Brigada Militar lança o projeto
Quartel Legal para as crianças
Sala de aula do projeto Quartel Legal fica dentro da Brigada Militar |
A Brigada Militar iniciou na tarde de hoje um projeto que irá auxiliar na formação de cidadãos conscientes e amigos da polícia.
Coordenado pelo soldado Josiel das Neves Tavares, o projeto Quartel Legal foi lançado hoje com a presença do prefeito Miguel Schwengber, comandante da BM, Sargento Adélio Schons Scheeren, presidente do Consepro, Alan Caldas, a tesoureira Angela Schneider Bender, e o secretário de Administração, Paulinho Brachtvogel.
Todas as quartas-feiras, a Brigada Militar irá receber a visita das turmas do 2º ao 9º ano do Global. As aulas ocorrem na sala do Proerd, construída no final do ano com a parceria do Consepro e prefeitura. Além de aprenderem sobre segurança, drogas e álcool, as turmas irão conhecer as dependências do quartel e praticar exercícios físicos. O Quartel Legal tem por objetivo aproximar mais as crianças do policial militar, além de orientar as crianças sobre o que uma decisão errada pode causar na vida dela e da sociedade. “O policial é um amigo de vocês. Estamos aqui para ajudar. Vamos conversar sobre vários assuntos, como a importância do cinto de segurança, de não fazer trotes para a polícia e porque as drogas são ruins”, disse o soldado Neves, que também é instrutor do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd).
Assim que entraram no quartel, as crianças do 2º ano do Global ficaram a vontade, pareciam estar na sala de aula delas. Sem timidez, elas faziam perguntas, várias perguntas. Todas elas eram prontamente respondidas pelo soldado.
O trabalho de Neves com os alunos de Dois Irmãos rendeu elogios de todos os presentes.
PENSANDO NO FUTURO
A proposta do Quartel Legal é diminuir a criminalidade. Ele tem tudo para dar certo. O prefeito Miguel chega a projetar segurança desarmada no futuro. “Quem sabe um dia, podemos chegar ao padrão de Londres, cuja segurança anda desarmada pelas ruas. Fui criado em um tempo que tínhamos que ter medo da polícia.
Há 20 anos atrás, tudo era diferente. Hoje, se estou com algum problema, procuro a polícia. Hoje, vocês podem chamar o ‘tio da polícia’”, destacou o prefeito, elogiando a ação do Consepro em incentivar o trabalho preventivo da segurança pública. Alan Caldas também salientou a parceria com a prefeitura e elogiou o soldado Neves.
“Se batalhamos para fazer esta sala, foi muito pelo excelente trabalho do soldado Neves. Ele é um policial que se capacitou e sempre galgou por novos postos”.
POLÍCIA AMIGA
A turma do 2º ano D do Global estava acompanhada pelas professoras Sandra Maria Schmitt Rausch e Marli Ivone Diel Seger. Elas ficaram contentes com o lançamento do projeto e participaram das atividades físicas com os alunos. “Hoje foi a primeira vez que entrei em um quartel da Brigada Militar. Na minha época isso não existia. É importante que as crianças tenham esse contato com os policiais desde cedo e aprendam que eles são amigos, que não estão na rua só para multar e repreender bandidos. Eles também protegem as pessoas de bem”, opinou Sandra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário