Câmara recebe AES Sul e moradores cobram melhorias no abastecimento de energia elétrica em Dois Irmãos
Público compareceu em bom número na Câmara de Vereadores
Moradores protestam
O espaço foi aberto para manifestação do público, que levantou questões como as constantes quedas de energia, os problemas no nível de tensão (“luz fraca”) e a dificuldade de contato com a AES Sul pelo serviço de torpedo e, principalmente, pelo 0800. O gerente técnico explicou que cada caso deve ser analisado especificamente e afirmou que a AES Sul vai averiguar todas as reivindicações apresentadas ontem. As reclamações vieram em tom de desabafo. O morador José Ernesto Hahn, do Vale Direito, citou o problema do nível de tensão. Na sua casa, quando o chuveiro e a televisão são ligados ao mesmo tempo, a imagem do aparelho some. “O transformador é o mesmo da época quando havia apenas seis moradores na região. Hoje são 24. Quem entende um pouco de energia elétrica sabe que isso não funciona. A rede é monofásica; a gente precisa de uma trifásica”. Paulo Eninger, do Vale Verde, era um dos mais indignados. “Há dois anos estamos reclamando e não somos atendidos. Já fizemos uns 300 protocolos”, comentou ele, que não aguenta mais as constantes quedas de luz no bairro. “Em dezembro a AES Sul foi condenada a me indenizar por causa dos aparelhos de queimaram lá em casa. Agora, na sexta, queimou tudo de novo, e vou ter que entrar com outro processo”. O problema das quedas de energia também revolta moradores do Alto Vila Rosa. “Em fevereiro fizemos um protocolo, mas 30 dias depois ninguém apareceu. Na quarta-feira passada caíram os fios e várias pessoas tiveram aparelhos queimados”, reclamou Naira Espíndola. Já Cândido Bohn, do bairro Floresta, criticou o atendimento ao consumidor. “O 0800 não funciona!”. Em tempo - Morador do Vale Verde, Cerilo Führ ligou para o JDI esta manhã para informar que uma equipe da AES Sul trabalhava hoje na troca de postes. “Fazia tempo que a gente protocolava o pedido e nada acontecia, mas depois da reunião de ontem, as coisas estão começando a andar. Esperamos que acabem as quedas de luz”.
Vereadores também reclamam Eliane Becker (PP) citou o caso da escola estadual Affonso Wolf, onde ela é professora. “Quase que semanalmente falta luz, e os alunos acabam ficando sem aula. É uma correria atrás de ônibus para conseguir transportar os alunos mais cedo. O pior de tudo é que eles estão perdendo conteúdo, principalmente quem vai fazer o vestibular no final do ano”, afirmou ela, lembrando que as quedas de energia costumam ocorrer entre 19h e 20h. Jair Quilin (PDT) fez duras críticas. “Minha satisfação com a AES Sul, e acredito que de toda a população, é zero! O sistema de contato é arcaico. Na hora em que falta luz, quem vai achar a conta no escuro para pegar o código do cliente e mandar um torpedo?”, questionou o vereador. “Vocês falam que só podem atender casos específicos, mas tem uns 300 casos específicos em que o problema é um só. A relação de vocês com o usuário é muito fria”, completou. Paulinho Quadri (PMDB) pediu atenção especial ao bairro Travessão Rübenich. “Os moradores dizem que nas proximidades do Centro Comunitário Jacob Feiten, os fios e postes são praticamente os mesmos há 50 anos”. Por fim, Sérgio Fink (PSDB) sugeriu que a empresa seja convidada a voltar dentro de 90 dias para mostrar o que está sendo feito para resolver os problemas.
Gerente técnico afirmou que as reivindicações serão averiguadas
PURA PIMENTA
VIAGEM - A viagem do prefeito Miguel Schwengber para a Alemanha, em outubro, foi autorizada nesta segunda-feira pela Câmara. O projeto 188/2010, que libera R$ 15.584,40 para cobertura de despesas, teve seis votos favoráveis, um contrário e uma abstenção. Votou contra o vereador Paulinho Quadri (PMDB) e quem se absteve foi Jerri Meneghetti (PP). Sérgio Fink (PSDB) justificou seu voto a favor da viagem: - É necessário buscar conhecimento. Só espero que traga benefícios a Dois Irmãos, que não seja só mais uma viagem a passeio. Depois vamos convidar para vir a esta casa mostrar os resultados da viagem - disse. Paulinho Quadri, por sua vez, explicou porque foi contrário: - Não posso ser favorável a uma viagem para a Alemanha enquanto faltam remédios na farmácia básica do município há quase um ano. Eles dizem que nessas viagens vão buscar isso e aquilo, mas não buscam nada. O prefeito deve viajar ao lado da chefe do Departamento de Turismo e de um representante do Conselho Municipal de Turismo, para participar das comemorações dos 60 anos da Romantische Strasse, a Rota Romântica alemã. A comitiva que embarca em outubro também terá representantes dos outros municípios da Rota Romântica gaúcha.
NÚMEROS - Sérgio Fink (PSDB) criticou os números apresentados pelo prefeito Miguel Schwengber em um informativo que circula pela cidade. - Estou entrando hoje com um pedido de informações, pois coisas muitos estranhas estão acontecendo. Saiu nesse jornalzinho (mostrando a publicação na tribuna) que “Prefeito Miguel libera mais de 4 milhões junto ao Governo Lula”. Já o Filipin (Joracir, vereador) disse que eram 5 milhões. O problema é que na contabilidade da prefeitura aparece liberado apenas 1 milhão 219 mil até agora. Cadê o resto do dinheiro? Será que foi depositado em outra conta que não seja do dinheiro público? Isso me parece “171”. É tudo promessa, surpreendentemente em época de campanha - disparou Fink. Joracir Filipin (PT) não gostou: - É uma insinuação de quem não pensa... Talvez os números na sua cabeça sejam algo meio “fantástico”. O prefeito está trabalhando em busca de recursos, com projetos muito bem elaborados. São recursos que já estão vindo e que ainda virão - disse.
NOVIDADE - Jair Quilin (PDT) pediu licença de 30 dias para fazer uma operação no joelho. A partir da próxima segunda-feira, dia 12, o suplente Edemar Rambo ocupa sua cadeira no Poder Legislativo. Falando nisso, qual será o tom dos discursos dele?
Nenhum comentário:
Postar um comentário