quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Um feriado de reconstrução

Famílias desalojadas recebem telhas, colchões, travesseiros e roupas de cama


Para amenizar os prejuízos das famílias atingidas pelo temporal na madrugada de domingo, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e prefeitura passaram o feriado de terça-feira entregando telhas, colchões, travesseiros e roupas de cama.
O material foi doado pela Defesa Civil de Porto Alegre após Dois Irmãos ter decretado situação de emergência. As 300 telhas, 100 colchões, 100 travesseiros e 100 roupas de cama e cobertores foram buscados na manhã de terça.
A entrega começou após as 13h30 e encerrou por volta das 17h30. A equipe de distribuição contou com 15 bombeiros militares e voluntários e 7 funcionários da prefeitura. A quantidade de telhas não foi suficiente para suprir a demanda e a prefeitura buscaria mais 400 telhas nesta quarta-feira. “Esta segunda parte do material começará a ser entregue amanhã pela manhã (quinta-feira)”, comenta o secretário de Obras e integrante da Defesa Civil, Willy Schneider.
Outro problema causado pela chuva foi a queda de barrancos em dois pontos da BR 116, na divisa de Dois Irmãos e Morro Reuter. Uma equipe do Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (DNIT) passou o dia de ontem retirando a terra desmoronada. À tarde, uma retro-escavadeira da prefeitura também foi deslocada para a BR para auxiliar a equipe. O tráfego ficou em meia pista até o final da tarde, quando a via foi lavada com caminhão-pipa.
O saldo do temporal do final de semana, de acordo com levantamento nas áreas mais atingidas, foi de 200 pessoas desalojadas e mais de 40 casas destelhadas. Os bairros mais atingidos foram Portal da Serra, Bela Vista e Loteamento Picada 48. Ainda na segunda, bombeiros receberam novos chamados. À tarde, uma equipe precisou cobrir parte do telhado da escola Felippe Wendling, no Bela Vista. Algumas salas de aula ficaram alagadas. Na Vila Becker, um barranco desmoronou e a prefeitura precisou interditar o trânsito.
O temporal também causou problemas no abastecimento de água. Porém, segundo o gerente da Corsan, Marcio Contti, a situação já está normalizada. “A vazão de água já normalizou. Agora só precisamos fazer uma limpeza em volta das bombas, pois tem até troncos de árvores trancados. Mas posso garantir que o abastecimento já está normal”, disse ele.




Nenhum comentário:

Postar um comentário