quarta-feira, 22 de junho de 2011

Quase tudo pronto para o Kerb da Bergamota

Evento no Travessão Rübenich também terá exposição agropecuária
Exposição agropecuária será realizada nas terras do ex-prefeito Norberto Rübenich

O fim de semana será de festa em Dois Irmãos. A atração é o 9º Kerb da Bergamota, no Travessão Rübenich, que já começa nesta quinta-feira, feriado de Corpus Christi, e segue até domingo.

Este ano, o evento conta com um novo espaço, maior estrutura e programação estendida. A expectativa dos organizadores é transformar o Kerb da Bergamota em um “mega evento”. Além da tradicional festividade, que está na sua nona edição e atrai centenas de visitantes, agora a programação conta com uma exposição agropecuária. Serão cerca de 60 expositores – 40 de animais, 12 da agroindústria e 6 empresas de implementos agrícolas e máquinas. Também haverá julgamento de coelhos, bovinos e orquídeas, palestras e dinâmicas culinárias, entre outras atividades. “Todo o evento passa a dialogar mais com o espaço rural a partir de agora. Nossa expectativa é reunir um público de 12 mil pessoas durante os quatro dias”, diz o secretário municipal de Agricultura, Indústria, Comércio e Turismo, Sérgio Fritzen.

Na verdade, o novo Kerb da Bergamota agrega uma das atrações da antiga Fest Feira, que é justamente a exposição agropecuária. Realizada até 2010, a Fest Feira foi extinta e dividida em eventos específicos dentro de cada segmento a partir deste ano. Um exemplo é o 1º Salão de Negócios das Micro e Pequenas Empresas de Dois Irmãos, realizado no mês passado.


Rota Colonial está preparada para vender o dobro este ano
Alcindo está confiante no sucesso do evento: Este ano estamos preparados para vender o dobro de bergamota

O Kerb Bergamota terá ainda venda de produtos coloniais, almoços festivos, jogos rurais, bailes e passeios turísticos com o tradicional Kolonistenwagen.

Alcindo Berlitz, presidente da Rota Colonial Baumschneis, destaca que a safra de bergamota este ano deve ser bem melhor e que a expectativa é vender o dobro em relação a 2010. “No ano passado vendemos em torno de 600 quilos de bergamota. Fora o que teve de saída em cucas, geléias, licores e vinhos. Este ano estamos preparados para vender o dobro”, diz ele, confiante no sucesso do evento.

Entre as novidades desta edição, está o curso de cuca de bergamota, que vai ensinar como a delícia era preparada no tempo dos nossos avós. Além disso, a área gastronômica ainda reserva quentão de bergamota, sucos e licores. Segundo Alcindo, oito colonos irão fornecer a fruta para o Kerb. Para a realização do evento, a Associação da Rota Colonial recebeu 80 mil reais da prefeitura. O dinheiro foi utilizado na montagem da estrutura, divulgação do evento e demais preparativos.

Nesta terça-feira, aliás, foi concluído o trabalho de montagem da estrutura da exposição agropecuária e amanhã, a partir das 9h30, começam a chegar os animais. A abertura oficial é na quinta-feira, às 10h.

Norberto Rübenich confere trabalhos e fica impressionado

Até o ano passado, o Kerb da Bergamota era realizado apenas no Centro Comunitário Jacob Feiten. Este ano, com o incremento da exposição agropecuária, o evento tomou o outro lado da rua e uma ampla estrutura foi montada no “potreiro” de seu Norberto Rübenich.

Esta manhã, enquanto a estrutura era montada em suas terras, o ex-prefeito de 88 anos foi conferir de perto o trabalho. “Isso aqui vai ficar muito bom. Já mudou muito e até amanhã vai mudar mais ainda. Estou contente em ceder esse espaço. Vai ser bonito. Aqui é colônia”, dizia seu Rübenich, impressionado com o tamanho do evento. Enquanto passeava pelo local, o ex-prefeito não se conteve ao ver o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Pedro Joãozinho Becker, dirigindo uma carreta agrícola.

Curioso, ele queria saber que máquina era aquela. “É uma carreta agrícola utilizada para transporte interno na propriedade”, explicou o presidente do sindicato, acrescentando que a máquina fará parte da exposição.

Depois da explicação, Pedro convidou seu Rübenich para sentar no banco do motorista e conduzir a máquina. O ex-prefeito hesitou um pouco, mas acabou se rendendo:

- Que beleza! Eu gostaria de ter um ‘troço’ desses - comentou ele, entre risos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário