quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Morre vovó de 101 anos


Faleceu nesta quarta-feira a vovó Lydia Clementina Schneider, de 101 anos. A centenária vivia na localidade de Picada Verão com o genro Delício Jorge Sander e sua esposa Gerda.
Dona Lydia foi entrevistada no mês de agosto para o caderno especial sobre os 50 anos de emancipação de Dois Irmãos. Quando completou 100 anos, a redação do Jornal Dois Irmãos também conversou com dona Lydia, que ainda esbanjava alegria e muita vontade de viver.
A vovó de 101 anos nasceu em Picada São Jacó, que pertence a Sapiranga, e veio morar em Dois Irmãos aos 20 anos, quando casou com Valter Albano Schneider (in memorian), cuja família foi a primeira a se instalar na localidade de Picada Verão. Dona Lydia teve duas filhas. “Tínhamos 25 hectares de terra. Aqui, era tudo mato de acácia. Lembro como se fosse hoje. Eu tinha de trabalhar como se fosse o homem da casa, porque meu marido vivia doente. Eu lavrava a terra, tirava leite de três vacas, mantinha a roça limpa e ainda cuidava da casa. Quando tem bocas para serem alimentadas, quem tem saúde tem de trabalhar e produzir, não importam as condições”, contou ela, na entrevista de 2008.
Nos últimos meses dona Lydia estava mais debilitada, mas até os 100 anos ela ainda pegava na enxada para cuidar da horta ao lado de casa. E sempre com um belo sorriso no rosto. O enterro foi nesta quarta no Cemitério Evangélico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário