quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Um pedaço da história




A fotografia tem o poder de eternizar um instante, de congelar no tempo um pedaço da história. É o passado que se materializa no presente através de uma imagem; é a memória que nunca se apaga e que dá vida às palavras.
Registros fotográficos de antigamente resgatam e ajudam a narrar a trajetória de desenvolvimento de uma cidade como Dois Irmãos, que ano passado completou 50 anos de emancipação política e administrativa. A nova geração provavelmente nem faça ideia de como era, há 30 anos, por exemplo, a principal rua de acesso ao município, a Irineu Becker.
Pois foi revirando filmes antigos e fotos em preto e branco, que os filhos de José Enio Blume descobriram verdadeiras relíquias com imagens de uma Dois Irmãos que não existe mais. Fotógrafo durante quatro décadas, Enio ajudou a registrar o crescimento e a modernização do município através das suas lentes. Nesta quarta-feira, dia 20 de janeiro, completa-se 5 anos do seu falecimento.
Entre as fotos “descobertas” por seus filhos, quatro em especial chamam atenção. São imagens da construção da torre da Igreja Matriz de São Miguel e do calçamento das avenidas Irineu Becker e 25 de Julho.
- Presume-se que estas fotos foram feitas pelo meu pai entre 1978 e 1979, num dia normal de trabalho. Não se sabe ao certo se elas chegaram a ser impressas na data, pois encontramos o filme fechado; apenas revelado - comenta seu filho Márcio André Blume.
Naquela época, a cidade estava virada em um canteiro de obras, com construção de ruas e calçadas. O momento era de expansão e prosperidade, num indicativo de que Dois Irmãos chegaria ao lugar de destaque em que está hoje.

Foto 1
A torre da Igreja Católica

A foto da torre da Igreja Matriz de São Miguel sendo construída foi tirada de cima do telhado do antigo prédio da prefeitura municipal, onde hoje está a lancheria Kaffe, bem no Centro da cidade. No detalhe da imagem, um ônibus da empresa Wendling vindo no sentido contrário da Av. São Miguel.

Foto 2
Av. Irineu Becker deserta
A foto foi tirada no topo da Av. Irineu Becker, junto à esquina com a São Miguel, onde hoje está a agência da Sicredi. Do lado esquerdo, onde aparece apenas uma grande árvore, localiza-se atualmente o prédio do Jornal Dois Irmãos.
O curioso é que não havia praticamente nenhum prédio ao longo da avenida, que hoje é uma das principais do município. A pista da direita, aliás, ainda estava em fase de construção.

Fotos 3 e 4
Construção da 25 de Julho
As fotos 3 e 4 mostram o trabalho de construção da Av. 25 de Julho. Operários trabalham pesado na pavimentação da rua, que também tinha poucas casas. Na foto 4, a esquina do hoje movimentado cruzamento com a Irineu Becker. Carro quase não passava por ali e ainda não havia calçada, tanto que a criança (no detalhe) caminha tranquilamente pelo meio da rua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário