segunda-feira, 11 de abril de 2011

Conselho quer preservar casa antiga no Centro




Em uma reunião de mais de duas horas, o Conselho do Patrimônio Cultural e Natural de Dois Irmãos decidiu pela preservação da antiga casa da família Nienow. O prédio sofreu um desmoronamento de parte do telhado e das paredes na última quarta-feira. Ninguém morava no local, que foi interditado. Sabe-se, porém, que duas bandas costumavam ensaiar na casa.


Segundo o secretário de Educação e Cultura, Maurício Klein, que integra o conselho, de imediato serão tomadas medidas emergenciais para evitar que a casa venha abaixo. “Temos uma posição prévia pela preservação do patrimônio histórico”, afirma. “O município não vai se eximir da sua responsabilidade, mas sabemos que ela tem de ser compartilhada com os proprietários”, pondera Maurício. O prefeito Miguel Schwengber, que esteve no final da reunião, também se coloca a favor da preservação, mas adverte: “Não podemos colocar dinheiro público numa propriedade privada. Se algo for feito pelo município, terá que constar na matrícula no imóvel; vai ficar em dívida ativa. O prédio se deteriorou porque foi abandonado”. Em nota, os proprietários autorizaram a demolição da casa centenária pela prefeitura.

Angelo Reinheimer, que também faz parte do conselho, destaca que é preciso laudos técnicos para saber a real situação do imóvel. “Do prédio caiu apenas um elemento, o que não significa que todo o resto esteja condenado”, comenta. A presidente do Conselho do Patrimônio, Elisandra da Silva, diz que o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (IPHAE) será acionado para que haja uma análise detalhada. “Também haverá uma reunião entre os proprietários, conselho e a promotoria para que se encontre uma alternativa”, conclui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário