quinta-feira, 25 de junho de 2009

Êta São João animado, sô!


Ontem, 24 de junho, foi dia de São João.
Escolas, creches e grupos de melhor idade comemoraram a data com muita alegria, danças e comidas típicas. O Clube de Idosos Reviver, por exemplo, mais uma vez deu um show de criatividade com o tradicional casamento à caipira e o desfile dos noivos de carroça pela cidade momentos antes do casório.
O passeio teve a escolta da Brigada Militar. Cristina Becker é considerada a “chofer oficial” da carreta, que ela dirige pelo terceiro ano consecutivo. Ela sente orgulho em levar os noivos, que passeiam ao som de bandinha típica pela cidade. Alguns convidados acompanham a pé e acenam para os moradores. Já na Sociedade Santa Cecília, o casório foi o momento mais aguardado. Herina Berlitz, 65 anos, Diva Georg, 69 e Adelina Giusmann, 60, entraram na festa como convidadas de honra. “Estamos comemorando o Dia de São João. Ele é um Santo protetor, e somos convidadas dos noivos”, diz Herina. Vestidas a rigor, as amigas não pararam um minuto, a não ser no momento da cerimônia. “Antigamente não tinha nada disso. Não tinha clube, nada. Então hoje a gente participa sempre dessa brincadeira. Eu mesma fiz "fuxico”, costurei as flores no chapéu e deixei a roupa prontinha alguns dias antes já”, comenta dona Diva, atenta aos mínimos detalhes.
A felicidade dos noivos estava estampada no rosto. Para a imprensa, a noiva Cidônia Blume, confessou ter sido enganada pelo noivo (Ilse Scholles), mas mesmo assim, depois de 7 anos de namoro, ela decidiu casar. “Eu fui enganada pelo meu marido antes do casamento. Mas mesmo assim casei. Tivemos uma filha antes do casamento porque ele me mentiu. Ele disse que nem ia nascer filha. Mas foi uma mentira muito boa”, disse ela, aos risos. O padre era Alide Bender e o sacristão, Iria Bitsch. Ivone Kirst, fez o papel de pai do noivo e Maria Wiest, a mãe da noiva.
No casamento ainda marcou presença a babá Maria Ilse Klein, que cuidou da filha dos noivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário