Kerb de São Miguel é a principal atração de setembro |
Em setembro ninguém fica parado em Dois Irmãos. O que não faltam são programações culturais. O mês é cheio de festas, do início ao fim.Para se ter uma ideia, serão quatro feriados - dois municipais (dias 10 e 29), um estadual (20) e um nacional (7).
As festividades começaram com a Semana da Pátria, seguem com o aniversário de emancipação e na sequência já vem a Semana Farroupilha. Para fechar o mês em grande estilo, tem o Kerb de São Miguel, a grande festa e marca da cultura alemã no município. Os preparativos seguem em ritmo acelerado e a expectativa é de grande público.
As festas de setembro representam um acréscimo significativo na economia da cidade. “Só no Kerb a estimativa é que 60 mil pessoas visitem a cidade entre os dias 24 e 29 de setembro. Estamos nos preparando muito bem para receber os turistas. Além do comércio de bebidas e alimentação, este ano criamos um projeto novo, o ‘Kerb nas Vitrines’, onde 150 comerciantes já estão inscritos”, comenta o secretário de Turismo, Sérgio Fritzen. Ele diz que este projeto visa atrair os turistas não só para a venda de comidas e bebidas típicas, mas também para movimentar as demais lojas do município. “Com isso todos os comerciantes terão lucros, além de ser um atrativo a mais para os visitantes, pois as vitrines vão estar decoradas em clima de Kerb”, afirma.De acordo com o secretário, a prefeitura deve investir cerca de 130 mil reais na organização e divulgação do Kerb. “Não temos nenhum lucro direto. O ganho da prefeitura é a longo prazo, através do retorno do ICMS pago pelos comerciantes”, explica Sérgio, lembrando que o lucro das bebidas e estandes será repartido entre Fundação Assistencial de Dois Irmãos (FADI), Liga Feminina de Combate ao Câncer e Apae, que são responsáveis pela organização desta parte.
Nas próximas semanas deve ter início a divulgação da festa nas rádios e cidades da Serra, como Canela e Gramado, e nas universidades da região. Neste final de semana o Kerb de São Miguel será também divulgado na Expointer. “Queremos atrair os turistas e consolidar cada vez mais estas festas que já são destaque na região há muitos anos”, diz Sérgio.
Semana Farroupilha
A XXI Semana Farroupilha será atração de 13 a 20 de setembro, na ACTG Portal da Serra. Antes, porém, no próximo dia 9, haverá jantar-baile de pré-abertura com o grupo Os Monarcas, em homenagem ao 51º aniversário de Dois Irmãos.
A abertura oficial da Semana Farroupilha será no dia 13, com a tradicional cavalgada que conduz a chama crioula até o Galpão 20 de Setembro. Na noite também se apresentam os corais Cantares e Vozes da Porteira, além do grupo Tertúlia e da invernada da ACTG Portal da Serra. Haverá jantar campeiro e baile de abertura com Tchê Moçada.
A semana estará repleta de atrações, com destaque para os shows de grupos tradicionalistas como Tchê Moçada e Chão Gaúcho, além de músicos conhecidos como Iedo Silva, Nardel Silva e Xirú Missioneiro. “Também fechamos um show de última hora com o grande Volmir Martins, do programa Coisas do Sul, que vai estar aqui no dia 14”, informa o patrão Ademir Nogueira. Além dos shows musicais, a programação terá palestras, apresentações de grupos de dança e muita comida campeira.O patrão Ademir já vive a expectativa de mais uma Semana Farroupilha. Ele acredita que o público supere 10 mil pessoas em toda programação. “No ano passado, o público total ficou em 7.500. Agora, só para o jantar-baile com Os Monarcas nós já vendemos 1.000 cartões de janta. Contando com o pessoal que vem só para o baile, o público neste dia deve chegar a 1.800 pessoas”, projeta ele.
A Semana Farroupilha é uma realização da ACTG Portal da Serra, em parceria com a prefeitura municipal e a Câmara de Vereadores, e conta com o apoio do Jornal Dois Irmãos. Todas as atrações (exceto no dia 9) têm entrada franca. O patrão Ademir informa que quem quiser pode contribuir com 1 quilo de alimento não perecível para ser doado a entidades assistenciais no município. Informações sobre o evento pelo 9978-7795 ou 9922-1906.
Kerb de São Miguel
Além da prefeitura, entidades assistenciais e filantrópicas trabalham pesado na organização do Kerb. Desde 2008, a Fundação Assistencial de Dois Irmãos (FADI), a Liga Feminina de Combate ao Câncer e a Apae participam ativamente da festa. “Aceitamos o pedido da prefeitura e estabelecemos os nossos ideais. O objetivo, desde o início, foi resgatar o valor da família no Kerb, proporcionar lazer para todos, além de diminuir o consumo de bebida alcoólica nas ruas e aumentar a segurança de todos”, comenta a superintendente da FADI, Líxia Stoffel. “Sempre defendi, por exemplo, a ideia de distribuir ‘spritz bier’, e fizemos isso nestes dois anos. Substituímos pelo chope”, acrescenta ela, lembrando que tanto em 2008 quanto em 2009 não foi registrada nenhuma ocorrência grave durante o Kerb, ressaltando o bom trabalho realizado pelas entidades junto à segurança do município.
Nos últimos dois anos, as três entidades foram responsáveis pela maior parte da organização do evento, atuando na divulgação (exceto 2009, que ficou a cargo da prefeitura), organização dos estandes e no contrato com a cervejaria Nova Schin. E o trabalho trouxe resultados positivos financeiramente. No ano passado, cada entidade recebeu R$ 7.994,16, provenientes dos 23 estandes e da comissão de bebidas, além de outros R$ 2.733,33 provenientes pela exclusividade do Kerb (apenas uma cervejaria contratada). Em 2009 foram vendidos 22 mil litros de chope - 11 mil no Largo Felippe Seger Sobrinho, Av. São Miguel e Praça do Imigrante- nestes as entidades receber e 11 mil consumidos pelos grupos festivos. Em 2010, segundo representantes da Fundação Assistencial, a responsabilidade das entidades será apenas com o comércio de bebidas e com os estandes nos quais as pessoas estarão expor seus produtos durante o Kerb.
O público, que ano passado ficou em 30 mil pessoas, deve dobrar este ano, justamente porque a festa terá mais dias de programação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário