terça-feira, 20 de outubro de 2009

Líderes comunitários recebem homenagens no bairro Travessão


Em 23 de julho de 2004, o Travessão perdeu um dos seus maiores líderes comunitários. Cerillo Führ, então com 39 anos, morreu em um acidente de trânsito. Neste domingo, cinco anos depois, a praça do bairro recebeu seu nome como forma de retribuir suas ações pela comunidade. Além dele, foram homenageados os 11 fundadores da Associação de Moradores do Travessão, que completou este ano seu 20º aniversário.
O bairro viveu um dia histórico e emocionante, com o reconhecimento público de um grupo de pessoas que sempre trabalhou pela comunidade de forma voluntária. A Festa da Integração iniciou logo cedo, às 7h, com carreata e foguetório. Em seguida, os moradores participaram do culto ecumênico celebrado pelas comunidades Católica, Evangélica e Luterana. Após a celebração, iniciaram as homenagens aos fundadores, com uma placa anexada ao prédio da associação, e o descerramento da placa da praça Cerillo Führ, que foi acompanhada pela viúva Liçani e os filhos Aline e Gustavo.
Marcos Lauxen, um dos fundadores e atual presidente da associação, destacou o grande trabalho feito pelas diretorias anteriores e também por todos os moradores que de alguma forma ajudaram em mutirões e outras ações realizadas ao longo dos últimos 20 anos. “Agradecemos aos presidentes que deram tudo de si para termos hoje esse patrimônio, assim como as diretorias. Também agradeço as administrações anteriores e a todos os moradores que sempre nos ajudaram. A história da associação é de muita luta. É um orgulho depois de 20 anos ter o trabalho reconhecido”, disse ele.
O prefeito Miguel Schwengber, que mora no Travessão, elogiou a atuação voluntária. “Não é porque moro aqui, mas como prefeito digo que este é o bairro mais organizado de Dois Irmãos. Tenho orgulho de estar nesta inauguração da Praça Cerillo Führ. Aprendi a palavra solidariedade no dia que participei de um mutirão nesta praça, isso em 1992. Muito aqui é do Cerillo, ele é presença constante”, declarou Miguel.
Depois do descerramento da placa, a banda marcial da escola municipal Albano Hansen e os pequenos da escola de educação infantil Jardim da Alegria fizeram belas apresentações. A Festa da Integração seguiu com um almoço para cerca de 500 pessoas. Na parte da tarde houve reunião dançante com animação do conjunto Os Fenomenais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário