terça-feira, 30 de junho de 2009

Ladrões do Morro arrombam loja Kinei e são detidos pela BM


Uma nova onda de arrombamentos voltou a preocupar o comércio local neste fim de semana. Duas lojas e uma farmácia foram vítimas de ladrões de sexta até domingo.
O caso mais grave aconteceu na madrugada de ontem, quando três bandidos foram detidos pela Brigada Militar logo após invadirem a loja Kinei Calçados, na Av. São Miguel. Os três ladrões são moradores de Morro Reuter. Dois são menores e outro tem 20 anos.
O arrombamento aconteceu minutos antes da meia-noite. Enquanto dois ficavam vigiando a movimentação, um terceiro entrou na loja e furtou pelo menos quatro abrigos da marca Adidas. Durante os segundos que durou o arrombamento, o alarme interno da loja foi acionado junto à empresa de segurança Force, que avisou a Brigada Militar. Duas viaturas faziam a ronda na área central e se deslocaram para as avenidas São Miguel e 25 de Julho. Os policiais que seguiam na 25, viram os três suspeitos fugindo da travessa do Palco Móvel em direção a Praça do Imigrante. As peças furtadas estavam com o menor G. G. D, de 17 anos, que tentou escondê-las atrás de um banco. Ele estava na companhia de outro menor M. A. K., de 17 anos, e o maior D. R. V. F., de 20 anos. Os nomes e fotos dos ladrões não poderão ser divulgados porque eles foram liberados na Delegacia de Pronto Atendimento de Novo Hamburgo. Segundo informações do inspetor Link, da DP de Novo Hamburgo, o menor G.G.D., pego com as roupas furtadas, assumiu a culpa sozinho e foi autuado. Os outros dois entraram no caso como testemunhas. “O menor assumiu que entrou na loja e furtou as peças. Ele foi autuado, mas liberado por ser menor e por não ter agido com violência no caso”, comentou o inspetor. Hoje pela manhã, o menor permanecia na delegacia esperando que os pais fossem buscá-lo.
Além da Kinei, foram arrombadas na madrugada de sexta-feira para sábado a Farmácia Vida, na Av. São Miguel (em frente ao Jornal Dois Irmãos), e a loja Artepell, na Av. Irineu Becker. A distância entre elas é de cerca de 50 metros. Nestes dois casos, foi furtado apenas o dinheiro do caixa. Os proprietários só perceberam o arrombamento no sábado pela manhã.



Câmeras flagram arrombamentos
Uma das medidas de segurança que tem se tornado comum no comércio é o sistema de vigilância por câmeras. Nos arrombamentos do fim de semana, as câmeras de vigilância das lojas flagraram a ação dos ladrões na Kinei e na Farmácia Vida. Nas duas, pode-se ver toda a movimentação. As imagens internas da Kinei mostram os três ladrões de Morro Reuter que foram detidos em seguida. Os três passam na calçada em frente à loja e param na altura do Bar Brasil. Um deles retorna e força a porta. Um carro se aproxima, ele disfarça e volta em direção aos comparsas. Em seguida, os três conversam e este retorna até a porta, tentando abri-la. Não consegue com a mão e pega algum tipo de ferramenta próxima ao banco na calçada, que deve ter sido deixada por eles momentos antes. Quando ele consegue estourar os dois cadeados, outro comparsa se aproxima, chega a entrar por alguns segundos na loja, e o terceiro atravessa a rua. Um fica vigiando em frente ao Chaveiro Pingo e o outro em frente à loja. Enquanto isso, o terceiro comparsa pega as peças de roupa. Ele fica em torno de 40 segundos e foge. A ação dos três durou cerca de 4 minutos.
Na Farmácia Vida, as imagens do circuito interno e externo flagraram dois ladrões se aproximando e rondando a farmácia. Enquanto um fica na vigia, o outro quebra as fechaduras da porta e pega o dinheiro do caixa. O alarme só dispara quando a pessoa passa pelo sensor. O ladrão, então, se aproxima do balcão andando agachado. Ele pula o balcão, pega o dinheiro e foge.
Nos dois casos, a ação foi idêntica. Enquanto um estoura os cadeados e entra, outro bandido vigia. Todas estas lojas também têm portas de vidro.



Tenente aponta ligação com crack
A Brigada Militar afirma que a onda de arrombamentos cometida na cidade foi feita pelos mesmos ladrões, os detidos no caso da Kinei.
O comandante da BM, tenente Nilton Tavares, diz que os arrombamentos estão diretamente ligados ao consumo do crack em Morro Reuter, visto que os três são moradores do município. “Os arrombamentos foram feitos pelos mesmos ladrões. Os casos estão ligados ao consumo da pedra no Morro. Sabemos que o maior de idade é viciado na pedra. Dos menores ainda não temos informações”, disse ele.
Para o tenente, a liberação dos três envolvidos gera sentimento de impunidade na comunidade. “É lamentável e vergonhoso, pois sabemos que foram eles que arrombaram e furtaram as roupas. Além de causar este sentimento nas pessoas, os ladrões acabam achando que podem invadir e furtar um bem que não é deles” completa Tavares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário