quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Famílias já se preparam para Finados


As irmãs Hildegard e Margarida limpam o túmulo dos pais e avós


Na próxima terça-feira, 2 de novembro, é Dia de Finados, e os preparativos para a data já começaram. Durante todo o ano familiares cuidam para deixar os túmulos limpos e floridos, mas nesta data especial a atenção é ainda maior. Nesta terça-feira por exemplo, muitas pessoas já limpavam alguns túmulos e trocavam as flores no Cemitério Evangélico. É o caso das irmãs Hildegard Lampert Wolf e Margarida Lampert Engelmann. “Aqui estão enterrados nossos pais e avós paternos. Eu venho algumas vezes durante o ano, mas nesses dias que antecedem Finados eu venho com mais frequência”, diz Hildegard. “Isso de cuidar e lembrar a data, é algo que minha mãe me ensinou; é especial. Eles devem estar contentes também por verem que estamos aqui cuidando disso”, completa ela. Margarida cuida do túmulo durante todo o ano. “Se vejo que tem algo fora do lugar ou tem um galho de flor feio, sempre estou arrumando”, afirma.


Os cuidados não são apenas com as flores, mas também com as lápides. Sérgio Strassburger, ao lado da mãe, Dora Schuck, dedicou a manhã para pintar o túmulo de sua tataravó. “Estamos deixando ele mais bonito para o Dia de Finados”, comenta ele. Sua mãe, dona Dora, também aproveitou para cuidar do túmulo dos seus pais. “O ano todo eu trago flores e limpo. Hoje também já fiz isso”, afirma ela.

Quitta Engelmann, 79 anos, é um belo exemplo. Desde que veio para cá, há 30 anos, cuida dos túmulos de seus familiares, e não apenas nas semanas que antecedem a data de Finados. “Várias pessoas da minha família estão enterradas aqui (Cemitério Evangélico), como meu marido e meus pais. Hoje estou fazendo novamente uma faxina, deixando tudo pronto. Só as flores eu não trouxe, estas vou trazer um dia antes”, afirma ela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário