Dia 1º de Abril é dia de festa e muita alegria.
A escola estadual 10 de Setembro comemora 70 anos de fundação. O dia abril também será de emoção para pessoas que se empenharam de forma impecável para o crescimento da entidade, fundamental na educação de tantos alunos.
O aniversário começará a ser comemorado logo cedo, com apresentações artísticas e bolo para a criançada e professores. A mesma atividade será realizada à tarde. A escola também deve receber a visita especial de alguns ex-diretores. À noite, a partir das 20h, na Sociedade Santa Cecília, haverá o grande jantar de aniversário. Após a janta típica de Kerb animada pela dupla Fábio e Raquel, a festa segue com a apresentação da banda Anos Dourados.
Os primeiros anos
A escola 10 de Setembro foi fundada em 1º de abril de 1941 e, na época, se chamava Grupo Escolar. Ela iniciou com 54 alunos e três professores de 1º ao 4º ano e passou por outros quatro locais antes de estar no endereço atual, na Av. 10 de Setembro.
Em 1962, Dois Irmãos viveu um período importante na educação. Até 1961, todos estudavam até a 5ª série. Depois havia duas opções: estudar fora ou parar. Infelizmente, por diversas razões, a segunda opção prevalecia. Com muita luta dos pais e da comunidade, em 1962, o município abriu sua primeira turma do Ginásio Estadual de Dois Irmãos. Um tempo depois o Grupo Escolar e o Ginásio Estadual se transformaram na escola 10 de Setembro.
Na década de 80, maioria dos alunos estudava à noite
A diretora Sandra Stein está no cargo desde 2009. No dia 13 de agosto ela completa 32 anos de trabalho na 10 de Setembro.
“Lembro como se fosse hoje. Entrei na escola para substituir uma professora. Eu estava recém iniciando o curso de Letras e a diretora Terezinha Malheiros disse para mim assumir duas turmas de 6ª série de dia e à noite”, conta ela, lembrando de uma situação engraçada. “Em uma das turmas do noturno, havia apenas três alunos mais novos do que eu”, disse ela, aos risos.
Na década de 80, havia mais alunos estudando à noite do que de dia. “Lembro que uma turma chegava a ter 46 alunos. Eles valorizavam muito mais a escola, passavam por muitas dificuldades para poder estudar. Como a maioria tinha que começar a trabalhar cedo, optavam por ir à noite para a escola e poucos desistiam. Ônibus só tinha para alunos do bairro Travessão. Os demais vinham a pé”.
Hoje são 27 professores, 640 alunos e 7 funcionários
Com o passar dos anos, a demanda da escola foi aumentando e sua estrutura foi sendo ampliada. Além dos dois prédios com salas de aula, administrativo, banheiros e laboratórios de informática e ciências, a escola conta com ginásio e pracinhas. Atualmente, são 640 alunos, 27 professores e 7 funcionários.
O principal problema enfrentado é a falta de funcionários. Faltam profissionais para os laboratórios, biblioteca e setor administrativo. Muitas atividades são realizadas pela ajuda de voluntários, alunos e da equipe da ‘10’. “A biblioteca, por exemplo, funciona pelo trabalho de uma mãe voluntária e de uma das vice-diretoras. O laboratório de informática conta com alunos monitores. Eles cuidam das turmas no contra turno de aula”, conta a diretora Sandra Stein.
Próxima conquista deve ser o Ensino Médio
A equipe da 10 de Setembro sempre está pensando em crescer, batalhando por novas conquistas.
Para 2012, a meta é a implantação do ensino médio. “Já fizemos toda parte burocrática. Ainda faltam adaptar os banheiros para deficientes físicos, adquirir mais cerca de 200 livros para a biblioteca e receber o sim do Conselho Estadual de Educação”, conta a diretora Sandra Stein.
Nenhum comentário:
Postar um comentário