terça-feira, 19 de outubro de 2010

Recital de piano nesta terça

Pianista Olinda Alessandrini se apresenta na Antiga Matriz


A Associação de Amigos do Patrimônio Histórico e Cultural de Dois Irmãos (AAPHeC) completOU 15 anos no domingo, dia 17, e vai comemorar com a comunidade nesta terça-feira, dia 19, com o recital de aniversário da pianista Olinda Alessandrini, no Espaço Cultural Antiga Matriz de São Miguel, às 20h. A entrada é franca.
A Associação de Amigos do Patrimônio conta atualmente com 30 associados. A entidade começou com o encontro de algumas pessoas preocupadas em buscar recursos para recuperar a Antiga Igreja, que necessitava de obras urgentes a partir de 1993. A turma ficou conhecida como os “Amigos da Antiga Matriz”, e a partir daí muitas pessoas foram se juntando ao pequeno grupo inicial.
Oficialmente, a associação foi criada em 17 de outubro de 1995, e nestes 15 anos vem desempenhando com muita dedicação seu trabalho em defesa do patrimônio cultural de Dois Irmãos, tendo como foco principal a preservação, restauração e revitalização da Antiga Igreja Matriz de São Miguel. A entidade elaborou projetos, captou recursos, coordenou e acompanhou a execução da maioria das obras de restauração da Antiga Matriz. A partir de 1999, passou a promover recitais, concertos, exposições e palestras, em meio aos andaimes e tapumes das obras de restauração. Em 2007, foi inaugurado oficialmente o Espaço Cultural Antiga Matriz de São Miguel.
A revitalização do patrimônio cultural é hoje uma realidade, oferecendo à comunidade de Dois Irmãos um espaço de preservação e promoção da cultura local, de lazer, de educação e de valorização do patrimônio legado pelos colonizadores desta região.
Portanto, nada melhor do que comemorar o aniversário em grande estilo. A pianista Olinda Alessandrini já conquistou inúmeros prêmios. Entre eles, destaque para o primeiro prêmio no Concurso Nacional de Piano “Lorenzo Fernandez”, no Rio de Janeiro, e o primeiro prêmio no Concurso Nacional de Piano da Universidade Católica de Salvador, na Bahia. Também conquistou pela terceira vez o mais importante troféu do sul do país, o Prêmio Açorianos, como destaque especial em música erudita por seu trabalho de pesquisa e divulgação da música do Rio Grande do Sul e do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário