quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Montevidéu é a taça da América do Sul

Alan Caldas
editor

O trajeto você acompanhou nas últimas reportagens (Dois Irmãos, Porto Alegre, Cristal, São Lourenço, Pelotas, Taim, Santa Vitória do Palmar, Chui, La Coronilla, Rocha, Punta Del Este e finalmente Montevidéu. Foram exatos 923 quilômetros.

Montevidéu é a capital da República Oriental do Uruguai. Construída à beira do Rio da Prata, que pela proximidade da embocadura do oceano apresenta água com alta salinidade, a capital é uma baia e tem um dos mais importantes portos do MERCOSUL.

Ao descer em Montevidéu, de imediato vamos até a Rambla. É uma avenida com 22 quilômetros e nela ficam as praias famosas, como Pocitos, Carrasco, Buceo e Malvin. Em toda a extensão da Rambla, que pode ser percorrida de carro, a pé ou de bicicleta, restaurantes variados oferecem ao turista o melhor da gastronomia uruguaia. Não apenas a parrilla, sua comida típica, mas gastronomia variada. Com uma população de (+ ou -) 1 milhão e 900 mil habitantes (na área metropolitana) Montevidéu é um convite ao que há de belo, culto e agradável aos olhos aqui no Cone Sul.
____________________________________________________
 
Hotéis seguros e limpos

Hoteis existem às centenas, em Montevidéu, grandes e pequenos, a todos os preços. Inclusive alguns cujos donos, ou parceiros no negócio, são aqui da região. Mas não se iluda, isso não dá desconto, pois o uruguaio, como de resto todo sul americano, não sabe pechinchar. Se quer pechinchar, viaje para países árabes, certo? Recomendo o Irã.

O preço dos hotéis vão de 30 dólares (bem sofrido) a 500 a diária, e dentro disso acerte-se. E saiba que praticamente todos, do mais simples ao mais complexo, têm serviço bom, respeitoso e limpo.



Uma dica sobre hotel

Há quem diga que se tem de ficar no hotel “mais caro”. Há quem diga que se é para ficar em hotel”ruim” é melhor não viajar. Respeito quem diz isso, mas não concordo. Pessoalmente, e já tendo estado em hotéis que vão das “casas Del pueblo” na Nicarágua convulsionada pelas guerrilhas (em 1984) a preço de 2 dólares a diária e no Rossia de Moscou (em 1988) a 500 dólares a diária, cheguei a um conceito sobre escolha de hotel. É este: hotel se escolhe com duas exigências apenas, que são segurança e limpeza. Se o hotel for seguro e limpo, dá para ficar. Até porque, você não viaja para ficar em hotel, não é? E, se faz isso, é porque está nos resorts de Cancun, por exemplo, onde é all include e nada mais existe ao redor (se você não quiser). E essa dica vale para Montevidéu: escolha hotel seguro e limpo, largue as malas, coloque o tênis e vá conhecer a cidade. Dane-se a opinião alheia.
 
___________________________________________________
 
Apelidos carinhosos
 
O Uruguai é conhecido como “La tácita de America Del Sur”, devido a sua geografia e graciosidade de seu pueblo. Até nos anos 70, devido a forte economia e por ter havido lá grandes reservas de ouro (que o país obviamente não produz), o Uruguai também ficou conhecido como “Suiça americana”.


Montevidéu é interessante para turismo porque a maior parte de seus pontos turísticos pode ser percorridos à pé. Construções antigas como o Palácio Salvo e o Teatro Solís, se destacam por onde se anda. E um detalhe: para nós, dois-irmonenses, turismo em Montevidéu pode até ser feito em um final de semana prolongado.

Compras em Montevidéu
A avenida 18 de Julio, a principal de Montevidéu, apresenta várias opções para compras, destacando-se as lojas de roupas de couro. Pela avenida 18 de Julio também chega-se à Plaza Cagancha, onde está localizado o Mercado de los Artesanos.


Aos domingos realiza-se a mais famosa feira de Montevidéu, a Tristán Narvaja, no bairro Cordón. Pode-se chegar a essa feira a partir da avenida 18 de Julio. Apesar de ser a mais famosa, trata-se mais de uma feira de alimentos, quinquilharias e produtos piratas. Se desejar uma opção mais sofisticada, vá a Villa Biarritz, ali encontramos produtos de melhor qualidade, realizada aos sábados nas Ruas José Ellauri, Leyenda Patria e José Vázquez Ledesma.
 
Pontos turísticos em Montevidéu
* Plaza Independência.
* Palácio Salvo (já foi o maior prédio da América do Sul).
* Teatro Solís.
* Portal da Cidad Vieja.
* Cidad Vieja.
* Catedral Metropolitana.
* Mercado do Porto.
* Palácio Legislativo.
* Estádio Centenário.
* Ramblas

Nenhum comentário:

Postar um comentário