quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Dois Irmãos pretende vacinar 1.700 crianças contra paralisia


Neste sábado, dia 19 de setembro, acontece a segunda dose da vacinação contra a poliomielite, ou paralisia infantil, como é mais conhecida. Todas as crianças com menos de cinco anos devem receber a segunda dose da vacina.
Para atingir a meta de imunizar 1.749 crianças, a Secretaria de Saúde de Dois Irmãos terá 15 pontos de vacinação espalhados pela cidade. No dia 20 de junho, quando aconteceu a primeira dose, mais de 100% da meta do município foi alcançada. Para fazer a vacina, é preciso levar apenas a carteirinha de vacinação da criança.
Durante esta semana, uma equipe da Secretaria de Saúde está percorrendo as Unidades de Educação da Fundação Assistencial de Dois Irmãos e escolas particulares para vacinar as crianças com menos de cinco. De acordo com a coordenadora de imunização do município, enfermeira Miriam Lehmann, o horário de vacinação nas unidades educativas dos bairros São João, Beira Rio e Bela Vista serão definidos pelas equipes do Programa Saúde da Família (PSF). As imunizações nas escolas começaram na tarde desta quarta, quando foram vacinadas as crianças das escolas Bruxinha Faceira e Sesi - Crescer.
As crianças das demais unidades da FADI serão vacinadas na manhã desta quinta, assim como os alunos da escola Criança Feliz. Amanhã à tarde, os alunos com menos de 5 anos do Colégio Imaculada Conceição serão imunizados.
No sábado, durante a 3ª Corrida Pela Vida de Dois Irmãos, haverá uma equipe da Secretaria de Saúde realizando a vacinação das 13h30 às 16h30 no Largo Felippe Seger Sobrinho.
A poliomielite é uma doença em erradicação pela vacinação dirigida pela OMS, causada por um vírus, que causa paralisia por vezes mortal.É mais comum em crianças (“paralisia infantil”), mas também ocorre em adultos. A transmissão do poliovírus “selvagem” pode se dar de pessoa a pessoa através de contato fecal-oral, o que é crítico em situações onde as condições sanitárias e de higiene são inadequadas. Crianças de baixa idade, ainda sem hábitos de higiene desenvolvidos, estão particularmente sob risco. O poliovírus também pode ser disseminado por contaminação fecal de água e alimentos. No Brasil não há registros da doença desde 1994.


ONDE VACINAR
Dia 19 de setembro, das 8h às 17h
- Posto de Saúde do Centro
- Posto de Saúde do Bela Vista
- Posto de Saúde do São João,
- Posto de Saúde do Travessão
- Unidade Educativa São Miguel
- Farmácias Vida (ao lado do Sicredi), Panvel, Agafarma e Hamburguesa; e Bombeiros.
Dia 19 de setembro, das 8h às 11h30
- Escola 29 de setembro (Moinho Velho)
- Escola Primavera (Primavera)
- Escola Arno Nienow (Vila Becker)
- Escola Affonso Wolf (Vale Verde)

Nenhum comentário:

Postar um comentário