sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Piquetes resgatam a cultura gaúcha

Semana Farroupilha segue com atrações até segunda, dia 20


A tradição gaúcha não é só lembrada por eles na Semana Farroupilha. Os piquetes cultivam diariamente os costumes tradicionalistas, seja na comida, na pilcha ou na música. Eles participam de cavalgadas, rodeios, bailes, enfim, promovem eventos que resgatam sua origem. Apesar disso, a Semana Farroupilha merece uma programação especial. Um exemplo é o sucesso dos almoços e jantas promovidos pelos grupos durante a semana, com destaque para o famoso costelão, que será atração de quase todos os piquetes. Veja o que os piquetes Recanto Farroupilha, Morada Gaudéria, Rancho do Bugio e Herança do Pampa programaram para esta semana de amor ao Rio Grande.




Morada Gaudéria O Piquete Morada Gaudéria é o mais antigo da cidade e conta com aproximadamente 30 integrantes. Fundado em 25 de abril de 2003, realiza cavalgadas, participa de rodeios, pratica técnicas de laço e, é claro, não esquece das demais tradições como churrasco e chimarrão. Fabiano Boufleuer conta que uma vez ao mês, sempre no sábado, o grupo se reúne para discutir sobre eventos que serão realizados. "Em sábados e domingos, muitas vezes vamos para Morro Reuter a cavalo", diz ele. Ou seja, durante todo o ano estão envolvidos com o tradicionalismo. Nesta Semana Farroupilha, o grupo tem programação especial na sede do União. "Ontem servimos 80 almoços e 94 jantas, foi um sucesso. Esperamos muitas pessoas também para o costelão de domingo".







Recanto Farroupilha
Valdemar Perete, 51 anos, e Marlise Perete, 43, sempre estiveram ligados à tradição gaúcha. O casal participava de CTG's e frequentava bailes gaudérios - até fez curso de fandango. Mas eles queriam mais, e há três meses fundaram o Piquete Recanto Farroupilha. "Fazíamos curso de fandango na Vila Becker, e foi ali, junto com a associação de moradores, que surgiu a ideia de criar o nosso próprio piquete", conta Marlise. Hoje cerca de 60 pessoas integram o grupo. O acampamento do Recanto Farroupilha fica ao lado da Serralheria Perete, que pertence a Valdemar. Esta semana a programação também é especial e o cardápio é um forte atrativo. "A Semana Farroupilha é mais uma forma de a gente não deixar que essa cultura seja esquecida. Devemos incentivar nossa tradição", diz Valdemar.






Herança do Pampa
O Piquete Herança do Pampa foi formado em 16 de agosto de 2008 por um grupo de amigos tradicionalistas. Hoje, o grupo conta com cerca de 20 integrantes. Para eles não tem data nem hora para subir no lombo do cavalo e seguir estrada afora. "O cavalo leva a gente aonde quer que seja", diz Tiago Vargas. Mas os tradicionalistas também tem seu ponto de encontro. "Frequentamos muito o Bar do Scholles. Estamos sempre lá", diz Leandro Schneider. Com um galpão montado em frente à ACTG Portal da Serra, eles saúdam a tradição gaúcha com trajes, culinária e música tradicional. "Nosso cardápio não é programado. Decidimos tudo na hora", diz Marco Rafael Dieter. Hoje o almoço foi carreteiro.



Rancho do Bugio
Eles buscam manter a tradição nos encontros quase que semanais no galpão Rancho do Bugio ou na casa de algum dos integrantes, no Loteamento Bonamigo, no bairro Travessão Rübenich. O Piquete Rancho do Bugio já existe há alguns anos, mas esta é a primeira vez que eles montam galpão na Semana Farroupilha. "Antes a gente participava da programação de outras cidades, mas este ano recebemos o convite do Ademir (Nogueira, patrão da ACTG Portal da Serra) e decidimos ficar aqui, na nossa cidade", conta Silvia da Silveira. Cerca de 40 pessoas integram o Rancho do Bugio. O cardápio de amanhã terá a tradicional vaca atolada. "Nos demais dias ainda não temos programação, mas sempre haverá alguma coisa. O valor da refeição a gente vê na hora, pois dividimos os custos entre todos, comenta ela, que já vive a tradição gaúcha há 15 anos. "Meu marido gosta e isso acabou me incentivando. Hoje até participo de cavalgadas".

Nenhum comentário:

Postar um comentário