terça-feira, 20 de outubro de 2009

Feira do Livro com alma tradicionalista

XVII Feira do Livro de Morro Reuter encerrou com Galpão Crioulo, Tchê Chaleira e público de mais de 20 mil pessoas



No próximo domingo, dia 25, Morro Reuter vai acordar mais cedo. O motivo é assistir pela RBS TV ao Galpão Crioulo, logo após o Campo & Lavoura. A pequena cidade de 7 mil habitantes vai se tornar conhecida pelo Rio Grande. O programa foi gravado na manhã deste domingo na praça central da cidade. A gravação fez parte da programação da XVII Feira do Livro do município, que iniciou na última quarta-feira e encerrou no domingo com sucesso de público e de vendas. “Mais de 20 mil pessoas passaram pela feira. O evento foi positivo em todos os sentidos”, diz a secretária municipal de Educação, Cristiane Hinterholz.
A gravação do programa iniciou às 10h30 e encerrou por volta das 13h. O CTG Garrão da Serra abrilhantou ainda mais o evento com suas belas danças. Na plateia, o prefeito Adair Bohn estava vestido a caráter e volta e meia seu filho Xirú soltava o grito de “sapucai” para animar a festança. Junto a eles, o vice-prefeito Harri Becker, a Rainha de Morro Reuter e suas Princesas, o Rei e a Rainha do Kerb e famílias inteiras, com a cuia de chimarrão passando de mão em mão, aplaudiam de pé Os Fagundes.
Nico Fagundes lembrou que a cidade estava em festa e de luto. “Lamentamos a tragédia que tirou a vida de dois jovens dessa cidade”, disse ele, emocionando a plateia. Na primeira fileira, uma das vítimas, Airton “Stibi” Krewer, que integra o CTG, era o mais emocionado.
Rui Biriva prestou uma homenagem ao povo loiro, cantando “Alemoa”, sucesso do novo CD “Pedindo Cancha”, e volta e meia Nico arriscava algumas frases em alemão para delírio do público. Com o patrono Eric Chartiot, os Fagundes aprenderam alguns truques de mágica, que poderão ser revistos na exibição do programa no próximo domingo, às 6h30. No palco, o melhor do nativismo ainda teve Joca Martins e Grupo e Os Fagundes, com Nico, os irmãos Neto, Ernesto e Paulinho, e Bagre Fagundes, que foi homenageado com a canção “De Filho para Pai”, encerrando a gravação.





7 mil pessoas só domingo
Durante os cinco dias da festa cultural, passaram por Morro Reuter escritores, contadores de histórias, músicos como Gabriel, O Pensador, críticos, crianças e adultos amantes da leitura. “Viemos conferir o melhor da feira. Está maravilhoso”, afirmou a professora de Matemática Rosa Denise Backes, de Santa Maria do Herval, que prestigiou o evento ao lado do marido Jorge e dos filhos Eduardo e Junior. “Ontem (domingo) tivemos um público de 7 mil pessoas conferindo a gastronomia e prestigiando os shows. Conseguimos atingir nosso propósito, que era resgatar a verdadeira alma da feira, voltada para a comunidade”, conclui a secretária Cristiane.

Nenhum comentário:

Postar um comentário