Dois Irmãos foi a 1ª cidade do Estado e a 10ª no país a concluir a apuração |
O fenômeno se repetiu nesta eleição. Dos 626 candidatos a deputado estadual, 262 (41,8%) receberam votos em Dois Irmãos. A proporção é semelhante na disputa para deputado federal. Dos 314 candidatos, 135 (42,9%) foram votados no município. Entre os partidos, os dois-irmonenses deram votos a mais de 20 siglas diferentes. Os números impressionam e mostram, mais uma vez, que a força eleitoral de Dois Irmãos foi dividida pelos 18.655 eleitores que compareceram às urnas no último domingo. PT e PP foram os partidos mais votados na eleição para deputado, tanto que o petista Luis Lauermann (3.720) foi o “campeão” entre os estaduais e o progressista Renato Molling (4.048) levou a melhor entre os federais. Os dois acabaram eleitos. Somando as disputas para federal e estadual, dez candidatos ultrapassaram a casa dos mil votos em Dois Irmãos. Além de Lauermann e Molling, foram bem votados no município Marcel van Hattem (3.018), Mauro Rosso (1.559), Giovani Feltes (1.347) e Fixinha (1.006) para deputado estadual; Ademir Schneider (3.670), Henrique Fontana (1.720), Ronaldo Zulke (1.534) e Manuela D’Ávila (1.207) para deputado federal. A grande distribuição de votos reflete a força da migração e mostra que Dois Irmãos se transformou numa “pequena vila cosmopolita”, com moradores oriundos de pelo menos 150 cidades diferentes do Rio Grande do Sul. É o que explica o caso dos eleitores que votam em candidatos da sua terra natal ou que eles já conheciam da região onde viviam.
Tarso ganhou em todas as 63 urnas. Dilma venceu em 43 e Serra em 20
Dois Irmãos foi a primeira cidade do Rio Grande do Sul e a décima do país a finalizar a apuração no último domingo. Por volta das 18h, a contagem dos votos de Dois Irmãos já estava concluída. O encerramento de todo trabalho na comarca dois-irmonense se deu por volta das 19h20, com a finalização da apuração de Morro Reuter e Santa Maria do Herval. Houve um pequeno atraso porque um mesário de Linha Marcondes, em Santa Maria do Herval, acabou levando o material junto para sua casa. A grande vitória do PT em Dois Irmãos ficou comprovada na votação urna a urna. Na disputa pelo Governo do Estado, o candidato Tarso Genro foi o mais votado em todas as 63 seções eleitorais do município. Já na disputa pela Presidência da República, a petista Dilma Rousseff venceu em 43 e o tucano José Serra levou a melhor em 20 seções. Outro dado interessante da apuração urna a urna mostra que os bairros São João e Vila Becker continuam sendo os maiores redutos do PT em Dois Irmãos.
Na seção 56, por exemplo, que fica na escola municipal Arno Nienow, na Vila Becker, Dilma fez 244 votos contra 80 de Serra, enquanto que Tarso somou 248 contra 46 de José Fogaça. Já na seção 73, localizada na escola municipal Paulo Arandt, no São João, Dilma fez 241 contra 43 de Serra e Tarso cravou 250 votos contra apenas 23 de Fogaça.
A votação urna a urna está no site do TRE-RS - http://www.tre-rs.gov.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário