terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Moradores reclamam da falta de recolhimento de lixo no feriado de Natal


Mais uma vez o recolhimento de lixo nas ruas de Dois Irmãos provoca reclamação dos moradores. Agora, a queixa é em relação à falta de recolhimento em alguns bairros durante o feriadão de Natal.
Na manhã desta segunda-feira, vários assinantes entraram em contato com a redação do Jornal Dois Irmãos indignados com a situação, que deve se repetir esta semana, com o feriado do dia 1º de janeiro.
Na última quarta, dia 23, a Secretaria de Serviços Urbanos e o Departamento de Meio Ambiente enviaram à redação um comunicado que foi publicado no jornal do mesmo dia, informando que não haveria recolhimento na sexta, dia 25, feriado de Natal.
Com isso, os moradores dos bairros Bela Vista, Portal da Serra, Picada 48, Primavera, Vale Verde e Vila Becker - onde o caminhão do lixo passa apenas em segundas, quartas e sextas - tiveram que acumular o lixo de quarta até hoje. Na manhã desta segunda, ainda era possível encontrar lixeiras e terrenos lotados, não somente com o lixo diário das casas, mas com embalagens de presentes, caixas, latas e outros produtos usados na preparação das festas de Natal.
Moradora do bairro Primavera, Cristiane Lehnen reclamou da falta de recolhimento. “Como o caminhão não passou no feriado do dia 25, achamos que passaria no sábado em nosso bairro também. Vários vizinhos, assim como nós, colocaram seus sacos de lixo para fora e nada do caminhão passar”, protesta ela.
Simone Heit mudou-se para o bairro Industrial há menos de duas semanas e também estranhou a falta de recolhimento do lixo na sexta-feira. “Com a mudança, usei várias caixas para transportar minhas coisas. Coloquei o lixo para fora de casa no início da semana passada, e até agora ele continua lá. O restante do lixo molhado estou guardando dentro de casa para evitar que atraia bichos”, comenta a moradora.

Problema deve se repetir esta semana
O mesmo problema enfrentado em alguns bairros deve se repetir esta semana. Na quinta-feira, dia 31, o recolhimento acontece normalmente, a partir das 7h15 até o término do serviço. Já na sexta-feira, dia 1º, não haverá recolhimento de lixo em nenhum ponto da cidade.
De acordo com o secretário de Serviços Urbanos, Marco Antônio da Silva Lima, é preciso haver compreensão da comunidade neste final de ano. “Natal e Réveillon são as únicas datas em que os garis têm folga. Nos demais dias do ano, eles trabalham faça chuva ou faça sol. Por isso, pedimos a colaboração dos moradores para que não coloquem o lixo para fora nestes dias”, diz ele.
Assim como ocorreu no Natal, nos bairros em que o recolhimento de lixo é em segundas, quartas e sextas, o caminhão passará a última vez nesta quarta-feira. Depois, só volta ao normal na segunda-feira, dia 4 de janeiro. Já na região central da cidade, haverá recolhimento sábado e domingo. “Tanto na quinta como no domingo (apenas na região central), teremos um caminhão extra para dar conta de todo o lixo. Este ano, os feriados de Natal e Réveillon caíram em uma sexta-feira, o que acontece, em média, a cada sete anos. A sexta-feira é um dos dias com mais lixo a ser recolhido. Mas, pedimos a compreensão da comunidade”, comenta Marcão, destacando que na quinta, dia 31, o recolhimento será a partir das 7h15 até terminar o serviço - só nos bairros onde o caminhão costuma passar em quintas. “Por isso, pedimos que as pessoas coloquem o lixo mais cedo para fora neste dia, pois os garis irão trabalhar até terminar o serviço”, completa o secretário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário