sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Câmeras no Cemitério Católico


Equipamento está sendo instalado e deve entrar em operação até dia 2


É antiga a reclamação de moradores quanto aos ataques de vândalos nos cemitérios em Dois Irmãos. Em tempo de Finados, então, quando todos cuidam para deixar o cemitério florido e bonito, a ação dos criminosos costuma ser mais frequente. Túmulos revirados, crucifixos quebrados e roubados, canteiros de flores destruídos, isso tudo deve ter fim. Para dar “uma resposta aos anseios da comunidade”, o pároco da Comunidade Católica, Pe. Paulo Bervian, se reuniu com a diretoria das capelas e, em conjunto, eles decidiram pela instalação de câmeras de vigilância no Cemitério Católico do Centro e também no bairro São João, com o objetivo de inibir a ação dos vândalos.


O trabalho de instalação do equipamento já começou e as câmeras devem entrar em funcionamento atéo dia 2 de novembro, Dia de Finados. - Muitas pessoas nos procuravam aqui na paróquia para comunicar o desrespeito que ocorria. Eram roubos, garrafas quebradas, cruzes de metal arrancadas, sujeira, enfim, um total desrespeito com os familiares dos entes queridos - diz o padre. No total, serão instaladas 12 câmeras de vigilância - oito no cemitério do Centro, na Av. São Miguel; e quatro no cemitério do bairro São João, na Estrada Campo Bom. As câmeras estão sendo instaladas pela Force Sistema de Segurança e serão monitoradas 24 horas pela própria empresa. O investimento é de 10 mil reais, segundo o pároco, e será pago com o dinheiro arrecadado em promoções da igreja, como festas e rifas, e com o dízimo. O sacerdote lembra que, antes de optar pelas câmeras, outras medidas foram analisadas. - Essa é uma decisão que tem custos. Se fôssemos colocar guarda no local, teria que ser 24 horas e ao menos três teriam de ser contratados. O custo seria maior. Portão ou muro, não resolve, pois eles pulam. Então achamos por bem colocar as câmeras que serão permanentes - explica ele. -Não resolve a questão social, mas inibe o problema no local - completa o padre. A medida é inédita na região.

Dois Irmãos será a primeira cidade a ter câmeras filmando os cemitérios. - Esperamos que futuramente isso não seja mais necessário - conclui o padre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário