sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Partidos estão confiantes na vitória


Sérgio Fink, do PSDB: “O Serra já conhece Dois Irmãos”

Paulinho, do PT: “Temos de andar junto com o governo”
O clima é de muita confiança entre os partidários de Dilma Rousseff e José Serra em Dois Irmãos. Os presidentes de PT e PSDB apostam na vitória de seus candidatos no segundo turno da eleição presidencial, no próximo domingo. Para Paulo Brachtvogel, presidente do PT, a campanha de agora permitiu que fosse feita uma comparação entre os dois governos que disputam a Presidência da República. “No primeiro turno a campanha foi baseada em propostas, e agora mostramos o quanto o PT já fez pelo país em comparação com o PSDB”, comenta ele, destacando os benefícios que a eleição de Dilma pode representar para o município. “Temos vários projetos em Brasília, e se ela for eleita, teremos ainda mais facilidade em conseguir recursos. Temos de andar junto com o governo”, completa o petista. No primeiro turno, a candidata Dilma Rousseff fez 9.791 votos em Dois Irmãos, e agora a expectativa é contar com o reforço da votação de Marina Silva e Plínio de Arruda Sampaio. “Estamos confiantes e acreditamos na soma destes votos no segundo turno”, conclui o presidente. Do outro lado, o presidente do PSDB, Sérgio Fink, acredita que a votação de Serra cresça 30% na comparação com o primeiro turno, quando o candidato fez 6.621 votos em Dois Irmãos. “O Serra conhece Dois Irmãos. Ele já esteve na nossa cidade, tomou café aqui”, diz ele, lembrando a visita do tucano durante a campanha de 2002. Na opinião de Sérgio, “o bom senso está recuperado nas pessoas”. “O Brasil está acordando. Nem tudo é uma maravilha como pregam”, comenta ele, afirmando que em 2009 o governo federal repassou menos dinheiro para Dois Irmãos do que estava previsto no orçamento. “Foram quase 300 mil a menos, e este ano já foram 700 mil a menos. O governo federal diz que o Brasil é o primeiro país a sair da crise mundial, mas isso porque houve menos repasse para os municípios. O que segurou o orçamento ano passado foram os repasses do Estado, quase um milhão a mais do que estava previsto”, afirma ele, que acredita na vitória de Serra.


20.647 eleitores em Dois Irmãos

Mais de 20 mil eleitores estão aptos a votar no próximo domingo em Dois Irmãos. No entanto, o comparecimento às urnas tende a ser menor, principalmente em razão da proximidade do feriado de Finados. No 1º turno, por exemplo, dos 20.647 eleitores aptos no município, votaram 18.655. A abstenção foi de 9,65% (1.992). Nos outros dois municípios da comarca de Dois Irmãos, a abstenção ficou na faixa de 6% no 1º turno. Em Morro Reuter, dos 4.660 eleitores aptos, 4.354 compareceram às urnas. Em Santa Maria do Herval, votaram 4.653 dos 4.993 eleitores aptos. Neste 2º turno, a expectativa é de que aumente o número de justificativas. O Cartório Eleitoral recebeu nos últimos dias muitas ligações de eleitores querendo informações de como proceder para justificar a ausência. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS) informa que todos os aptos a votar devem comparecer às seções eleitorais independentemente de terem ou não votado no 1º turno. Aqueles que não compareceram e nem justificaram a ausência poderão votar normalmente, pois o prazo de justificativa é de 60 dias a partir da data de cada turno da eleição. De acordo com o artigo 14 da Constituição Federal o voto no Brasil é obrigatório para todo cidadão alfabetizado com idade entre 18 e 70 anos. Mesmo que não tenha votado no 1º turno, ele deverá votar no 2º. Caso contrário terá de justificar ausência ou pagar multa para ficar quite com a Justiça Eleitoral. No 1º turno, realizado no último dia 3 de outubro, o índice de abstenção registrado em todo o país foi de 18,12%, ou seja, 24,6 milhões de pessoas deixaram de votar e deverão justificar o não comparecimento às urnas. O 2º turno da eleição presidencial é neste domingo, das 8h às 17h. Dois Irmãos tem 63 seções eleitorais em 19 locais de votação. Já Morro Reuter, 17 seções em 7 locais.

Novo presidente sai até 20h30

O novo presidente da República no Brasil deve ser conhecido, matematicamente, até as 20h30 de domingo. Segundo o secretário de Tecnologia da Informação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Giuseppe Dutra Janino, 90% dos votos estarão computados até este horário e, com isso, o órgão acredita que o resultado do pleito deve estar definido. - Por volta de 20h30, aproximadamente, teremos 90% de votos computados. Com isso já teremos, provavelmente, o resultado da eleição - apontou Janino. Com o horário de Verão brasileiro, serão três fusos horários no país. Isso fará com que, assim como no primeiro turno, os dados iniciais sejam divulgados apenas a partir das 19h (horário de Brasília). Apesar disso, a apuração é normal. - Não divulgaremos resultados antes das 19h. Nossa expectativa é que, neste horário, entre 40% e 50% da apuração já esteja computada - antecipa o secretário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário