O clima é de revolta e indignação. Moradores da Travessa 21 de Abril, no Centro, passaram mais de 24 horas sem energia elétrica neste fim de semana. Com o forte vento no final da tarde de sexta, um poste vergou e quase caiu no meio da rua. Por conta do risco de queda, uma equipe da AES Sul foi até o local e desligou a rede de energia. O problema, no entanto, só foi resolvido no sábado, por volta das 23h. A rede foi religada, mais três residências ainda ficaram sem luz.
Com o calor de quase 40ºC no fim de semana, alguns moradores tiveram que procurar refúgio na casa de parentes, outros foram obrigados a suportar o problema na pele sem poder ligar ventilador, ar condicionado ou simplesmente gelar água para beber. Clarice Kolling diz que ligou dez vezes para a AES Sul e a promessa era de que em uma hora a equipe da empresa estaria no local. “Eles chegaram a vir três vezes aqui antes de resolver o problema. Todos os moradores estão indignados com a demora para arrumar o poste e religar a luz. Tivemos que jogar todos os alimentos da geladeira fora, pois haviam derretido. No sábado almoçamos xis e jantamos fora. Foi muito difícil aguentar o calorão sem luz”, comenta a moradora.
Para Cristiane Schneider, a dor de cabeça foi ainda maior. No domingo foi o batizado da sua filha de dois meses e o local da festa teve de ser mudado. “Além de ficar sem luz com esse calor, nós tivemos que ligar para todos e avisar o novo local da festa, pois não sabíamos se no domingo já teríamos luz. Fomos obrigados a ir para uma chácara que temos no bairro Travessão. No sábado também ficamos lá, não tinha como ficar em casa”, garante ela.
A moradora Lourdes Frank ainda estava sem luz na manhã desta segunda-feira. Revoltada, diz que ligou inúmeras vezes para a AES Sul. “Estou sem luz desde sexta. A comida da geladeira precisei levar para a casa de uma amiga e de uma filha, porque senão estaria tudo estragado. Só Deus sabe o trabalho que estou passando. Para dormir, é insuportável. Eles prometeram vir hoje aqui ver o problema e espero que isso aconteça. Caso contrário, nós vamos entrar com processo na Justiça”, diz ela, indignada.
O QUE DIZ A AES SUL
A assessoria de imprensa da AES Sul informou que a demora no atendimento aos moradores da Travessa 21 de Abril se deu em razão do grande número de ocorrências na região. A empresa, então, precisou trabalhar dentro de escala de prioridades, segundo a assessoria. Esta manhã, uma equipe esteve no local para tentar resolver o problema de quem ainda sofria com a falta de luz.
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