terça-feira, 19 de abril de 2011

Defesa Civil participou de Seminário em Brasília




NA CAPITAL FEDERAL: Tenente Maicá junto a bombeiros do Quartel Central

Nos dias 11, 12 13 de abril, aconteceu em Brasília, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, o 1º Seminário Internacional sobre Gestão Integrada de Riscos e Desastres. A abertura foi feita pelo presidente em exercício Michel Temer. Representando a Defesa Civil de Dois Irmãos, participaram o tenente Edson Luis Maicá Severo e o Secretário de Obras Willy Carlos Schneider. “Foi um evento para as Defesas Civis de todo país e organizações estrangeiras”, comenta Maicá, lembrando que o seminário reuniu palestrantes de países como Itália, Colômbia, México, Holanda e Noruega.

Entre os palestrantes brasileiros, estava o subsecretário da Defesa Civil do Rio de Janeiro e Comandante Geral do Corpo de Bombeiros do Rio, Pedro Marco Cruz Machado. Do Rio Grande do Sul, marcou presença o subchefe da Defesa Civil estadual, Major Oscar Luis Moiano. Entre os temas abordados, Maicá destaca a importância de se investir na prevenção. “A organização das Defesas Civis é de suma importância para os municípios, estados e União, pois, organizadas, com bom planejamento, e trabalhando preventivamente, se consegue minimizar os riscos e danos em casos de desastre. Investindo na prevenção, o gasto com recuperação e reconstrução será menor”, comenta ele. Na prática, uma maneira de se evitar perdas humanas e bens materiais, por exemplo, é não permitir a construção de residências em áreas impróprias, como encostas de barranco, de morros, às margens de arroios, rios e de tudo que possa oferecer algum risco.

Para o tenente Maicá, além de todas as palestras, a vivência e troca de experiências com outros estados e municípios foi muito importante. “O evento também serviu para uma maior aproximação da COMDEC de Dois Irmãos com a Defesa Civil Estadual”, comenta o tenente, que também aproveitou para conhecer dois quartéis de bombeiros em Brasília. “Conheci o Quartel General Central, que possui as aeronaves de resgate, e o 1º Batalhão de Combate a Incêndio, que atende o Palácio do Planalto e os prédios dos Ministérios”, explica ele.

Dos 496 municípios do Rio Grande do Sul, menos de 15 participaram do evento na capital federal, entre eles Dois Irmãos, Três Coroas, Igrejinha, Parobé, Taquara, Araricá, São Leopoldo, Canoas, Bagé, Erechim e Porto Alegre.



Encontro regional

No próximo dia 27 de abril, as Defesas Civis dos municípios do Vale do Paranhama terão uma reunião em Taquara, e Dois Irmãos irá participar do encontroDe acordo com o tenente Maicá, esta reunião servirá para fazer uma análise do que foi visto no evento realizado em Brasília, e de que forma aproximar mais as defesas civis da região, para que uma possa ajudar a outra em casos de necessidade. A Defesa Civil de Dois Irmãos tem 12 integrantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário