Projeto do vereador Jerri Meneghetti foi assinado por todos
Jerri Meneghetti é o autor do projeto
A polêmica da farra das diárias, que estourou na imprensa nacional na semana passada, voltou a repercutir na sessão desta segunda-feira. Os vereadores destacaram o bom exemplo da Câmara de Dois Irmãos e no embalo do tema aprovaram um projeto que obriga o Poder Legislativo a divulgar seus gastos com diárias e viagens.
O projeto de lei Legislativo 016/2010, de autoria do vereador Jerri Meneghetti (PP), determina que a Câmara Municipal disponibilize em sua página na internet, um espaço voltado para dar publicidade aos gastos com diárias de vereadores e servidores em cargo comissionado, possibilitando assim o acompanhamento do cidadão com total transparência. O documento foi aprovado por unanimidade. O vereador Sérgio Fink (PSDB) elogiou a iniciativa e citou a reportagem especial publicada ontem no jornal Zero Hora, com o ranking das diárias dos legislativos gaúchos em 2009. A Câmara de Dois Irmãos aparece como uma das mais econômicas do Rio Grande do Sul, na 349ª colocação entre 496 municípios. De acordo com o levantamento realizado junto ao Ministério Público de Contas, o Poder Legislativo dois-irmonense gastou no ano passado R$ 5.665,91, o que representa 21 centavos por habitante. Deste total, R$ 2.857,21 foram gastos por vereadores, e o restante por parte de servidores da Câmara Municipal. - Nenhum vereador pediu ou participou de congressos e seminários no ano passado. Isso é motivo de orgulho para nós. Esta Câmara está fazendo o seu trabalho - comentou Sérgio Fink, que foi o presidente da casa em 2009. Eliseu Rossa (PT) também criticou a farra das diárias, registrada em cidades como Triunfo e Estância Velha. - Vereadores deste nível são batedores de carteira do dinheiro do contribuinte. Pelo projeto do vereador progressista, as diárias e passagens da Câmara deverão ser publicadas com as seguintes informações: nome do servidor ou agente político, cargo, destino da viagem, data da ida e do retorno, motivo da viagem, valor gasto com locomoção, número de diárias pagas, valor total das diárias e valor total da viagem.
PURA PIMENTA
Vereadores criticam viagem a Aracaju
E por falar em diárias, uma viagem para Aracaju, capital do Sergipe, causou polêmica na sessão de segunda-feira. Sérgio Fink (PSDB) citou a despesa que consta no balancete de julho da prefeitura, sobre participação em evento que acontece de 17 a 20 de agosto.
- Quem foi a pessoa que viajou para Aracaju, uma cidade com belas praias no nordeste brasileiro? Que benefício trará a Dois Irmãos? O que há de tão importante em Aracaju? - questionou.
O vereador Paulinho Quadri (PMDB) ironizou:
- Quem sabe não convidam o Giovani Grizotti para viajar junto - comentou ele, fazendo referência ao repórter que desmascarou a farra das diárias no Fantástico, da Rede Globo.
Edemar Rambo (PDT), que está de volta durante a licença de Jair Quilin, pediu “cautela” sobre o assunto:
- Pelo que sei, quem aprovou a viagem foi o Conselho Municipal de Educação. O vereador Joracir Filipin (PT) informou que quem viajou foi Vilson Selch, presidente do Conselho Municipal de Educação, e que ele vai representando o Vale do Sinos.
Sérgio Fink rebateu:
- Coincidentemente, Vilson é orador oficial, junto com o Léo Büttenbender, de eventos da prefeitura. É um dos amigos do prefeito, que andam com a estrela no peito. Se ele foi representando o Vale do Sinos, por que o povo de Dois Irmãos tem de pagar a passagem? - alfinetou ele.
Paulinho Quadri foi incisivo:
- Estão gastando o dinheiro público à vontade, “é o jeito deles fazer”. Isso é o poder do PT! - disparou o vereador.
A presidente Tânia da Silva (PMDB) questionou “porquê” a prefeitura não divulga fatos importantes como esse:
- Tem coisas que parece que não é interessante divulgar - comentou ela.
A vereadora Eliane Becker (PP) sugeriu que, quando voltar, o presidente do Conselho Municipal de Educação seja convidado para vir até a Câmara Municipal falar sobre a viagem para Aracaju.
Em tempo - Vilson Selch viajou ontem a Aracaju, para participar do XX Encontro Nacional dos Conselhos Municipais de Educação, que acontece de hoje até quinta-feira. Vilson é presidente do Conselho Municipal de Educação de Dois Irmãos e também coordenador regional da Associação dos Municípios do Vale do Sinos (AMVRS), que engloba 18 municípios da região. Celci Richter, que também integra o conselho dois-irmonense, destaca que o professor Vilson estará representando o município e a região, como coordenador regional, e que também viajaram para Aracaju representantes de cada um dos municípios da regional.
Paulinho Quadri denuncia venda de passagens
Paulinho Quadri (PMDB) denunciou que funcionários públicos, que ganham vale-transporte da prefeitura, estão vendendo suas passagens em Novo Hamburgo. Ele encaminhou na sessão de ontem um pedido de informações para descobrir quem é ou são os funcionários, com base da numeração das passagens que chegaram até suas mãos. O vereador também criticou os colegas do PT por não assinar o pedido junto com os demais vereadores.
- Parece que estão tentando esconder alguma coisa. Só assinam o que o prefeito manda. Eliseu Rossa (PT) não gostou:
- Hoje qualquer funcionário público é suspeito. Não concordo com isso. Tem que trazer o nome da pessoa. Por causa de um irresponsável, todos são suspeitos - declarou o vereador.
Hoje pela manhã, Paulinho Quadri entrou em contato com a redação do JDI para informar que chegaram até ele novas passagens comercializadas por funcionários e que agora pretende aguardar a resposta do seu pedido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário