terça-feira, 4 de janeiro de 2011

A Casa das Sete Mulheres é do general Bento Gonçalves

Saindo de Dois Irmãos, vai-se a Porto Alegre. Sobe-se a ponte do rio Guaíba e na cidade de Guaíba já se paga o primeiro pedágio (R$ 7,20), mas a estrada é boa. Após o pedágio, siga reto, em direção a Pelotas. Cuide para não dobrar à direita, ou vai sair lá em Santana do Livramento. Logo a seguir (arre!!!) mais um pedágio, e segue-se em direção a Cristal, mais ou menos 170 quilômetros (e mais um pedágio) à frente.


Emancipado em 20 de dezembro de 1987, o município de Cristal é formado por 70% de alemães, 25% de portugueses, 2% de poloneses, 1% de italianos e 2% de negros. Fincada às margens do Rio Camaquã, no quilômetros 426 da BR 116, Cristal foi palco de uma das batalhas da Revolução Farroupilha. A cidade não tem praticamente nada turístico. Mas está ali o Parque General Bento Gonçalves. Nesse parque está a Casa das 7 Mulheres (da mini-série da tevê Globo) e que é a casa onde morou Bento Gonçalves. Hoje reconstruída, ela abriga um pequeno mas interessante museu de armas e de animais empalhados.

O acesso é gratuito. Funciona de terça a domingo e dois rapazes acompanham você, contando a história da casa, das armas e dos animais empalhados.

Não há bar nem restaurante no local.

Curiosidade: Cristal surgiu dentro da Estância do Cristal, uma Sesmaria de propriedade do alferes Joaquim Gonçalves da Silva, pai de Bento Gonçalves da Silva, o herói Farroupilha que viveu ali naquela época durante 40 anos. Hoje Cristal conta com 9 mil habitantes vive de plantações de arroz e fumo (que podem ser visitadas).

Saindo do Parque Bento Gonçal-ves, volte para a 116 e siga em direção a São Lourenço do Sul.
________________________________________________________
PARQUE HISTÓRICO GENERAL BENTO GONÇALVES
Diretor: Eutalio Germano da Silva

O Parque Histórico General Bento Gonçalves foi criado através do Decreto Nº 21.624, em 28 de janeiro de 1972. Está localizado na antiga Sesmaria do Cristal, originada por uma doação de terras feita por D. João VI ao alferes Joaquim Gonçalves da Silva, pai do líder farroupilha Bento Gonçalves.

Com área de aproximadamente 280 hectares, o parque possui mata nativa, campos e banhados, com espaço destinado a acampamento. No seu interior foi construído, em 1976, junto às ruínas da casa original, uma réplica daquela que pertenceu a Bento Gonçalves. Nela existe um museu, dividido em dois tipos de acervos: um com réplicas da indumentária farroupilha, e outro composto por animais taxidermizados - empalhados -, doados à Secretaria de Estado da Cultura por Carlos da Rosa Sobrinho.



Atendimento ao público:
Endereço do parque é BR 116 - Sul, KM 423 - Cristal/RS.
O funcionamento é de terças a domingos, das 9h às 17h





Nenhum comentário:

Postar um comentário