniciativas. No final, vocês vão sentir muito orgulho. É a oportunidade de ampliar os vínculos de amizades e a cidade vai ficar mais feliz. Vocês querem somar. Queremos abrir as portas do mercado de trabalho. A cidade vai ganhar e vocês vão ter orgulho, pois vão olhar para trás e poderão dizer: nós fizemos a diferença. E serão respeitados por isso”, comentou.
Gabriela Feltes da Silveira estudante de Arquitetura e Urbanismo, fez sua inscrição no projeto “Nós no Trânsito: Vamos ser mais Saudáveis?”. “Var ser bacana todo mundo ajudar e somar. Escolhi o projeto Nós no Trânsito porque acredito que ainda falta muita conscientização. É uma forma de ajudar a reduzir o número de acidentes na nossa cidade e na região”, afirmou ela. Caroline Baum e os irmãos Paula e Victor da Rosa Seger, estudantes de Ensino Técnico no Liberato, se informaram sobre o projeto “Caminhada Legal”. “O voluntariado é bom porque podemos ajudar muitas pessoas”, comentou Caroline.
As estudantes Cássia Weber, Patrícia da Silva e Ana Wiest também optaram pelo projeto “Caminhada Legal”. “É uma iniciativa legal e importante para envolver os alunos e também divulgar o município”, disse Ana. As amigas gostaram da iniciativa pioneira na cidade e logo leram o projeto para ver em qual poderiam participar. “Começamos a conversar e já surgiram ideias para futuros projetos. Quanto mais pessoas se engajarem, melhores serão os resultados”, disseram elas.
Outros projetos são “Barulho para Leitura”; “Memória e Vida”; “Lixo e Planeta, como ficam?”; “Saúde Dois Irmãos”; “Ação Jurídica”; “Telecentros - recurso valioso para a comunidade”; “Esporte, prazer em realizar”.
No momento da inscrição, cada estudante recebeu uma camiseta da campanha.
Reuniões de capacitação
Agora os estudantes serão convocados pelos coordenadores de cada projeto para dar início aos trabalhos. De acordo com o presidente João, haverá reuniões de capacitação que também já valerão como horas de trabalho. Segundo ele, a adesão dos estudantes foi muito positiva. “A procura no primeiro dia ficou dentro do esperado. Tivemos inclusive pessoas de fora, que não fazem parte da AUDI, mas que mostraram interesse em fazer algum trabalho voluntário e isso é uma questão a ser estudada. Além disso, tivemos estudantes que se inscreveram em mais de um projeto”, disse.
terça-feira, 23 de junho de 2009
Mais de 200 estudantes fizeram sua inscrição no projeto A Gente quer Somar
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário