quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Chuva e destruição

Temporal destelha casas, provoca enchentes e volta a causar problemas na captação do Arroio Feitoria, deixando parte da cidade sem água



Dois Irmãos viveu um fim de semana de caos. A fúria da natureza deixou um rastro de destruição na cidade. Levantamento feito nas áreas atingidas pelo temporal deste domingo contabiliza cerca de 200 pessoas desalojadas e 40 casas danificadas, além de alguns estabelecimentos comerciais.
A situação é tão crítica que o prefeito Miguel Schwengber, orientado pela Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (CONDEC), decretou situação de emergência em Dois Irmãos no início da tarde de segunda-feira. Uma notificação preliminar de desastre será enviada à Defesa Civil de Porto Alegre. O município quer tentar conseguir telhas para suprir parte do prejuízo às famílias.
A área mais atingida pela chuva de granizo e pelo vendaval foi dos bairros Portal da Serra e Bela Vista e o Loteamento Picada 48. Dezenas de famílias ficaram com as casas alagadas e outras só não ficaram na rua porque puderam contar com a solidariedade de amigos e familiares.
Desde a meia-noite de sábado até a madrugada de hoje, o Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil e a prefeitura trabalharam para ajudar as famílias vítimas do vendaval e da enchente no bairro Portal da Serra.
De acordo com dados do Corpo de Bombeiros, 25 casas ficaram destelhadas e 13 árvores tiveram que ser cortadas e retiradas da BR 116 e de ruas da cidade. Além disso, outras 10 casas e comércios ficaram alagados e três postes de energia caíram - um chegou a pegar fogo na Picada Verão. O sentimento de perda e desespero tomou conta das famílias atingidas. Bombeiros e amigos só conseguiam amenizar um pouco do pânico. Amigos ofereciam a casa para famílias inteiras passarem a noite e bombeiros colocaram lonas no telhado para diminuir o prejuízo.
Outros bairros também foram atingidos pela força do temporal. Na Vila Becker a água quase invadiu casas. No Clube União, o domingo foi de muito trabalho. A chuva inundou a copa e a cozinha. Os campos de futebol e de areia também ficaram alagados. “Fazia 20 anos que não chovia tanto assim. Isso aqui tudo ficou inundado”, comenta Roque Blume, o Lins, presidente do União, apontando as áreas mais atingidas.

Desespero de quem
perdeu parte da casa

O vendaval arrancou o telhado da residência do casal Altecir José e Simone Bruski. Amparada por amigos e familiares, Simone estava inconformada. “Não acredito, está tudo molhado, telhado arrancado, estamos desabrigados”, disse ela, ainda muito abalada.
O pânico de Simone foi tanto ao ver sua casa destruída, que chegou a desmaiar. “Estamos comovidos com a situação dela. Temos que ajudar eles”, comentou uma amiga. O marido Altecir também com a ajuda de todos retirou roupas e itens menores da casa na tarde de ontem. “A gente estava dormindo quando começou a chover e ventar muito e até a cair granizo”, disse ele.
Outras quatro casas em volta também tiveram parte do telhado arrancado com a força do vento. Maria Juliana Scholl passou a noite em claro. “Foi desesperador. Vento forte, granizo e daqui a pouco deu um clarão e as telhas voaram. A água invadiu a casa minha casa. Deu uns 10 centímetros de altura. Logo quis tirar os móveis menores e colocar para a garagem que fica ao lado, mas quando fui abrir a porta, o telhado também foi arrancado. Foi colocado lona, mas não consegui dormi. Passei a noite preocupada”, contou a moradora.



Enchente alaga casas e
moradores precisam sair

Uma enchente deixou parte do bairro Portal da Serra alagada ontem. Arline Anita Sieb e a filha Dandara Bender tiveram que deixar a casa na rua Montenegro. Elas moram no porão que ficou com 40 centímetros de água. De pés de calços e água até o joelho, Arline retirava os móveis da casa com a ajuda de amigos e parentes. “Moro aqui desde 2001 e a água nunca tinha chegado na porta. Fui levar as roupas e móveis para a casa dos meus pais que fica em cima”, contou.
Na rua lateral a BR 116, também no Portal da Serra, Severino Felix Reis e a família estavam abaixo de chuva dentro de casa. Apenas um cômodo não teve o telhado arrancado pelo vendaval. “Acordei com a ventania e fui fechar uma vidraça. Nisso, deu um barulho muito forte e parte do telhado foi arrancado. Não sei ainda como vamos conseguir dormir aqui dentro”, contou Lovane Schneider. Na parte que ainda tinha telhado, as goteiras também não davam trégua. “Tivemos que espalhar bacias. Estamos desesperados”, relatou.

Nível do rio baixou
e algumas famílias não
quiseram sair de casa
Defesa Civil, bombeiros e prefeitura foram até o local da enchente na tarde de ontem e ficaram assustados com a situação. O nível da água já havia invadido algumas casas ribeirinhas ao rio.
Caminhões da prefeitura e bombeiros foram novamente ao local por volta das 17h para retirar as famílias e levá-las para o ginásio do bairro. O tenente Maicá chegou a conversar com as famílias, mas elas não quiseram sair, alegando que o nível já tinha baixado. “Nós somos bombeiros e estamos aqui para ajudar. O nível baixou mas se a noite chover forte a água vai voltar e invadir as casas e daí, dependendo a situação, não conseguiremos entrar aqui de carro. Se tivermos que tirar vocês de barco será muito perigoso”, alertou o comandante. Mesmo com o alerta, algumas famílias resistiram. Outras foram para casas de parentes próximos. Os bombeiros continuaram monitorando o local e até a manhã de segunda, o nível estava sob controle.

Barrancos também
desmoronaram na BR 116 e
prejudicaram o trânsito

No final da noite de ontem, dois barrancos desmoronaram na BR 116, na divisa entre Dois Irmãos e Morro Reuter. Os bombeiros trabalharam até tarde da noite e retiraram o barro com pás para liberar parte do trânsito na rodovia. O secretário de Obras, Willy Schneider, também esteve hoje pela manhã no local com uma retro-escavadeira. “Mas não temos como mexer. O local é de competência do Denit e já entrei em contato com eles. Estamos esperando um retorno e enquanto isso o local ficará sinalizado”, informou ele.

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Agora tudo é Kerb!



Dois Irmãos já está no clima do Kerb de São Miguel. A festa mais antiga do Estado, que completa 180 anos de tradição em 2009, começa oficialmente nesta sexta-feira, com o Kerb da Melhor Idade na Sociedade Santa Cecília. A programação segue até a terça, 29 de setembro, Dia de São Miguel, o santo padroeiro da cidade.
Com a previsão de tempo bom no fim de semana, a expectativa é de grande público. O prefeito Miguel Schwengber acredita que mais de 30 mil pessoas devem passar por Dois Irmãos durante os cinco dias do evento, que terá novidades.
- Nossa expectativa é muito positiva, estamos organizando bem o Kerb deste ano. Fechamos uma boa parceria com a Schincariol e com as entidades que estão junto na organização do evento - diz o prefeito, citando a Fundação Assistencial de Dois Irmãos, a Liga Feminina de Combate ao Câncer, a Apae e a Rota Colonial.
Miguel destaca a ampliação da estrutura física:
- Ampliamos a área coberta da festa junto ao Largo Felippe Seger Sobrinho, o que vai proporcionar maior conforto para as pessoas. Outra novidade é que também haverá pontos de venda de chope ao longo da Av. São Miguel. Além disso, os ambulantes, aquele pessoal que vende cachorro-quente e churrasquinho, vão estar em “ilhas” específicas para trabalhar, todos com alvará, devidamente licenciados e liberados - afirma o prefeito.
O custo total estimado para a realização do Kerb de São Miguel é de 72 mil reais, segundo Miguel.
- A despesa da prefeitura este ano será menor. A Schincariol bancou 30 mil na montagem da infra-estrutura da festa, e a despesa da prefeitura deve ficar em torno de 42 mil - informa Miguel, lembrando que parte do lucro com a venda de chope será repassado às entidades organizadoras do evento.
O Kerb estará concentrado no Largo Felippe Seger Sobrinho, local do palco principal. Mas a festa também terá atrações ao longo Av. São Miguel e na Praça do Imigrante. O grande público é esperado no fim de semana. A programação oficial terá bailes, apresentações culturais e um desfile de carros alegóricos no sábado e no domingo, a partir das 14h. No sábado tem também o tradicional Kerb dos grupos festivos, que se concentram na área central. Na segunda-feira, apesar de não ser feriado, a festa segue com o Kerb das Crianças e Baile da Terceira Idade.
O Kerb encerra oficialmente no feriado de terça-feira, 29 de setembro, Dia de São Miguel, com destaque para a alvorada festiva às 6h da manhã e as celebrações religiosas a partir das 8h30. Durante o dia a programação continua no Largo Felippe Seger até as 21h.

Alerta para o Kerb

Trabalho para manter a cidade limpa e combater os mal educados será redobrado no fim de semana



A cidade está em contagem regressiva para o 180º Kerb de São Miguel.
Muita música, diversão e chopp prometem animar os dois-irmonenses e visitantes de 25 a 29 de setembro.
No entanto, a falta de conscientização de muitas pessoas preocupa. Garrafas jogadas nos canteiros, flores destruídas, copos plásticos espalhados pela rua e tocos de cigarro no chão compõem cenário frequente na Av. São Miguel, principalmente nos finais de semana.
A sujeira é comum sempre que alguma festa é realizada no Centro da cidade. Para o comerciante Sérgio Mosiaga, que tem loja na São Miguel, a falta de educação é lamentável. “Enquanto alguns zelam pelo patrimônio público, outros destroem. Sempre que tem alguma festa na Sociedade Atiradores, na Santa Cecília ou na Twin’s, por exemplo, o dia amanhece e a rua é uma sujeira só. Mas não acho que podemos condenar quem está promovendo as festas. O grande problema é a falta de educação das pessoas. Será que esses que estão sujando o Centro gostariam de ter todo esse lixo na frente de sua casa?”, questiona o comerciante.
Neste fim de semana, o trabalho será redobrado para deixar a cidade limpa durante o Kerb de São Miguel, quando são esperados milhares de visitantes. De acordo com o secretário de Serviços Urbanos, Marco Antônio da Silva, haverá uma equipe de seis a oito pessoas fazendo o recolhimento do lixo já durante a festa. “Nos quatro dias - sábado, domingo, segunda e terça - haverá um pessoal trabalhando no recolhimento. Serão espalhadas de 20 a 30 bombonas (lixeiras) para facilitar a coleta do material”, diz ele. Nos finais de semana, normalmente um funcionário da prefeitura cuida da limpeza da rua no centro. Desta vez, porém, após as festas serão duas pessoas fazendo o serviço. “O recolhimento durante a festa é no sentido de reduzir o trabalho depois”, acrescenta Marcão.
Recentemente, o secretário recebeu muita reclamação de moradores do Centro em relação a destruição de floreiras. Marcão diz que no domingo pela manhã entrou em contato com o proprietário de um estabelecimento e fez uma notificação. “A médio prazo faremos uma parceria com esses estabelecimentos, para juntos resolver a situação do lixo depois das festas”, conclui ele.

População reclama de buracos

Bairro Travessão concentra maior parte das reclamações



A situação precária de várias ruas e avenidas da cidade tem gerado reclamação dos moradores. Não são poucos os motoristas que precisam desviar dos buracos para não estragar o carro. O calçamento muito irregular ajuda a piorar a situação. E o perigo é ainda maior para os motoqueiros.
As principais reclamações são relacionadas ao estado das ruas do bairro Travessão. Um dos buracos mais críticos fica no final da rua Albano Hansen. Para desviar, os motoristas precisam passar na contramão. Os problemas seguem ao longo da via. Na entrada da Aloysio Maldaner, também no Travessão, outro buraco atrapalha carros e motos que passam pelo local.
Moradora do Travessão há 20 anos, a dona de casa Vera Silveira critica a má conservação das ruas. “Este buraco na Albano Hansen já está assim há meses. À noite é pior ainda, porque quem não conhece a rua, não vê o buraco e acaba passando, correndo o risco de estragar o carro”, comenta dona Vera.
Para Joana Rinker, é difícil encontrar uma solução. “Não sei o que pode ser feito para melhorar. A rua (Albano Hansen) é muito ruim, e é um problema constante. Alguns falam em asfalto, mas isso seria ainda pior. Com o calçamento neste estado, muitos carros já passam voando por aqui. Com asfalto, seria ainda pior”, acredita Joana.
Buracos nos paralelepípedos e no asfalto não são exclusividade do Travessão. A Avenida do Parque, no bairro Primavera, é outra que deixa muitos motoristas indignados. Além dos buracos, a irregularidade do calçamento, principalmente no trecho próximo à passarela, exige atenção redobrada.

O QUE DIZ A PREFEITURA
O secretário de Obras, Willy Schneider, disse que esta semana chegou a passar pelas ruas onde a reclamação é maior. “Na Avenida do Parque, realmente a situação está crítica. Estamos esperando passar o Kerb e o tempo melhorar para tapar os buracos. Não adianta fazer o serviço em dias de chuva”, afirma ele.
Quanto ao bairro Travessão, Willy explica que o buraco mais crítico, no final na rua Albano Hansen, foi aberto para conserto na rede de esgoto. “Neste caso precisamos esperar de dois a três meses para a terra firmar. Vou passar nesta rua de novo e ver o que podemos fazer”, explica o secretário, lembrando que alguns buracos nos bairros foram abertos pela Corsan para conserto da rede de água. “Mas eles também precisam esperar no mínimo dois meses para fechar e, quando eles abrem, a responsabilidade é da Corsan de fechar”, conclui ele.

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Câmara devolverá mais 240 mil reais para investir no asfalto da Rua Goiás

O anúncio foi feito na sessão de segunda-feira pelos vereadores Sérgio Fink e Jerri Meneghetti


A Câmara de Vereadores de Dois Irmãos vai devolver mais 240 mil reais para a prefeitura realizar obras na cidade. A atitude demonstra o comprometimento do Poder Legislativo em fazer economia com o dinheiro público para atender as principais reivindicações da comunidade.
Este será o terceiro cheque repassado à administração desde o início do ano. Antes, a Câmara já havia devolvido 250 mil reais para a construção de um posto de saúde no bairro São Miguel e 187 mil para a aquisição de um ônibus escolar. Os recursos vêm do percentual a que o Poder Legislativo tem direito no Orçamento Municipal 2009.
O anúncio da nova devolução foi feito pelo vereador Jerri Meneghetti (PP), na sessão desta segunda-feira. Ele apresentou uma indicação para que a prefeitura invista este valor no asfaltamento da Rua Goiás, no bairro São João. O documento foi assinado por todos os vereadores.
- Esta casa, através de uma gestão que preserva sua economia, estará devolvendo mais 240 mil reais. Vamos fazer uma indicação para que este recurso seja utilizado no asfaltamento da Rua Goiás em toda a extensão que for possível. Se for necessário mais recursos, que a prefeitura faça a complementação, pois trata-se de uma reivindicação antiga da comunidade - disse Jerri.
Em seguida, o presidente Sérgio Fink (PSDB) subiu na tribuna com o cheque de 240 mil que será repassado à prefeitura (foto). Ele também destacou os repasses anteriores, lembrando que já passaram 150 dias da devolução dos 250 mil para o posto do São Miguel e 60 dias da devolução dos 187 mil para o ônibus escolar.
- Até agora nada foi feito, mas sei que a prefeitura está se empenhando - comentou ele.
Sérgio elogiou os vereadores na parceria que todos têm tido com o Poder Executivo:
- Quero destacar o empenho desta casa, principalmente na redução de despesas. O Poder Legislativo tem direito a 6% do Orçamento, mas até agora está usando 0,99%, ou seja, está 500% abaixo do limite permitido - afirmou ele.
- A Câmara está fazendo sua parte. Nós reduzimos salários de forma significativa. A conta de telefone caiu abaixo da metade; antes dava 950, 980 reais, e hoje está em 400 e pouco. As diárias também diminuíram mais que a metade. E estamos fazendo isso com o empenho de todos os vereadores, pois esta Câmara vai ser exemplo para todo o Rio Grande do Sul – concluiu o presidente Sérgio.
Na sessão desta segunda-feira, os vereadores ainda aprovaram o projeto de Lei 143/2009, sobre pavimentações com bloco de concreto. O documento autoriza a prefeitura a realizar obras nas ruas projetadas dos loteamentos que optarem pela pavimentação com este material.
A próxima sessão será no dia 30 de setembro, com uma homenagem a todos os prefeitos e vereadores.

Gerente da Corsan na sessão

Márcio Contti justificou os problemas no abastecimento


O gerente da Corsan, Márcio Contti, esteve na sessão desta segunda para prestar esclarecimentos sobre a falta de água registrada nos finais de semana dos dias 5 e 12 de setembro. Ele reiterou que o problema na bomba de captação foi causado pela sujeira trazida pelas chuvas e que a Corsan teve de esperar o nível do arroio baixar para resolver.
Na sessão da semana passada, vereadores da situação acusaram o gerente de demonstrar pouco interesse em resolver o problema. Márcio rebateu:
- Não fiquei de braços cruzados para que tal fato acontecesse. Nossa equipe trabalhou incansavelmente.
O vereador Paulinho Quadri (PMDB) elogiou o esforço do gerente e sugeriu a colocação de uma proteção em volta das bombas. Jair Quilin (PDT) questionou por que a tal proteção nas bombas não foi feita antes e levantou até a possibilidade de boicote ao novo gerente.
- A proteção já existe, é o que chamamos de crivo. Mas como tivemos uma chuva de quase 15 dias, não foi possível evitar o problema - afirmou Márcio.
O gerente da Corsan informou ainda que Dois Irmãos tem um consumo diário de 5 milhões de litros de água e que, quando há um problema no abastecimento, a reserva pode suprir a demanda por até um dia e meio.
- A Corsan presta um bom serviço, tanto que a prefeitura já estuda passar para a companhia a água de loteamentos como Bonamigo e Travessão Rübenich. O que nos deixa chateados, é quando passamos nas ruas e vemos as pessoas lavando calçadas com lava-jato. Fiquei sabendo de um grande prédio no Centro em que foram lavadas todas as garagens bem nos dias em que tivemos problemas - lamentou o gerente Márcio, sugerindo ao Poder Legislativo a criação de um projeto para que toda residência tenha pelo menos um reservatório de 1.000 litros.
Por fim, o presidente da Câmara, Sérgio Fink (PSDB), destacou que a nova captação dois-irmonense deve ser concluída dentro de 180 dias. Na semana passada, ele esteve em audiência com o presidente da Corsan.
- Ele assinou na minha frente a licitação da obra. Com a nova captação, a capacidade de vazão vai praticamente dobrar, passando de 45 litros de água por segundo para 70 litros por segundo. Devem ser investidos de 600 a 700 mil reais na conclusão da obra – informou o presidente.

Vândalos atacam cemitério


Mais uma vez, o Cemitério Católico do Centro foi alvo de vandalismo no fim de semana. Desta vez, foram atacadas as sepulturas dos padres. Na manhã de domingo, o morador Victor Lehnen encontrou as sepulturas quebradas. As cruzes da parte superior foram arrancadas (foto).
- É uma vergonha! Um ato desses só pode ser cometido por gente que não tem o que fazer da vida - comentou o morador.

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Dois Irmãos na luta contra o câncer infantil


No último sábado foi realizada a 3ª Corrida Pela Vida de Dois Irmãos. Cerca de mil pessoas se uniram a causa e percorreram a pé as avenidas 25 de Julho e São Miguel. A ação social, que tem como objetivo arrecadar fundos para o Instituto do Câncer Infantil do Rio Grande do Sul, contou com a participação especial do personagem Radicci, interpretado pelo cartunista Iotti.
Parte da arrecadação será repassada para a Liga Feminina de Combate ao Câncer de Dois Irmãos. A corrida é uma causa nobre e reuniu pais e filhos. O espírito familiar prevaleceu na edição deste ano. A largada e chegada foram na Praça do Imigrante. O evento contou com apresentações da banda marcial da escola municipal Primavera, da unidade educativa Pingo de Gente e distribuição de brindes aos participantes.
Foram vendidas 2.700 camisetas. Quem ainda quiser adquirir o valor é de 12 reais. Os locais de venda são Clarinha Modas, Feito Você, sede da Liga Feminina, Siclei Modas, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Trecos & Trecos, Supermercado Pague Poko e Supermercado Weiler.

Xadrez Campeão Gaúcho

Dois Irmãos tem cinco jogadores campeões gaúchos de xadrez



Dois Irmãos brilhou nas finais do Campeonato Estadual de Xadrez para Menores 2009, disputado no último sábado, em Novo Hamburgo. A equipe da Associação Cultural e Esportiva Dois-Irmonense de Xadrez (ACEDIX) teve cinco campões gaúchos e cinco vices nas seis categorias em disputa. O desempenho inédito coloca Dois Irmãos em posição de grande destaque no esporte.
Os campeões foram Pedro Henrique Klein e Fabíola Berwian na categoria Sub-08; Alencar Santos na Sub-14; Andréia Engelmann na Sub-16; e Guilherme Hoos na Sub-18. Além disso, Dois Irmãos alcançou mais cinco vices, com José Pedro Costa Curta na Sub-08; Anelise Engelmann e Rodrigo Pavanello na Sub-12; Jacson Oliveira e Vanessa Mezzomo na Sub-16. No total, a ACEDIX participou das finais com 20 jogadores. Para o professor Leonel Dornelles, presidente da ACEDIX, os ótimos resultados mostram que Dois Irmãos também é um celeiro de craques no xadrez.
- Tudo isso é fruto de um trabalho a longo prazo e de um planejamento bem feito no ano passado e este ano. Sem contar a diposição dos alunos, que têm aula até em domingos - comenta ele.
Leonel destaca ainda o investimento feito para trazer grandes mestres do xadrez para ensinar os jovens alunos.
- Muita gente de qualidade tem vindo dar aula aqui. No próximo fim de semana, dias 27, 28 e 29, vamos trazer o mestre uruguaio Luiz Rodi. Aliás, escolas interessadas em participar já podem entrar em contato com a gente - diz ele, acrescentando que a principal meta para 2010 é classificar o maior número possível de jogadores para o Panamericano de Xadrez, que será em Novo Hamburgo.
Além dos premiados, também competiram no último sábado Luís Henrique Kamphorst, Tiago Encarnação, Antônio Costa Curta Júnior, Cleiton Delevatti, Roger Monteiro Costa, Jéferson Guilherme Oliveira, Irvin Amaral, Renato Pavanello, Pietra Hoppen Vier e Taine De Conto.
Na foto, os campeões gaúchos Fabíola (Sub-08), Pedro Henrique (Sub-08), Alencar (Sub-14), Andréia (Sub-16) e Guilherme (Sub-18) com o professor Leonel.

Vitória do Grêmio

Equipe Sênior do Tricolor fez 3 a 2 na Seleção de Dois Irmãos em partida festiva realizada domingo





Deu Grêmio no amistoso festivo em comemoração aos 50 anos de emancipação. Grande público compareceu à Baixada Setembrina na manhã do último domingo para acompanhar a partida entre a equipe sênior do Tricolor gaúcho e a Seleção de Dois Irmãos, formada por atletas veteranos de 7 de Setembro, União e Vila Rosa. No final, a vitória foi da equipe gremista pelo placar de 3 a 2.
O resultado pouco importou, pois o confronto valeu pelo clima de festa. A seleção dois-irmonense, comandada por Pinduca, Canhoto e Renato Lampert, começou o jogo com Claiton, Aldair, Luciano, Maurício e Valde; Zé, Wilson Grezzana, Sanches e João Paulo; Edo e Póka. Também atuaram no decorrer da partida Luciano Scholl, Remi Olbermann, Lins, Dirceu Fleck, Eltinho, Altemir, Pinguin, Afonso e Marquinhos. O massagista foi o popular Pogas do União.
Pelo lado do Grêmio, que teve como grande anfitrião o dois-irmonense Leandro Wendling, jogaram ex-atletas como China, Raul, Paulo César Magalhães, Almir, João Antônio, Luís Eduardo, Ademir Maria e Tarciso. O zagueiro Leandro Wendling, aliás, campeão da América e do Mundo, recebeu uma homenagem especial do 7 por sua trajetória no esporte.
Em campo, as duas equipes fizeram um confronto equilibrado, que terminou 3 a 2 para o Grêmio. O lateral Raul, duas vezes, e o atacante Almir, marcaram para o Tricolor. A Seleção de Dois Irmãos teve um gol contra e outro marcado por Sanches, jogador do 7 de Setembro.

Show de máquinas

IV Encontro de Carros Antigos de Dois Irmãos é sucesso


Grande público prestigiou o IV Encontro de Carros Antigos de Dois Irmãos, neste sábado e domingo, junto à Praça do Imigrante. O evento, promovido pelo Clube de Carros Antigos de Dois Irmãos (CCADI), com o apoio da prefeitura, reuniu apaixonados por carros de várias cidades do Estado.
Além da beleza das relíquias automotivas, o Encontro de Carros Antigos também teve espaço para o bom humor da turma do Esta Mia Rider, de Garibaldi. O grupo se apresenta em várias cidades com verdadeiras carroças feitas de sucata e um figurino todo especial. A turma do Esta Mia Rider tem mais de 10 anos de história e já foi destaque até no Programa do Faustão, exibido pela Rede Globo, no ano passado.
Entre as “máquinas”, estão uma espécie de “carro-tatu”, feito com pipa de vinho, e a “moto-privada”, que tem até descarga. Sem contar a capela motorizada e uma geringonça que carrega um caixão junto. O desfile do Esta Mia Rider foi a sensação da tarde deste domingo, atraindo grande público.

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

PERIGO!

Moradores reclamam da imprudência dos motoristas nas ruas com asfalto





Não é de hoje que muitos moradores reclamam da imprudência dos motoristas. Ultrapassagens inadequadas, velocidade acima do permitido e desrespeito com os pedestres são algumas das inúmeras queixas. E não é somente na BR 116 que os motoristas abusam.
Em muitas ruas asfaltadas dentro da cidade, como João Klauck, Porto Alegre e Esteio, manobras arriscadas são constantes. Mas é a Estrada Campo Bom a campeã de reclamações. Vários acidentes já foram registrados na via, que não tem iluminação nem calçadas. O caso recente mais grave foi registrado em abril deste ano, quando o pedestre Diego Rafael dos Santos Bolico, de 24 anos, morreu após ser atropelado por um motoboy na Estrada Campo Bom. O acidente aconteceu por volta das 21h10, em um trecho onde não há iluminação pública. Nesta sexta-feira, dia 18, tem início a Semana Nacional do Trânsito de Dois Irmãos, que terá Caminhada pela Paz no Trânsito no dia 25. E é essa paz que muitos moradores buscam para ter mais tranquilidade nas ruas da cidade.
Moradora do bairro São João, Lúcia Engelmann Kuhn procurou a redação do JDI para denunciar os absurdos cometidos por muitos motoristas. “Os carros passam voando, não respeitam nada”, diz ela. Diariamente, a moradora passa a pé pela Estrada Campo Bom para chegar ao Centro, onde trabalha. “Esse é o horário que os ônibus das empresas estão passando. Eles quase voam por cima das pessoas. Em dias de chuva, a água fica parada em alguns pontos, e os motoristas passam nas poças e molham todo mundo. E ainda acham bonito, ficam rindo da nossa cara. Semana passada, um ônibus passou tão rápido que meu guarda-chuva voou com a força e fiquei toda embarrada. Já tivemos acidente com morte aqui, não sei o que estão esperando para fazer alguma coisa”, reclama Lúcia, muito indignada.
Nos horários de pico, quando os funcionários das fábricas vão ou voltam do trabalho, o trânsito fica ainda pior. A costureira Maria Correa Goulart, de 58 anos, reclama da falta de respeito com os pedestres. “É um carro atrás do outro. E um tentando andar mais rápido que o outro. Às vezes temos que correr pro mato pra não ser atingido. Colocaram ‘olho de gato’ em alguns pontos da estrada, mas isso não ajudou em nada. Passam voando por eles, sem respeitar nada”, afirma.
Para o auxiliar de produção Alex de Souza, que mora no São João, a falta de iluminação e de calçadas torna a rua ainda mais perigosa. “À noite vamos para o Centro por aqui, e a situação é ainda pior. É tudo escuro. Todo mundo caminha na rua e não enxerga nada. E os carros ainda em uma velocidade incrível. Quando percebemos, eles já estão em cima da gente”, comenta Alex.

“Motoqueiros andam pela calçada
na João Klauck”,
diz moradora

Por ser uma entrada secundária a Dois Irmãos, a Av. João Klauck é uma das mais movimentadas da cidade. E com o movimento aparecem também inúmeras infrações de trânsito.
Esta manhã, enquanto a redação do JDI conversava com moradores do local, várias imprudências foram observadas. Carros e caminhões dividem a rua estreita fazendo ultrapassagens em alta velocidade, arriscando a vida dos pedestres e de outros motoristas que vêm no sentido contrário. Moradora da avenida há 28 anos, Maria Valida Wagner conta que a família está pensando em vender a casa e se mudar para um lugar mais tranquilo. “Até parece que a João Klauck não existe para nossas autoridades, porque ninguém faz nada para mudar esse trânsito horrível. Toda semana tem algum acidente. Por essa avenida passa grande parte do movimento da cidade. Temos aqui muitas empresas, postos de gasolina e é uma entrada para o município. Os ônibus passam voando, caminhões, carros e motoqueiros não respeitam nada. Nas horas de pico, os motoqueiros chegam a subir pela calçada. Sem falar da sujeira que toma conta da calçada, que só temos de um lado da via”, diz ela.

Calçada e iluminação pública
A vereadora Eliane Becker passa diariamente na estrada Campo Bom e conhece bem a situação do trânsito no local. “Tem empresa, tem o ginásio da Vila Becker, a creche no São João, enfim, todo dia circulam muitas pessoas. Há anos os moradores estão pedindo iluminação pública, pois à noite o perigo é maior ainda. Há necessidade de uma calçada em toda extensão, pelo menos em um dos lados da via. Quando foi feito o asfalto, o Estado tinha deixado o espaço da calçada com preenchimento de brita. Mas não foi mantido e o mato tomou conta”, diz ela. Para a vereadora, só será possível acabar com a imprudência colocando um redutor de velocidade com radar. “Os tachões em frente à Via Sole não são respeitados. Carro pequeno até respeita, mas ônibus e caminhões passam voando. Quebra-mola não pode porque a estrada é estadual. A saída seria um radar”, conclui.

“Quebra-molas salvam vidas”
Para o vereador Paulinho Quadri, a solução para coibir o excesso de velocidade é colocar quebra-molas. “Já enviei 11 projetos de quebra-molas e todos foram colocados. Não tem outro jeito. Parte da Av. Porto Alegre está intransitável porque o quebra-mola que tem lá é infantil, é pequeno, o pessoal passa voando. Tem que colocar o melhor que tem para o povo se conscientizar”, destaca Paulinho, que mora na Porto Alegre. “Tem gente que dirige que não podia ter carteira. São uns irresponsáveis”.

Dois caminhos: educar e fiscalizar
Na opinião do tenente Nilton Tavares, comandante da Brigada Militar, há duas formas de controlar o trânsito: educar e fiscalizar. “A Brigada não tem como agir sem um equipamento para controlar o excesso de velocidade. Há três meses sugerimos que a prefeitura coloque no orçamento plurianual um radar no trecho da estrada Campo Bom. Com isso, se o limite é 40 ou 50 km por hora, e o condutor passa a 70km/h, já fotografa e ele recebe a multa em casa. Isso ajuda a conscientizar”, destaca ele.

Radar previsto no Orçamento 2010
O chefe do Departamento Municipal de Trânsito reconhece o problema. “Eu, particularmente, já recebi de 50 a 60 ligações de pessoas reclamando do excesso de velocidade”, diz Mauro Agostini, chefe do Departamento de Trânsito, destacando que a instalação do radar está prevista no orçamento para 2010. “Não podemos colocar isso como uma promessa, pois daqui a pouco entra alguma outra coisa, e não podemos cumprir. Mas temos essa previsão”. Ele também reconhece os problemas na Av. João Klauck, onde se estuda um projeto de alargamento da via.

Corsan promete concluir nova captação


O presidente da Câmara de Vereadores de Dois Irmãos, Sérgio Fink, esteve em audiência com o presidente da Corsan, Mário Freitas, nesta quarta-feira, em Porto Alegre. O encontro para tratar da conclusão da nova captação contou com a participação de Ademir Schenider, diretor da Sulgás; e Arnaldo Kney.
- O presidente da Corsan determinou imediata licitação para a conclusão desta obra, inclusive ele já disse de onde sairá o recurso. O prazo entre a licitação e a conclusão do trabalho é de 180 dias, mas a gente vai se esforçar para que isso ocorra antes - disse Sérgio.
A obra está parada há mais de um ano, restando concluir a instalação das bombas, da parte elétrica e hidráulica.


Semana para aprender sobre a cultura gaúcha


A Semana Farroupilha também é uma boa oportunidade para aprender sobre a cultura gaúcha. A ACTG Portal da Serra recebe diariamente a visita de alunos.
Na manhã desta quinta-feira, uma das entidades visitantes foi a escola municipal Albano Hansen, do Travessão. Com a maior parte dos meninos pilchados e as meninas com belos vestidos de prenda, a garotada cantou, dançou, conheceu a exposição de objetos gaúchos e assistiu uma palestra. Participaram crianças da educação infantil, do 1º ano e do grupo de danças. Coordenado pela professora Letícia Soares, a escola iniciou este ano os ensaios do seu grupo de danças gauchescas. Hoje foi a primeira vez que eles visitaram a ACTG. Além de manter a tradição, a professora destaca que os ensaios também ocupam a criançada. “Enquanto eles estão dançando, se mantêm longo de coisas ruins”, diz ela.

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Kerb de São Miguel é a próxima atração

Depois do cinquentenário e em meio à Semana Farroupilha, Dois Irmãos já se prepara para sua mais tradicional festividade



A cidade já está em contagem regressiva para o mais antigo e tradicional Kerb do Rio Grande do Sul. Este ano, o “Michelskerb” completa 180 anos de história, e a festa terá bailes, celebrações religiosas, desfile de carros alegóricos e distribuição de spritzbier, além do melhor da gastronomia e da música típica alemã.
A programação começa na sexta-feira, dia 25, com o Kerb da Melhor Idade, e segue até terça, dia 29, com encerramento previsto para 21h. Nos demais dias, a programação encerra às 19h. A estimativa dos organizadores é reunir público de até 35 mil pessoas.
A festa estará concentrada no Largo Felippe Seger Sobrinho. Este ano a estrutura será ampliada. Na travessa entre a Sociedade Santa Cecília e o Largo Felippe Seger, também será colocada uma cobertura com lona e a copa ficará na rua para liberar maior espaço na estrutura de shows. O trânsito de veículos no local deve ser interrompido já nesta quinta-feira, quando começa a montagem da estrutura. Apesar da concentração no Largo Felippe Seger, o Kerb deste ano será mais descentralizado, evitando aglomeração de público em apenas um ponto. A festa seguirá pela Travessa Lipinsky e continua na Av. São Miguel até o Palco Móvel.
Na São Miguel o trânsito será interrompido a partir do Palco Móvel. A festa segue ainda o caminho de pedestres Aloysio Jacó Büttenbender, atravessando a Av. 25 de Julho e continua na Praça do Imigrante.
Na Av. 25 de Julho, o trânsito será interrompido a partir do Supermercado Dois Irmãos. No Palco Móvel e na Praça do Imigrante também haverá copas.
O chopp Nova Schin será vendido a R$ 3,50, mesmo preço da cerveja em lata de 350 ml. A água mineral com ou sem gás de 550 ml e o refrigerante lata custará R$ 2,00, e o suco em garrafa de 450 ml, R$ 2,50.

DESFILE
Nos dias 26 e 27 haverá desfile de carros alegóricos. Haverá carroças e tratores distribuindo spritzbier. O 1º carro será do Navio Cecília; o 2º das Etnias; o 3º das Princesas; o 4º da Rainha; e duas carroças com pinturas e uma espécie de carruagem. Por fim, haverá um trator puxando carretas e distribuindo 600 litros de spritzbier nos dois dias. A saída será na esquina da Av. 25 de Julho com a Irineu Becker, seguindo até a Travessa São José, entrando na São Miguel e retornando pela 10 de Setembro. A bebida será produzida pela Rota Colonial e Fundação Assistencial.

CICLOBIER
O Ciclobier é equipado com sistema de chopeira dupla e resfriamento na temperatura ideal, tem som ambiente, é abastecido a cada volta com um barril de 30 litros de chopp, possui 7 bancos e uma estrutura de bar em cada lado do veículo, totalizando 14 passageiros. O valor da passagem é R$ 5,00 + as fichas de consumo “opcional”. O ciclobier funcionará dias 26, 27, 28 e 29.

SAIBA MAIS
- A praça de alimentação ficará a cargo da APAE, da Liga Feminina de Combate ao Câncer e Fundação Assistencial de Dois Irmãos. As três entidades serão beneficiadas com parte da renda.
- Haverá dispensários de álcool em gel e banheiros no complexo principal do Kerb.
- Haverá estande da saúde para informações e atendimentos, com ambulância de prontidão.
- Segurança com apoio de 45 homens do Pelotão de Operações Especiais da Brigada Militar.
- Na Praça do Imigrante haverá feira de artesanato, brinquedos infláveis e bandinha típica.




Dois Irmãos pretende vacinar 1.700 crianças contra paralisia


Neste sábado, dia 19 de setembro, acontece a segunda dose da vacinação contra a poliomielite, ou paralisia infantil, como é mais conhecida. Todas as crianças com menos de cinco anos devem receber a segunda dose da vacina.
Para atingir a meta de imunizar 1.749 crianças, a Secretaria de Saúde de Dois Irmãos terá 15 pontos de vacinação espalhados pela cidade. No dia 20 de junho, quando aconteceu a primeira dose, mais de 100% da meta do município foi alcançada. Para fazer a vacina, é preciso levar apenas a carteirinha de vacinação da criança.
Durante esta semana, uma equipe da Secretaria de Saúde está percorrendo as Unidades de Educação da Fundação Assistencial de Dois Irmãos e escolas particulares para vacinar as crianças com menos de cinco. De acordo com a coordenadora de imunização do município, enfermeira Miriam Lehmann, o horário de vacinação nas unidades educativas dos bairros São João, Beira Rio e Bela Vista serão definidos pelas equipes do Programa Saúde da Família (PSF). As imunizações nas escolas começaram na tarde desta quarta, quando foram vacinadas as crianças das escolas Bruxinha Faceira e Sesi - Crescer.
As crianças das demais unidades da FADI serão vacinadas na manhã desta quinta, assim como os alunos da escola Criança Feliz. Amanhã à tarde, os alunos com menos de 5 anos do Colégio Imaculada Conceição serão imunizados.
No sábado, durante a 3ª Corrida Pela Vida de Dois Irmãos, haverá uma equipe da Secretaria de Saúde realizando a vacinação das 13h30 às 16h30 no Largo Felippe Seger Sobrinho.
A poliomielite é uma doença em erradicação pela vacinação dirigida pela OMS, causada por um vírus, que causa paralisia por vezes mortal.É mais comum em crianças (“paralisia infantil”), mas também ocorre em adultos. A transmissão do poliovírus “selvagem” pode se dar de pessoa a pessoa através de contato fecal-oral, o que é crítico em situações onde as condições sanitárias e de higiene são inadequadas. Crianças de baixa idade, ainda sem hábitos de higiene desenvolvidos, estão particularmente sob risco. O poliovírus também pode ser disseminado por contaminação fecal de água e alimentos. No Brasil não há registros da doença desde 1994.


ONDE VACINAR
Dia 19 de setembro, das 8h às 17h
- Posto de Saúde do Centro
- Posto de Saúde do Bela Vista
- Posto de Saúde do São João,
- Posto de Saúde do Travessão
- Unidade Educativa São Miguel
- Farmácias Vida (ao lado do Sicredi), Panvel, Agafarma e Hamburguesa; e Bombeiros.
Dia 19 de setembro, das 8h às 11h30
- Escola 29 de setembro (Moinho Velho)
- Escola Primavera (Primavera)
- Escola Arno Nienow (Vila Becker)
- Escola Affonso Wolf (Vale Verde)

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

DRAMA SEM FIM

Moradores trancam parte da VRS 873 com arame farpado, pedras e galhos


Ninguém aguenta mais!
Primeiro, os donos de restaurantes fizeram uma operação tapa-buraco por conta própria. Depois, a prefeitura colocou a patrola na estrada para amenizar a buraqueira. Mas a chuva que não parou na última semana deixou a situação ainda pior e foi a gota d’água para os moradores, que decidiram trancar uma parte da estrada. Até o famoso João Buracão apareceu como forma de protesto contra o governo estadual.
O drama da conclusão do asfalto é antigo. Do trecho de pouco mais de um quilômetro que falta, apenas 500 metros receberam capa asfáltica. A empresa Dobil, responsável pela obra, recolheu máquinas e operários por falta de pagamento. Com a ação do tempo, a estrada encheu de buracos e o risco de deslizamentos de terra é constante. Nesta terça-feira, o prefeito de Morro Reuter, Adair Bohn, e o chefe do gabinete, Patrício Stoffel, estiveram no local. Indignado, Adair diz que a prefeitura está “impotente”. “Não querem que a gente mexa, mas não tomam providência”, comentou o prefeito.
A dona de casa Marlise Kaefer, 31 anos, é o retrato da revolta dos moradores. Ela conta que se mudou de Padre Eterno Ilges há pouco mais de dois meses. “Como me arrependo! Nesse tempo, a água da chuva já invadiu minha casa duas vezes. Tive que tirar os móveis do lugar, e mesmo assim eles estão apodrecendo”, reclamou. Segundo ela, toda vez que chove os moradores têm que abrir a rua para a água não invadir as casas. “Está todo mundo revoltado. Não vamos abrir a rua enquanto as máquinas não estiverem trabalhando. É uma palhaçada! Será que teremos que nos mudar daqui?”.
O prefeito sugeriu que os moradores procurem a Promotoria Pública em Dois Irmãos. “Não temos como obrigar o Estado a fazer”, disse Adair, que já havia alertado o Daer sobre o risco de deslizamentos em 2007. O engenheiro Renato Muller, da Dobil, diz que precisa haver um acerto entre a empresa e o Daer. “Começou a chover e as máquinas foram recolhidas. Ainda não temos uma posição do Daer”, afirmou ele.
Com o trecho interrompido, o trânsito tem de ser desviado a partir da entrada do Restaurante Paradouro.
Para melhorar o acesso, a prefeitura colocou uma máquina para trabalhar no local na manhã desta terça-feira.

Piquetes mantêm a tradição

“A Semana Farroupilha é como se fosse o aniversário do gaúcho. É também quando o pessoal, que trabalha e não pode viver o tradicionalismo todos os dias, se reúne no galpão montado em um lugar acessível para contar lorotas e manter viva a tradição do Rio Grande”



Com essas palavras o tradicionalista Jaimir Martins da Cruz, do Piquete Recanto Missioneiro, resume o que significa a tradição da Semana Farroupilha, que segue até domingo.
Desde o último domingo, os piquetes estão com seus galpões improvisados em alguns pontos da cidade. Nestes locais, os gaudérios vestem a indumentária típica e celebram a paixão pelo Rio Grande. A maior parte da comunidade vivencia a tradição apenas na Semana Farroupilha, mas os integrantes dos piquetes mantêm vivo o amor ao tradicionalismo durante o ano todo. É o caso do Piquete Morada Gaudéria, que tem como lema “Ao redor do fogo de chão, a cuia de mão em mão, cultivando a tradição”. Seus integrantes, por exemplo, costumam andar a cavalo nos finais de semana. Fabiano Boufleur, um dos mais antigos da turma, se orgulha de ser gaúcho: “A gente vive a tradição todos os dias, cuidando dos cavalos, limpando as cocheiras, tomando chimarrão e participando de rodeios e cavalgadas”. Para Sérgio Feiten, do Piquete Herança do Pampa, fundado em 2008, ser gaúcho é uma escolha de vida. “Todos que estão com nós já trazem essa paixão na bagagem. Alguns têm carro e moto, nós temos o cavalo. Este é nosso estilo de vida”, comenta ele.
A tradição também é mantida na culinária. Não pode faltar churrasco, carreteiro, costelão, charque e entrevero na mesa do gaúcho que se preza. Por isso, quem quiser almoçar ou jantar nos piquetes, será muito bem recebido. Os preços variam em cada local. Os piquetes Recanto Missioneiro e Herança do Pampa ficam próximos a ACTG Portal da Serra, e o Morada Gaudéria está localizado na AECB União.







PIQUETE DO ZÉ
No Vila Rosa, é o Piquete do Zé que terá programação especial neste fim de semana. Na sexta-feira, a partir das 18h, haverá janta e bebida liberada por 30 reais. No sábado, as atividades iniciam às 8h e seguem até o final do dia, com café, almoço, janta e bebida liberada (água, refrigerante e cerveja) ao longo do dia. No sábado, eles pagam 60 reais e elas 30 reais.O Piquete do Zé foi fundado em 2007, com apenas dez integrantes. Em 2008, uma estrutura de lona com 60 pessoas comemorou a Semana Farroupilha. Neste ano, os integrantes construíram seu próprio galpão, com churrasqueiras, fogo de chão, fogão campeiro e forno. Atualmente, o Piquete do Zé conta com sete patrões que se dividem entre as tarefas: José Carlos Scholles Neto, Alecsandro Staudt, Maico Goethel, Pablo Sander de Oliveira, André Broilo, Alexander Cristel Becker e Ramon Arnold.Quem quiser saber um pouco mais sobre o Piquete do Zé pode acessar a página na internet (http://sites.google.com/site/piquetedoze/). As reservas para os encontros de sexta-feira e sábado podem ser feitas através dos telefones 9330-0143 (José Carlos Scholles Neto) ou 9731-3880 (Ramon Arnold). O Piquete do Zé fica na rua Beco do Moinho, 300, no Vila Rosa.


Câmara cobra maior rigor na fiscalização dos ambulantes

Comerciantes locais reclamam que não sabem a quem se dirigir para denunciar

A Câmara de Vereadores promoveu nesta segunda um debate sobre vendedores ambulantes em Dois Irmãos. O encontro contou com a participação do secretário municipal de Indústria, Comércio, Agricultura e Turismo, Sérgio Fritzen; do presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Adair Heilmann, além de comerciantes da cidade.
A discussão ganhou força depois da apreensão de uma carga de carne de frango estragada, dia 15 de agosto. O secretário Sérgio Fritzen disse que a prefeitura está disposta a debater alternativas de combate aos ambulantes, mas admitiu dificuldades na fiscalização. Para o presidente da CDL, muitas vezes os comerciantes veem ambulantes em ação na cidade, mas não sabem a quem se dirigir.
- Temos que marcar reuniões com a prefeitura para ver o que pode ser feito neste sentido - comentou Adair.
Os vereadores cobram maior fiscalização da prefeitura.
- Já vi cidade com placa na entrada dizendo que é proibida a ação de ambulantes. Se for preciso ter mais gente para fiscalizar, não vejo problema. Temos que agendar um encontro para pensar num projeto a respeito dos vendedores ambulantes - disse o presidente Sérgio Fink (PSDB).
Para o líder de governo Jair Quilin (PDT), a prefeitura deve “divulgar melhor” os números para denúncia:
- Já existe uma Lei para isso, o que falta talvez é aumentar a fiscalização. A comunidade também tem que deixar de comprar mais barato para depois ficar doente. Vamos nos unir e criar um disque-denúncia – afirmou ele.
Segundo Tânia da Silva (PMDB), a prefeitura precisa ter um plantão à noite e em finais de semana.
- E também temos que conscientizar a população, pois se tem ambulante, tem gente comprando - disse ela.
O produtor de leite Amadeu Rossa reclamou da venda clandestina feita por pessoas da própria cidade.
- Isso é injusto! Se a Lei é municipal, tem que ser cumprida de divisa a divisa. A prefeitura e a vigilância sanitária sabem quem são – declarou ele.
Uma reunião deve ser marcada nos próximos dias para discutir alternativas de coibir os ambulantes.

FALTA DE ÁGUA
O drama da falta de água que atingiu a cidade no fim de semana provocou polêmica na Câmara. A situação fez duras críticas à unidade da Corsan no município.
- Pelo que deu pra sentir, foi desinteresse do gerente da Corsan. Parece que ele não estava muito preocupado em resolver o problema - afirmou Antônio Renz (PDT).
O líder de governo Jair Quilin (PDT) foi ainda mais incisivo:
- Nem na seca faltou tanta água como agora. Acho que esse novo gerente talvez não tenha experiência. Quando era o Dante (Maieron), não faltava água. Não sei onde, mas alguém falhou, e falhou feio. Parece que faltou muita capacidade para esse gerente - disparou ele, tirando a prefeitura da reta e passando a bola para o presidente Sérgio: - Espero que tu, como braço direito da governadora, resolva esse problema, que não é responsabilidade da administração.
O presidente reconheceu a responsabilidade da Corsan neste caso, mas rebateu o vereador quanto a ausência de responsabilidade da prefeitura.
- Ao invés de só ficar criticando, eu fiz diferente e tomei uma atitude. Já marquei audiência com o presidente da Corsan para resolver de uma vez a questão da nova captação. Além disso, penso que a responsabilidade é de todos. Eu lembro que tempos atrás, quando foram abastecidas as piscinas, a prefeitura agiu com muita eficiência - cutucou Sérgio.
O gerente da Corsan, Márcio Contti, será chamado para dar esclarecimentos sobre o problema da falta de água na próxima sessão, dia 21. Nesta quarta, Sérgio terá reunião com a presidência da Corsan para tratar da conclusão da nova captação. A obra, segundo o vereador, está quase pronta, faltando a parte elétrica e a instalação das bombas.
- O que aconteceu foi lamentável, mas devemos ter bom senso para não jogar pedra em alguém sem saber realmente o que aconteceu. Esperamos que o gerente da Corsan consiga trazer explicações - concluiu o presidente.
Paulinho Quadri (PMDB) também evitou crucificar o gerente:
- O gerente não fez nada errado; ele não sabia o que ia acontecer. Espero que isso tenha servido de lição para ele.

PLANO DE BACIA
O Departamento Municipal de Meio Ambiente apresentou ontem à noite, na Câmara, o Plano de Bacia do Caí. Dois Irmãos, ao contrário do que a maioria pensa, integra a bacia hidrográfica do Rio Caí, e não do Rio dos Sinos. Uma cópia do documento foi entregue ao presidente da Câmara, Sérgio Fink, e ao prefeito Miguel Schwengber. A explanação do plano foi feita pela bióloga Hariet Arandt.
Segundo Fábio Couto, chefe do Departamento de Meio Ambiente, em termos de qualidade, a água pode ser classificada de 1 a 4. No trecho em que Dois Irmãos está inserido, a qualidade da água é 4. Conforme o Plano de Bacia, a meta estipulada para o município é chegar a qualidade 2 (de balneabilidade) nos próximos 15 anos, com investimentos em tratamento de esgoto na ordem de 30 milhões. Hoje, cerca 7% do esgoto é tratado no município.

terça-feira, 15 de setembro de 2009

Uma cidade revoltada com a falta de água


A falta de água pelo segundo final de semana consecutivo revoltou a população. Residências, comércios e escolas da maior parte da cidade estão sem água desde sexta-feira. No total, foram atingidas 6 mil economias, duas mil a mais que na semana passada. As localidades que mais sofrem são Vale Esquerdo, Vale Direito, União, Floresta, Primavera, Moinho Velho e Centro. A comunidade passou a manhã ligando para o Jornal Dois Irmãos, para prefeitura e a Corsan atrás de informações sobre a volta do abastecimento.
O gerente da Corsan, Márcio Contti, explica que a falta de água foi ocasionada pela sujeira nas bombas de água da central de captação que fica na Vila Becker, junto ao Arroio Feitoria. Além da bomba suja, a captação tem uma outra que está queimada há mais de 20 dias. “A bomba que estava suja não pôde ser limpa porque o nível do rio estava muito acima do normal. Quanto a bomba queimada, também não pôde ser trocada por causa do nível da água. Na semana passada, preferimos limpar a que estava funcionando para podermos reabastecer as residências”, explica o gerente.
Uma equipe técnica da Corsan de Campo Bom esteve no local. O técnico João Alievi analisou a situação do rio e pediu apoio dos mergulhadores de Porto Alegre, que chegaram por volta das 13h30. No entanto, antes do meio-dia, foi solicitada a vinda do Corpo de Bombeiros Comunitário de Dois Irmãos, que se prontificou em descer até a bomba e fazer a limpeza (foto). A equipe, formada também por um mergulhador profissional, começou a trabalhar antes das 13h. A previsão inicial era de que o abastecimento de água seria normalizado até as 22h. Enquanto os bombeiros limparam, os mergulhadores da Corsan trocaram a bomba queimada.
POPULAÇÃO INDIGNADA
A falta de água provocou uma revolta geral. Na manhã desta segunda-feira o movimento foi intenso na Corsan. Dezenas de pessoas foram cobrar uma solução para o problema, que transformou o fim de semana em um verdadeiro caos. Sem contar a grande quantidade de ligações. Só o Jornal Dois Irmãos recebeu mais de 50 relatos de moradores indignados.
O problema atinge principalmente os pontos mais altos do município, como os bairros União, Floresta e o Centro. Porém, até o meio-dia de hoje, praticamente toda a cidade já havia sido atingida. Com um caminhão-pipa, a prefeitura distribuiu nos últimos três dias cerca de 80 mil litros de água. Hospital, creches, escolas e edifícios residenciais da área central têm prioridade. A água que está sendo distribuída vem do poço artesiano localizado na garagem da prefeitura. Segundo o secretário de Obras, Willy Schneider, esta água é potável e a fonte tem boa capacidade para garantir o abastecimento emergencial. Em Morro Reuter, a área central do município, que é abastecida pela Corsan de Dois Irmãos, também já enfrenta problemas. O prédio da prefeitura, por exemplo, estava sem água nesta segunda-feira.
Simone Bondan mora na Av. São Miguel e hoje cedo foi até a Corsan atrás de informações. “Tínhamos um reservatório, mas já foi tudo. Agora não tem mais água nem para cozinhar”, reclamou. Seu Francisco Staudt mora há 19 anos em Dois Irmãos e diz que nunca vivenciou uma situação parecida. Ele foi até a Corsan atrás de respostas. “Vim ver se posso tomar banho aqui”, ironizou ele. “Desde sexta falta água lá em casa. No fim de semana, a família foi para Novo Hamburgo na casa do sogro. Mas não podemos continuar assim mais um dia”, desabafou o morador.
Bernardo Blume, do União, também está sem água desde sábado. “Se o problema é a captação, vamos tentar o caminhão-pipa. Já está mais do que na hora de fazer uma contratação emergencial. Trazer pessoas de fora, o que será que ainda estão esperando?”, indagou. Também no bairro União, Leandro França se revezou com o sogro Emílio Bratz carregando água com balde para dentro de casa. “O vizinho tem um reservatório maior, onde ainda tem alguma reserva. Conseguimos pegar com ele. Minha esposa está grávida em casa, não tem como ficar sem água. A situação está insuportável e pelo visto vai se agravar”, disse ele.

CRÍTICAS A CORSAN
O problema também afetou a Igreja Luterana.“Estamos com problema desde quarta. A água vem de manhã cedo, mas não sobe para a caixa. No fim de semana foi um caos”, reclamou o pastor Oscar Zimmermann. Para piorar, ninguém conseguiu contato com a Corsan no fim de semana. “A gente liga e vem uma mensagem dizendo que o telefone está temporariamente programado para não receber chamadas. Quer dizer: quando a gente não paga, em um ou dois dias eles cortam a água; mas quando a gente precisa, não consegue nem falar com a Corsan”, protesta ele.
Morador da rua Canoas, Heriberto Wingert também critica a Corsan. “Não sabemos mais o que fazer. Estamos desde sexta-feira sem água. Não dá nem para ir no banheiro”, diz ele. “A Corsan alega que em função da chuva não consegue limpar as bombas, mas será que o nosso sistema é tão atrasado, tão obsoleto? E que tipo de mergulhadores são esses que não conseguem mergulhar num arroio?”, completa o morador, bastante indignado.
Arlene Schaumloeffel estava indignada. “É um caos. Este já é o segundo fim de semana seguido que estamos sem água. Não tem como viver assim. Alguma providência precisa ser tomada”, afirma ela. Ilse Eich questiona: “Será que a Corsan vai cobrar taxa cheia, já que Dois Irmãos está há tantos dias sem água?”.Para amenizar o problema, Lurdes Bender, do Vale Direito, está buscando água no rio. “Tenho muitos vizinhos com crianças pequenas, e a situação fica ainda pior. Para ajudar um pouco, estou buscando água com balde no rio para limpar a casa. Para mostrar as coisas bonitas da cidade, logo chamam a RBS TV. Agora, quando acontece este tipo de coisa, ninguém explica nada”.
Clarice Blume mora em um edifício na 10 de Setembro. “Se isso acontece uma vez, até podemos entender, mas esse já é o segundo fim de semana que estamos sem água. É uma vergonha. Para usar o banheiro, não tem como puxar a descarga. Estamos usando o banheiro da praça, onde tem água, porque não temos como usar em casa”, lamenta ela.
Para muitas pessoas, a água da chuva foi uma alternativa. Cerilo Vier, do Vale Verde, colocou baldes na chuva para captar água. “Acabei fervendo essa água da chuva pro banho, pra beber e para usar no banheiro. É triste ver essa situação. Estou desde ontem tentando ligar para a Corsan”. Paulo Raul Backes também mostrou indignação. “É lamentável. Foi alertado sobre o problema, mas não tomaram nenhuma atitude. Por que a Corsan não providenciou caminhões-pipa para trazerem água, por exemplo?”

ATÉ NO HOSPITAL
Nem o Hospital São José/Doctor Clin escapou do caos provocado pela falta de água. A reserva de 20 mil litros (4 caixas de 5 mil litros cada) acabou ontem à noite e o prédio já teve que ser abastecido pelo caminhão-pipa da prefeitura duas vezes, uma ontem à noite e outra hoje pela manhã. “Fomos obrigados a cancelar cirurgias que não são de emergência e fazer o hospital andar um pouco mais devagar”, comentou o diretor-técnico Antônio Sátyro, que acredita ter água para mais 24 horas. “A nossa preocupação é que ainda não tivemos previsão de retorno”, completou ele.

NOVA CAPTAÇÃO
Enquanto a antiga captação enfrenta problemas, a obra da nova segue parada. Segundo Sérgio Fink, presidente da Câmara de Vereadores, foi marcada para quarta-feira uma audiência com o presidente da Corsan, Mário Freitas. “A obra está parada. Falta apenas a parte elétrica e a instalação das bombas. O material está lá parado por ter terminado a verba. Temos que resolver a situação”, comentou ele.

Semana Farroupilha vai até domingo



A XX Semana Farroupilha de Dois Irmãos foi aberta oficialmente no último sábado. Os cavalarianos conduziram a chama crioula do bairro Travessão até a ACTG Portal da Serra, dando início às comemorações do orgulho gaúcho. A solenidade contou também com a participação do Coral Cantares, além das prendas e peões.
A programação da Semana Farroupilha segue até o próximo domingo, dia 20, com diversas atrações. Hoje e amanhã, às 21h30, tem baile de integração com o grupo Serrano e Campeiro. Na quarta, o show fica por conta de Délcio Tavares. Na quinta tem Wilson Paim e na sexta, baile com Iedo Silva. No sábado acontece o tradicional jantar-baile de formatura do curso de fandango, com Nardel Silva e Grupo, que também se apresentam no domingo à tarde.
Além disso, diariamente tem café a partir das 7h, almoço ao meio-dia e janta a partir das 20h. O café custa 5 reais e almoço e janta saem por 10 reais cada. Os preços variam sábado (porco no rolete e ovelha assada ao meio-dia e jantar-baile à noite) e domingo (costelão na vala). Informações com o patrão Ademir Nogueira, pelo 9978-7795 ou 9922-1906.
A Semana Farroupilha ocorre no salão 20 de Setembro (Rua Seda Campestre, 96, Industrial) e este ano o homenageado local é o ex-vereador Veronez Bueno (in memorian).

MORRO REUTER

O CTG Garrão da Serra abriu a Semana Farroupilha de Morro Reuter na manhã de ontem, com bênção cristã.
Os cavalarianos conduziram a chama crioula sob intensa neblina (foto ao lado) e foram recepcionados pelo patrão Roque Becker. O prefeito Adair Bohn e o vice-prefeito Harri Becker também participaram da solenidade.
A programação continua amanhã, a partir das 19h30, com apresentação das invernadas mirim e juvenil, e sessão solene da Câmara de Vereadores às 20h. Depois da janta, tem tertúlia livre com Vilsinho e Banda. Na quarta e na quinta-feira, a animação fica por conta de Tranco Gaúcho.
Na sexta-feira, a atração é a Dança do Facão, e no sábado, o baile será animado pelo Grupo Campereada. Fechando a programação, domingo tem o tradicional costelão.


Confirmada 1ª morte por Gripe A em Dois Irmãos

Foi confirmado na sexta-feira o primeiro caso de morte por Gripe A em Dois Irmãos. Morador do bairro Travessão, Lairson Bock, de 39 anos, faleceu no dia 3 de agosto. No entanto, o resultado do exame só saiu agora. Lairson foi o 144º caso de Gripe A no Rio Grande do Sul, que já soma 151 mortes. De acordo com os dados divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde, o dois-irmonense apresentava agravantes como obesidade e hipertensão arterial sistêmica. Lairson era casado com Vera Bock e tinha uma enteada, Vanessa Orsi. Ele havia passado mal dias antes e foi internado na tarde do dia 2 de agosto no hospital de Campo Bom com pneumonia dupla. Bastante atuante na comunidade do bairro Travessão, Lairson era chamado carinhosamente no bairro por “Tio Ladi”. Ao lado da esposa e professora Vera Bock, ele fundou o CLJ (Curso de Liderança Juvenil) no bairro. Os dois participavam de todas as atividades do grupo. Nos últimos dois anos, ele foi presidente da Comunidade Católica do bairro Travessão. Lairson trabalhava no Consórcio Trimotos de Novo Hamburgo, sua cidade natal.

DOIS CASOS
O secretário de saúde de Dois Irmãos, Márcio Slaviero, comenta que o município recebeu um envio extra-oficial informando da morte de um dois-irmonense por Gripe A. A notificação oficial deve ser entregue esta semana. O secretário diz ainda que na última semana foram confirmados outros dois casos de Gripe A no município. “Trata-se de um homem e de uma mulher que foram contaminados em julho, mas ambos já estão recuperados. O homem foi tratado aqui na cidade e a mulher recebeu o atendimento em outro município”, explica o secretário municipal de Saúde.

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Dia de festa em Dois Irmãos


Mesmo com a chuva que não para, a quinta-feira foi de festa em Dois Irmãos. O feriado que comemorou os 50 anos de emancipação teve Jornal do Almoço ao vivo na Praça do Imigrante e ato solene na Sociedade Atiradores. Só Desfile Cívico Militar não foi realizado. Nesta segunda-feira, dia 14, haverá uma reunião na Secretaria de Educação para decidir se o evento será realizado em outra data.
O Jornal do Almoço foi a principal atração das comemorações do cinqüentenário da cidade. Apesar da chuva, dezenas de pessoas compareceram à Praça do Imigrante para ver de perto Cristina Ranzolin, Lasier Martins e José Antonio Pinheiro Machado, o Anonymus Gourmet. Durante o programa, foram exibidas reportagens sobre a economia e as atrações turísticas de Dois Irmãos. Na participação ao vivo, quem roubou a cena foi a Tia Herta. A personagem de Betinho Klein interagiu com Lasier e com o Anonymus Gourmet na hora de apresentar as delícias da gastronomia local. O programa ainda teve a participação de Rosinha Berlitz, de Judit Matte e da bandinha típica Baila Baila.
À tarde, a programação do cinquentenário reservou um ato solene na Sociedade Atiradores, onde 60 pessoas foram homenageadas por seus serviços prestados à comunidade.
O primeiro prefeito e único emancipador ainda vivo, Justino Vier, destacou o esforço dos emancipadores e de todos os prefeitos que ajudaram a construir da história de Dois Irmãos.

Morro Reuter tem queda de 211 mil reais na arrecadação


A prefeitura de Morro Reuter apresentou na manhã de sexta-feira um relatório da arrecadação do município de janeiro a agosto de 2009, fazendo um comparativo com o mesmo período de 2008. Foram arrecadados R$ 211.308,31 a menos este ano, num percentual de 13,89% negativo. Para o secretário municipal da Fazenda, Afonso Bastian, a queda preocupa, “mas não serve de desculpa”.
- De janeiro a agosto de 2008 a arrecadação foi de R$ 6.751.632,49. Este ano, no mesmo período, foi de R$ 6.540.324,18. É uma diferença muito grande e a administração não terá como fazer tudo o que se propôs para este ano. O ritmo não foi diminuído. Não será diminuída a máquina administrativa. Apenas pedimos a compreensão da população para quando tivermos que tomar medidas mais drásticas em função dessa queda - alerta ele.
Uma das obras que estava prevista para este ano e que ficou inviável devido a queda na arrecadação, foi o telhado do prédio de múltiplo uso, no valor 100 mil. Porém, mesmo com 200 mil reais a menos, a administração está trabalhando. Está sendo licitada a pavimentação em São José do Herval, todas as escolas do município foram recuperadas, algumas com reformas do piso ao telhado, foi feita pavimentação no centro e 400 quilômetros de estradas no interior.
- Tivemos uma demanda maior na educação, o número de atendimentos na saúde cresceu em virtude da gripe suína; terminamos o pórtico... Foram investimentos altos para o município – explica o secretário Afonso.
O rombo poderia ser ainda maior se a Dívida Ativa não fosse renegociada com os contribuintes.
- Os munícipes ainda têm prazo até outubro para pagar suas contas com 100% de perdão da multa e juros – lembra Afonso, que conversou com arrecadação do Jornal Dois Irmãos ao lado do vice-prefeito Harri Becker.

Chuva pode comprometer o abastecimento de água


Os moradores de Dois Irmãos poderão conviver novamente com a falta de água nos próximos dias. O gerente da Corsan, Márcio Contti, procurou a redação do JDI nesta sexta-feira para fazer um alerta. Ele pede que a população evite o desperdício de água nos próximos dias.
- Pedimos que as pessoas não lavem calçadas, carros e telhados. Estamos sofrendo novamente com a sujeira nas bombas de água. Como a vazão da água no local da captação está muito forte, não é possível que os mergulhadores façam a limpeza nas bombas - diz ele.
A previsão do tempo é de que a chuva continue neste final de semana, o que preocupa ainda mais a equipe da Corsan.
- As pessoas podem não entender, pois está chovendo e pode haver falta de água. Por isso pedimos que economizem, pois quanto mais água gastar, maior a probabilidade de faltar. A equipe só poderá fazer a limpeza desses galhos, folhas e terra quando diminuir o volume de água do Feitoria - afirma.

Câmara aprovou liberação de 1 milhão 295 mil para a saúde

A Câmara de Vereadores de Dois Irmãos aprovou na terça-feira mais três projetos de Lei. O principal - e mais polêmico - foi o 137/2009, que autoriza o Poder Executivo a abrir crédito suplementar no Orçamento 2009 no valor de R$ 1.295.600,00 para manutenção dos serviços de saúde no município.
O documento foi aprovado por unanimidade. No entanto, os vereadores da oposição, fizeram restrições quanto a origem dos recursos que servirão de suplementação. Para atingir R$ 1.295.600,00 a prefeitura vai tirar do Orçamento 2009 valores que estavam previstos para a construção do Centro de Convivência da Terceira Idade (430 mil) e do novo Postão 24h (724 mil), para o Programa de Saúde da Família - PSF (126 mil) e para a ampliação e manutenção da rede de água (15 mil e 600). Ou seja, são obras que estavam previstas no Orçamento este ano, mas que não devem sair do papel.
- Esse projeto é crucial para o funcionamento da saúde. O problema é que a verba será retirada de rubricas importantes, como a construção do Centro de Convivência e do Posto 24h. Depois nós vamos ser cobrados, pois na última hora o prefeito mandou um projeto dizendo que não tinha de onde tirar o dinheiro, e quem aprovou foram os vereadores. Mas se não fizermos isso, como vai funcionar a saúde? Não temos como negar, pois se depois faltarem médicos e remédios, a culpa será dos vereadores - disse Tânia da Silva (PMDB), sugerindo que a Câmara faça emendas no Orçamento 2010 para incluir novamente as rubricas sacrificadas agora.
Paulinho Quadri (PMDB) concordou com a colega de partido:
- Eu sempre digo que saúde não tem partido, mas hoje estamos com uma faca de dois gumes. Se não aprovarmos este projeto, a saúde vai parar. Mas nós vamos ter que fazer emendas para voltar com essas rubricas no ano que vem.
Além do 137/2009, também foram aprovados os projetos 136/2009 (R$ 4.500,00 para a Associação dos Amigos de Carros Antigos de Dois Irmãos) e 138/2009 (R$ 16.039,21 para aquisição de equipamento para a educação).

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Especial 50 anos


O Jornal Dois Irmãos está entregando aos seus assinantes nesta terça e quarta-feira a edição especial comemorativa aos 50 anos de emancipação administrativa de Dois Irmãos. Quem quiser mais exemplares poderá adquirir na recepção do Jornal Dois Irmãos, a 10 reais cada exemplar do jornal-livro.

TRICAMPEÃO

União conquistou no sábado o 3º título consecutivo do Campeonato Municipal



Desde 2007 não tem para ninguém no Campeonato Municipal de Futebol de Dois Irmãos: Só dá União!
No sábado, a equipe comandada por Miguel Engelmann venceu o Hooligans por 2 a 0 e conquistou o tricampeonato consecutivo. Somando a conquista de 2000, o clube contabiliza quatro títulos na década.
Ao contrário do primeiro confronto, que terminou 0 a 0, União e Hooligans fizeram um jogo mais aberto na Parque Antártica. Os donos da casa tomaram a iniciativa e criaram boas oportunidades para marcar. Na melhor delas, Hauly desviou um chute de Jairinho e Vini fez uma defesa de puro reflexo. O Hooligans assustou com Feno, em chute rasteiro de fora da área.
Gol mesmo, só na etapa final. Logo aos 4 minutos, a bola cruzou a área do Hooligans e encontrou Hauly na segunda trave, que desviou de cabeça: 1 a 0. Vini ainda tentou defender, mas a bola já havia cruzado a linha. O Hooligans tentou pressionar, mas não conseguiu marcar. Nos acréscimos, o jovem Rafael Petry, de 16 anos, que havia entrado minutos antes, fez grande jogada pela esquerda e entrou na área para marcar 2 a 0, dando início à festa de mais um título do União.

4 mil residências ficam sem água por dois dias


Centenas de famílias enfrentaram transtornos com a falta de água em Dois Irmãos. O problema começou na noite de quinta-feira e o abastecimento só foi normalizado por volta das 22h de sábado. Foram 48 horas sem água em cerca de 4 mil residências abastecidas pela Corsan na cidade.
O gerente da unidade local, Márcio Batista Tavares Contti, explica que a falta de água foi provocada por problemas na captação junto ao Arroio Feitoria na Vila Becker. “A chuva dos últimos dias obstruiu as bombas de água. A obstrução aconteceu porque, junto com a água da chuva, também vieram galhos, folhas e terra”, informou. Para tentar resolver o problema, Márcio solicitou na sexta-feira a vinda de mergulhadores de Porto Alegre e de uma equipe de técnicos de Campo Bom. “Eles tentaram fazer a limpeza, mas não conseguiram. O volume de água era muito grande. As duas equipes voltaram no sábado e conseguiram solucionar o problema”.
As áreas mais atingidas foram os bairros altos de Dois Irmãos, como Vale Esquerdo, Vale Direito, Bela Vista, São João, União, Vila Becker e Primavera, além das avenidas 25 de Julho, São Miguel e 10 de Setembro. No sábado, também chegou a faltar água em algumas residências do Moinho Velho e do São Miguel. “Muitas pessoas nos ligaram, algumas indignadas. Explicamos o que tinha acontecido. Só no sábado de manhã foram 250 ligações na Corsan”, disse Márcio, acrescentando que por enquanto o problema está solucionado. “Talvez tenhamos que fazer outras limpezas”, alerta ele.
Para amenizar a situação de parte dos moradores que ficaram sem água no fim de semana, a prefeitura distribuiu 20 mil litros de água nos bairros Bela Vista, Vale Direito e Vale Esquerdo com caminhão-pipa, na tarde de sábado (foto).


terça-feira, 8 de setembro de 2009

Morro ameniza situação da VRS


Na tarde de sexta, a prefeitura de Morro Reuter colocou uma patrola na VRS 873 para amenizar a situação dos buracos no trecho de um quilômetro que ainda falta ser asfaltado. A obra está parada, e o trânsito no local é complicado.
Inconformados com a situação, nos dois últimos finais de semana moradores e integrantes do grupo de turismo do município improvisaram por conta própria uma operação tapa-buraco de emergência. No entanto, a chuva que caiu nos últimos dias voltou a deixar a estrada cheia de buracos, o que dificulta muito o acesso ao interior.
As obras na estrada são de responsabilidade do Governo do Estado. Porém, sem saber mais o que dizer para a população, que cobra providências, o vice-prefeito Harri Becker procurou o prefeito Adair Bohn, na manhã de sexta, e juntos eles decidiram colocar uma máquina da prefeitura para trabalhar.
- Ligamos umas 20 vezes em duas semanas para os responsáveis pela obra, mas não obtemos nenhuma resposta. Hoje pela manhã, ligamos novamente. Eles ficaram de dar uma resposta até o início da tarde. Como não veio nada de novo, decidimos colocar a máquina para trabalhar - disse o vice-prefeito, que acompanhou o trabalho dos funcionários da prefeitura no início da tarde.
- Assumimos o compromisso de em sextas vir aqui dar uma olhada, porque o maior movimento é nos finais de semana, e do jeito que está, não dá para deixar - completou.
Harri acredita, no entanto, que a empresa responsável possa reclamar da atitude do município, já que esta é uma obra do Estado.
- Pode ser que eles venham reclamar, mas não tem problema. A administração tem o compromisso de dar uma resposta aos moradores em primeiro lugar, e é isso que estamos fazendo - concluiu o vice-prefeito.

Polícia prende ladrão após denúncia de dona de casa


Em menos de cinco dias, a Brigada Militar colocou o quarto ladrão atrás das grades através da denúncia de um morador. Na tarde de sexta-feira, os policiais prenderam em flagrante o arrombador Anderson Vieira da Silva, de 28 anos. Uma dona de casa flagrou o homem quebrando a fechadura da janela de um apartamento localizado da Rua Santo Antônio da Patrulha.
Em mais um exemplo de cidadã preocupada com a segurança pública, a moradora ligou imediatamente para a Brigada Militar. Dois policiais foram até o local e, ao se aproximarem do apartamento, flagraram o ladrão enchendo uma mochila com objetos da residência. Ele foi algemado e trazido para a Delegacia de Polícia de Dois Irmãos, onde foi efetuado o flagrante. O rapaz será transferido ao Presídio de Montenegro.
Na mochila do ladrão foram encontrados pela polícia um notebook, um aparelho e um carregador de telefone, modem de computador e um perfume. Para arrombar a janela, Anderson usou um martelo, que também foi apreendido pelos policiais. O bandido, que é natural de Esteio, morava no mesmo prédio, dois apartamentos ao lado da vítima. Ele já tinha passagem pela polícia por posse de entorpecentes.

DIA D da camiseta será 9 de setembro


Os organizadores da 3ª Corrida Pela Vida de Dois Irmãos já definiram a data do Dia D da camiseta, quando todos os moradores são convidados a usar a camiseta da campanha. O dia escolhido foi 9 de setembro, quarta-feira.
Neste ano, a corrida ocorre no próximo sábado, dia 12 de setembro. O evento é realizado através de uma parceria do Instituto do Câncer Infantil com a Liga Feminina de Combate ao Câncer de Dois Irmãos e a prefeitura.
A Corrida Pela Vida iniciou em Porto Alegre com o objetivo de promover o Instituto do Câncer Infantil (ICI) do Rio Grande do Sul, e arrecadar fundos para a entidade. De acordo com a presidente da Liga Feminina, Sueli Gernhardt, já foram comercializadas cerca de 1.500 camisetas da campanha. “A participação da comunidade está sendo muito boa. As vendas estão sendo ótimas, e esperando alcançar a meta de 2500 participantes na Corrida Pela Vida”, afirma ela.
A programação do dia 12 de setembro inicia às 14h, no Largo Felippe Seger Sobrinho, com show de Radicci, personagem do cartunista Iotti. Às 14h30 tem o aquecimento e o início da caminhada está previsto para as 14h40. Depois da chegada, haverá sorteio de brindes doados por empresas de Dois Irmãos e Morro Reuter. “Entre os brindes que serão sorteados, haverá ferro elétrico, batedeira e jogos de toalhas”, comenta Carmen Zamboni, diretora social da Liga.
PONTOS DE VENDA
As camisetas da 3ª Corrida Pela Vida de Dois Irmãos estão à venda por 12 reais nas lojas Feito Você, Clarinha Modas, Trecos & Trecos, Siclei Modas, Liga Feminina de Combate ao Câncer, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Supermercado Pague Poko e Super Weiler. Em Morro Reuter, as camisetas podem ser adquiridas na loja Dy Modas. Do total do dinheiro arrecadado com as vendas das camisetas, 70% será destinado ao Instituto do Câncer Infantil de Porto Alegre e 30% para a Liga Feminina de Dois Irmãos, que hoje auxilia mais de 50 pessoas com câncer na cidade.