terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Primeira morte do verão alerta para riscos de banho nos arroios de Dois Irmãos



Dois Irmãos registrou na última quarta-feira, dia 23, sua primeira vítima fatal por afogamento deste verão. Douglas Rafael Schuck, 20 anos, foi encontrado nas águas do Arroio Feitoria, no bairro Vila Becker, pelo Corpo de Bombeiros Comunitário.
O que era para ser uma tarde de alegria terminou em tragédia para a família do rapaz. Rafael estava acompanhado do pai e de um sobrinho de 9 anos. A família reside em Campo Bom e veio para Dois Irmãos na tarde de quarta-feira. Rafael havia entrado na água e em questão de minutos não foi mais visto. Pai e sobrinho se desesperaram e os bombeiros foram chamados por volta das 16h25. Depois de alguns minutos de busca, o corpo foi localizado e trazido às margens do arroio, nos fundos do ginásio da escola municipal Arno Nienow. O corpo foi removido ao Instituto Médico Legal (IML) de Novo Hamburgo pela Funerária Schaumloeffel.
A morte de Douglas trouxe à tona um velho problema que havia sido amenizado no verão passado, quando não foi registrada nenhuma morte por afogamento no município. Preocupados com a situação que estava se tornando alarmante, no ano passado o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil sinalizaram todos os locais de perigo, onde os banhos são proibidos.
Com o verão de temperaturas elevadas, a procura pelos arroios da cidade aumenta a cada final de semana. Isso pode ser percebido por quem circula pela cidade em sábados e domingos. Lugares com grande risco de afogamento estão lotados de jovens, adultos e até crianças menores de idade. Muitos não respeitam as placas com sinalização de “PERIGO”.
Ontem à tarde, por exemplo, dezenas de pessoas se banhavam no rio abaixo da ponte da Av. João Klauck, no bairro Moinho Velho. O lugar é perigoso e, em caso de afogamento, o acesso para resgate é difícil. Outros locais, como a Cascata São Miguel e o arroio junto à BR 116, perto da Herval, também estavam lotados.
A sargento do Corpo de Bombeiros, Deise Luciane Schulz, alerta para riscos de quem é imprudente e ainda insiste em entrar nas águas onde há sinalização de banho proibido.
- Em primeiro lugar, os banhistas precisam respeitar a sinalização, que na cidade foi feita ano passado. Outros cuidados importantes são: não entrar na água se não sabe nadar; procurar estar sempre acompanhado de pessoas que saibam nadar; procurar lugares onde haja salva-vidas ou guarda-vidas; não ingerir bebidas alcoólicas e não comer demais antes de entrar na água -, orienta ela, acrescentando que na semana passada os bombeiros estiveram em um balneário junto à BR 116 para combater a imprudência.
- Os vizinhos do local nos ligaram muito preocupados. Os banhistas estavam usando uma corda amarrada em uma árvore para se jogar dentro do rio. Fomos lá e cortamos a corda. Ao se jogar na água, o banhista pode bater a cabeça em uma pedra. As pessoas não podem se exceder. É preciso haver conscientização - alerta a sargento Deise.

Nenhum comentário:

Postar um comentário