quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Secretário pede maior cuidado com as praças de Dois Irmãos

As praças de Dois Irmãos têm boa estrutura. Há brinquedos, bom espaço para as crianças e bancos para os pais, que é claro, não desgrudam os olhos dos filhos. Praticamente todos os bairros do município têm praça. Ainda faltam melhorias como sombra, consertos aqui e ali, mas no geral as opções são boas.
Nos últimos meses, porém, o Jornal Dois Irmãos recebeu várias reclamações de moradores a respeito das condições das praças. Foram feitas reportagens, levantando os principais problemas, como brinquedos quebrados, vandalismo e lixo jogado a céu aberto.
Alertada pelo JDI, a secretaria de Serviços Urbanos intensificou o trabalho de manutenção nos últimos meses do ano passado. E as melhorias estão tendo continuidade agora. Várias praças receberam pintura, troca de brinquedos e estão em boas condições de uso, como é o caso da praça do São João e da Praça do Imigrante, no Centro. Mas ainda há muito por fazer. Que o diga o secretário de Serviços Urbanos, Marco Antônio da Silva, o Marcão, que parece ter abraçado a causa das praças. Ele diz que “a demanda é grande, mas as prioridades estão sendo atendidas na medida do possível”.
Mas não basta só a equipe da secretaria limpar e arrumar. Deve partir da comunidade o senso de cuidar do que é de todos. Nesta quarta-feira, a prefeitura trabalhou na limpeza da praça do bairro União. Foi roçado, feito uma capina geral, limpeza e reformas no banheiro onde serão trocados os vidros das janelas, que foram quebrados por vândalos. O mesmo trabalho deve ser feito na Praça dos Três Poderes ainda esta semana. “Na praça dos Três Poderes já foi tudo quebrado pela terceira vez. A gente troca e os vândalos continuam atacando. Precisamos que a comunidade auxilie cuidando e denunciando esses atos”, pede Marcão.
No banheiro da praça do União, além dos vidros quebrados, do total de sete lâmpadas restou apenas uma inteira. As demais foram roubadas ou destruídas pelos vândalos, e têm de ser recolocadas pela prefeitura, o que significa maior gasto do dinheiro público.
O secretário não sabe precisar em valores quanto já foi gasto na manutenção das praças, com brinquedos estragados e vandalismo em banheiros e lixeiras, mas garante que é um investimento desnecessário. “É dinheiro público que representa um gasto desnecessário. Todos têm de ajudar a conservar o que é público. Imagina ir ao banheiro à noite, e não ter luz. Mas também não dá só a prefeitura ir consertar. Uma criança não iria conseguir estragar. Isso é coisa de adulto, por isso a comunidade tem de denunciar”, comenta Marcão.
Além das praças, outra prioridade para este início de ano é a limpeza junto às paradas de ônibus do município. Marcão afirma que, se depender do esforço da sua equipe de trabalho, o visual da cidade será melhor em 2010. Mas ele pede que a comunidade também faça a sua parte na conservação do que é de todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário