Campanha nacional começou ontem e segue até dia 13 de maio
Deonila Wobeto recebeu a dose hoje cedo, no Centro: “Acho importante vacinar” |
A procura pela vacina está sendo muito boa, principalmente no Centro. Até a manhã de hoje, por volta das 9h30, mais de 180 pessoas já haviam recebido a dose nesta unidade de saúde. Ao total, 230 haviam se vacinado nos quatro postos até a metade da manhã, no segundo dia da campanha nacional. E a procura está sendo grande pelos idosos. Das 180 pessoas vacinadas no Centro, 155 tinham mais de 60 anos. Dona Deonila Wobeto, 72, moradora do Centro, conta que desde que faz a vacina, não teve mais gripe. “Acho muito importante se vacinar”, garante ela. A dose da vacina possui ação conjunta, imunizando para a gripe A e gripe sazonal, que é a comum. Tereza Gobi, 61 anos, do bairro Moinho Velho, também aproveitou a manhã desta terça-feira para se imunizar. “Eu vivia com tosse e gripada. Agora é o segundo ano que estou fazendo a vacina e não tive mais gripe. Acho muito importante fazer”, diz Tereza.
Além dos idosos, gestantes, trabalhadores da área da saúde e crianças entre seis meses e dois anos, também devem receber a dose. A mamãe Márcia Brittes, moradora do bairro Industrial, levou o filho Denys Kauã, de 1 ano e 11 meses, para vacinar hoje cedo. “Desde que ele tomou a vacina da outra vez, não gripou mais. É ótimo”, diz a mãe. Denys até deixou uma lágrima cair na hora da aplicação, mas logo depois abriu um largo sorriso.
DIA D DA VACINAÇÃO
A campanha segue até dia 13 de maio. Neste sábado, dia 30 de abril, haverá mutirão para o Dia D de combate a gripe em todo país, onde o atendimento será focado das 8h às 17h. Em Dois Irmãos, 2.719 pessoas estão nos grupos mais suscetíveis à doença. A Secretaria da Saúde espera atingir 80% da meta. Para fazer a vacina é preciso apresentar a carteira de vacinação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário