O evento marca também o encerramento do Projeto Cultural Nossa História & Nossa Gente, que promoveu o resgate histórico, atividades culturais e a escolha das princesas de cada localidade do município. O ingresso para o evento de sábado será um quilo de alimento não perecível ou um bônus da solidariedade no valor de 5 reais, que será em benefício da Liga Feminina de Combate ao Câncer de Dois Irmãos.
quinta-feira, 30 de julho de 2009
Escolha da Rainha será dia 1º
O evento marca também o encerramento do Projeto Cultural Nossa História & Nossa Gente, que promoveu o resgate histórico, atividades culturais e a escolha das princesas de cada localidade do município. O ingresso para o evento de sábado será um quilo de alimento não perecível ou um bônus da solidariedade no valor de 5 reais, que será em benefício da Liga Feminina de Combate ao Câncer de Dois Irmãos.
Encontro de Mestres
Há sete anos um grupo de professores aposentados de Dois Irmãos, Morro Reuter e Santa Maria do Herval, que lecionaram nas décadas de 60, 70 e 80, se reúnem para relembrar o período que estavam em sala de aula. Em 2009, o encontro foi realizado nesta quarta-feira, reunindo mais de 30 professores aposentados no Restaurante Klaus Haus, em Morro Reuter.
Além de um almoço especial, eles se divertiram com muita música, prestigiaram a apresentação da Banda Marcial de Morro Reuter, relembraram momentos da época em que lecionavam e passearam pelo município. A cada ano o encontro de professores aposentados acontece em um dos três municípios. Em 2010, o evento será realizado em Santa Maria do Herval.
De acordo com as ex-professoras Vera Schneider e Alíria Eich, que organizaram a edição deste ano, o encontro de ex-professores ocorre anualmente, sempre na última quarta-feira de julho. “É um momento de muita amizade e confraternização, como sempre foi o nosso trabalho. Na época, Morro Reuter e Santa Maria do Herval pertenciam a Dois Irmãos. Sempre tivemos um ambiente muito bom de trabalho”, diz Vera.
Os bons tempos em sala de aula, aliás, foram relembrados pelos mestres “O professor era um líder da comunidade, todos respeitavam e admiravam. Até mesmo enterro das crianças o professor chegava a fazer em alguns casos”, recorda Vera.
Boas recordações
Noêmia Dieter, 69 anos, lecionou de 1962 a 1996. Ela conta que o professor chegava a lecionar para cinco séries diferentes na mesma sala. “Era um único professor para várias turmas. Era uma época muito diferente, tudo ao contrário de hoje. Agora, o professor precisa conquistar o aluno. Naquela época não. Eles nos respeitavam e queriam se aproximar da gente. O professor era um mestre. E ainda tinha que fazer tudo sozinho. Além de lecionar, fazia a merenda, limpava a escola, era diretor”, recorda dona Noêmia, que lecionou em Morro dos Bugres Baixo, Santa Maria do Herval.
Há 28 anos Madalena Koch Gallas, 52, leciona na escola municipal Carlos Rausch, do Vale Direito. Neste período, sempre esteve em sala de aula e ajudou a criar a Associação dos Professores na década de 80. “É muito bom poder recordar os velhos tempos. É uma forma de trocar experiências e matar a saudade”, diz Madalena.
Mais uma tragédia na BR 116
Rastros de sangue, duas mortes e famílias desoladas, foram as marcas trágicas de um acidente de trânsito no final da manhã de terça-feira, por volta das 11h35, na BR 116, no bairro Roselândia, em Novo Hamburgo.
O motociclista Tiago Roberto Engel, 21 anos, e o caroneiro Augusto da Silva Pereira, 18, morreram na hora após colidirem a moto IGO-4575 na traseira do caminhão IPR-7168, de São Leopoldo, dirigido por José Osmar de Souza, 28 anos. Os dois condutores seguiam no sentido Novo Hamburgo-Ivoti. O acidente aconteceu na altura da Incopel.
Segundo informações preliminares da Polícia Rodoviária Federal, o motorista do caminhão parou na pista para entrar na rua à esquerda, “o que não é permitido por se tratar de uma linha contínua”. Neste momento, o motociclista bateu do lado direito na traseira do caminhão.
O motorista do caminhão contou à redação do Jornal Dois Irmãos que havia parado na lateral e a colisão aconteceu após o motociclista ter feito uma ultrapassagem. “Eles fizeram a ultrapassagem e bateram no meu caminhão, que já fazia o contorno para atravessar a pista”, disse ele.
Uma equipe do Instituto Geral de Perícias (IGP) foi acionada para colher informações que possam esclarecer as circunstâncias do trágico acidente.
Enfim, o asfalto!
Finalmente, depois de anos de espera, o trecho que faltava ser concluído na VRS 873 começou a ser asfaltado nesta segunda-feira. A poeira e o barro estão com os dias contados no trajeto de 1,6 km que se estende da BR 116 até o Restaurante Wolf, em Morro Reuter.
Com o barulho das máquinas, os moradores do lugar correram para ver se era verdade. E não bastava só conferir. Muitos ligaram para o Jornal Dois Irmãos para dar a notícia. Foi um dia histórico. Agora, se o tempo colaborar, até o fim de semana a obra estará concluída. “Vou passar primeiro de bicicleta por todo o trecho para conferir bem e me beliscar para ver se é verdade”, brincou o morador Sérgio Meurer, enquanto observava o movimento das máquinas.
O engenheiro da obra, Renato Muller, acompanhou o trabalho dos mais de 20 funcionários da empresa Dobil. “Acredito que até quinta o asfalto esteja pronto. Isso se não chover e se a temperatura colaborar. Não podemos trabalhar com menos de 10 graus. Por isso, hoje começamos às 10h30, e assim tem que seguir durante a semana”, informou o engenheiro.
O trecho está sendo asfaltado com recursos do Governo do Estado.
Balança Rede e Hooligans na semifinal
Estão definidos os confrontos pelas semifinais do Campeonato Municipal de Futebol 2009: Brascol x Hooligans e União x Balança Rede. A rodada que definiu os últimos semifinalistas foi disputada no sábado, na Baixada Setembrina. Donos das melhores campanhas na 1ª fase, Brascol e União já estavam classificados.
No primeiro jogo, o Hooligans entrou em campo precisando reverter a vantagem do Unidos da Sexta, que jogava pelo empate. E a equipe abriu o placar cedo. Feno fez 1 a 0 aos 4 minutos de jogo e Luizinho ampliou aos 19. Na segunda etapa, Rudi fechou a goleada em 3 a 0 aos 17 minutos.
Na outra partida, o Balança Rede confirmou sua vaga ao empatar em 1 a 1 com o SER Campinas. A equipe podia até perder por um gol de diferença, já que havia feito 2 a 0 no primeiro jogo. Maiquel abriu o placar para o SER Campinas, aos 28 minutos do primeiro tempo, e Mauro empatou para o Balança Rede aos 34.
A primeira rodada pelas semifinais está confirmada para o próximo sábado, dia 1º, na Baixada Setembrina. Os horários das partidas ainda não foram definidos.
FASE SEMIFINAL
Dia 1º/8
- Baixada Setembrina (Campo do 7)
13h30- Hooligans x Brascol
15h30- Balança Rede x União
Dia 8/8
- Parque Antártica (Campo do União)
13h30- União x Balança Rede
15h30- Brascol x Hooligans
segunda-feira, 27 de julho de 2009
Judiciário puxa a frente para regularizar lotes no São Miguel
No início da noite de quinta-feira, a juíza da Comarca de Dois Irmãos, acompanhada da arquiteta Áurea Raphalski, esteve reunida com os vereadores para explicar a ideia do projeto. Participaram da reunião Sérgio Fink, Tânia da Silva, Joracir Filipin, Eliseu Rossa, Jair Quilin, Eliane Becker e Jerri Meneghetti.
- O São Miguel é o ponto mais vulnerável da cidade. A maior parte dos imóveis de lá são irregulares, e isso também é ruim para o município, que não consegue cobrar IPTU porque não sabe quem é o dono - disse a doutora Angela, que há anos vem batalhando ao lado da arquiteta Áurea para tirar o projeto do papel.
A iniciativa é baseada no programa “More Legal”, que cria mecanismos para resolver o problema do bairro inteiro de uma só vez. O registro de imóveis será feito de forma gratuita, obedecendo decisão judicial, e o poder público fica responsável pelos custos com o trabalho de medição dos lotes e identificação dos proprietários. Para tanto, a secretaria de Planejamento e Habitação já está encaminhando um projeto ao Ministério das Cidades a fim de obter recursos através do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social. Ainda não se sabe o valor que será necessário. Calcula-se que a regularização atinja cerca de 200 lotes.
Para a próxima quarta-feira, dia 29, está agendada uma reunião entre os poderes Judiciário, Executivo e Legislativo com os moradores do bairro São Miguel. O encontro será às 19h, provavelmente no pavilhão da comunidade.
ATENÇÃO também
para questão social
Além de solucionar um problema antigo da Cascata São Miguel, a iniciativa pretende chamar atenção para a questão social do bairro mais carente de Dois Irmãos. O presidente da Câmara, Sérgio Fink, sugeriu que já se estude também a criação de um Fundo Municipal Emergencial, a fim de ajudar as famílias necessitadas a terem melhores condições de vida.
A juíza elogiou a boa vontade dos poderes Executivo e Legislativo em trabalhar junto com o Judiciário pela solução do problema.
- Já fizemos reuniões comunitárias na Picada 48 e em Morro Reuter. Esses momentos de integração entre os poderes são muito importantes para o bem da comunidade - destacou ela.
O processo de regularização dos terrenos é um trabalho que pode levar meses e vai envolver ainda a Defensoria Pública, a Promotoria e o Cartório de Registros de Imóveis.
Voluntários da AUDI (Associação dos Estudantes Universitários e de Ensino Técnico de Dois Irmãos) também devem ser chamados para atuar no recebimento da documentação.
Tia Herta invade o Rio de Janeiro
A Tia Herta vai ganhar a cidade maravilhosa. A personagem criada nos palcos de Dois Irmãos pelo ator Carlos Alberto Klein, o popular Betinho, vai brilhar na praia de Copacabana nesta semana.
De 28 de julho a 2 de agosto, Betinho vai estar no Rio de Janeiro fazendo pontas no humorístico A Grande Família e nas novelas Caras e Bocas e Caminho das Índias, da Rede Globo. Nessas participações, ele atuará como figurante, interpretando personagens próprios das tramas. Ele também participará de um seminário sobre autores nacionais, na Biblioteca Nacional, e fará interações cênicas da personagem Tia Herta, da peça Receitas de Tia Herta, em Copacabana.
- Além disso, visitaremos grupos e companhias de teatro, para quem sabe fazermos intercâmbios culturais, como sempre levando o nome de Dois Irmãos para divulgar as nossas culturas e principalmente os 185 anos da imigração alemã no Vale do Sinos e os 50 anos de emancipação de Dois Irmãos - conta Betinho, que viajará com outros atores de teatro da região.
Prefeito comemora bom início de mandato em Morro Reuter
Na avaliação do prefeito Adair Bohn e do vice Harri Becker, o trabalho nos primeiros meses de mandato tem sido muito positivo. Morro Reuter está com inúmeras obras em andamento e a promessa é não diminuir o ritmo acelerado.
- Já nos questionaram se a gente vai aguentar esse pique até o fim do mandato. Vamos continuar neste pique por mais 10 ou 15 anos, porque há muita coisa a ser feita - garante o vice-prefeito Harri.
O prefeito Adair Bohn destaca o entrosamento da nova administração:
- Toda semana nos reunimos com os coordenadores das secretarias para trocar ideias e analisar o andamento do trabalho. A prefeitura está trabalhando em todas as áreas. Praticamente todas as escolas passaram por ampla melhoria nos prédios, e algumas com reforma do piso ao telhado, como em São José do Herval. Em Picada São Paulo, as salas de aula da Francisco Weiler estão em fase de conclusão - diz o chefe do Executivo, lembrando que neste primeiro semestre foram enviados 64 projetos para a Câmara de Vereadores.
Outro ponto a destacar, na avaliação de Adair, é a recuperação das estradas:
- Até agora foram recuperados 400 quilômetros de estrada no município e restam 75 quilômetros em Fazenda Padre Eterno e quatro em Batatenthal. Para agilizar o serviço nas obras, foi adquirida uma moto para os funcionários e renovamos a frota de máquinas - informa o prefeito.
São José do Herval
A localidade de São José do Herval também está recebendo atenção especial da administração morro-reutense.
- A pavimentação do entroncamento em frente ao Restaurante Kieling e Igreja, além de trechos das estradas para Fazenda, Muckenthal e Padre Eterno Ilges, num total de 2.700m² de pedra regular, estão saindo do papel - comemora Adair.
Outra reivindicação antiga que deve ser atendida é a questão da água na localidade. O vice-prefeito está puxando à frente das reuniões com a associação de moradores de São José do Herval. Segundo Harri, foi sugerido um abaixo-assinado para ver quem concorda com a proposta da administração.
- A prefeitura entra com a mão-de-obra e os moradores com o material – explica ele.
A localidade de São José do Herval terá ainda uma creche para a educação. Já existe um prédio, construído há 10 anos, mas que não foi concluído. Segundo o prefeito Adair, serão destinados 230 mil reais para a conclusão desta obra.
- São 150 mil de uma emenda do deputado Renato Molling e o restante é contrapartida da prefeitura - diz Adair.
Plano Diretor
Morro Reuter também começa a estudar a criação do seu Plano Diretor, que ainda não existe. O secretário de Planejamento, Administração e Fazenda, Afonso Bastian, destaca ainda que o município está investindo na área e adquiriu recentemente um software (programa de computador) para a elaboração de projetos.
- Não temos um mapa da cidade e estamos fazendo o recadastramento imobiliário - comenta o secretário municipal, já convidando a comunidade para participar da Consulta Popular, no próximo dia 5 de agosto, que vai definir as prioridades de investimento no município.
Turismo e Cultura
O Belvedere, um dos cartões postais da cidade, recebeu pintura e reforma das paradas de ônibus. A ponte do rio Loch também foi reformada. Na Linha Cristo Rei, foi instalada uma sala de Programa Saúde da Família junto ao salão da comunidade. O município forneceu o material e a comunidade entrou com a mão de obra. O Departamento de Assistência Social recebeu um novo prédio, inclusive com área específica para realização de oficinas.
A partir da segunda quinzena de agosto, os artesãos também terão um novo espaço, em frente a prefeitura, para expor os seus trabalhos. Foi adquirida uma área de terra na Linha Görgen, junto à escola Dom Bosco, para a construção do prédio do projeto Bom Dia Escola, que atualmente funciona no Ginásio Municipal. O município busca parceria com o Instituto de Educação Ivoti para trazer professores de música para o Bom Dia. Mais tarde, a ideia é criar uma orquestra no Morro.
O prédio da prefeitura também deverá receber cores novas nos próximos dias. O Obelisco de Livros, que fica na entrada da cidade, recebeu nova iluminação e ainda passará por outras reformas.
Um novo ânimo
O turismo ganhou novo ânimo. Nos últimos meses, empreendedores voltaram a apostar no potencial de Morro Reuter, com a abertura de novos empreendimentos no município.
De acordo com informações do Departamento de Turismo, chefiado por Vera Schneider, Morro Reuter recebeu mais de mil pessoas em excursões neste primeiro semestre de 2009. Além disso, estima-se que os restaurantes da cidade sirvam de 4 a 5 mil almoços por fim de semana.
Para atender ainda melhor o turista, a prefeitura está desenvolvendo um projeto de sinalização, com placas informativas e, futuramente, a ideia é criar uma central de informações ao turista.
quinta-feira, 23 de julho de 2009
Pediatra do hospital atende 130 crianças em 15 horas
Na última segunda-feira, porém, a procura extrapolou qualquer previsão da saúde pública. Num intervalo de 15 horas, das 7h30 às 22h30, o pediatra Jorge Pereira atendeu 130 crianças. A maioria apresentava sinais de gripe, como tosse, febre e dor de cabeça.
- No inverno é normal crescerem os atendimentos e as internações, mas este ano está sendo atípico. Pedimos muita paciência e colaboração dos pais na espera. Por ser um número elevado de crianças, acabamos não podendo oferecer um atendimento mais longo. Foi uma média de 3 minutos por paciente. É um risco que eu corro e também o paciente, pois posso não detectar algo em um tempo tão curto - diz o pediatra, informando que alguns pacientes foram encaminhados ao posto de saúde do bairro Bela Vista.
A ala pediátrica do hospital está lotada.
- A maioria das internações são por doenças respiratórias, entre elas, a bronquiolite. Também transferimos recentemente duas crianças para a UTI, o que é muito difícil de acontecer - comenta o médico.
A procura por atendimento pediátrico cresceu em todo Estado. Um dos motivos da grande demanda é a preocupação com a gripe A. Nos primeiros sintomas de gripe, os pais já levam a criança para o hospital.
- Estamos vivendo um período de crise na saúde pública. Nunca se sabe a gravidade de uma febre, e com esta epidemia de gripe A, os pais se apavoram. Mas estamos trabalhando para oferecer um bom atendimento para as crianças - explica o doutor Jorge, que recebeu o reforço de uma pediatra da Doctor Clin.
Ao contrário de anos anteriores, os atendimentos das emergências e urgências envolvendo crianças estão centralizados no hospital.
O que diz o Secretário de Saúde
O secretário de Saúde, Marcio Slaviero, destaca que o “hospital é a referência pediátrica”.
Ele nega que faltem médicos e garante que os postos nos bairros também têm profissionais para atendimento.
- Não há falta de médicos. Nos bairros temos médicos comunitários e pediatras. No Postão, o pediatra está doente, mas o problema será solucionado na próxima semana. É do hospital a responsabilidade de reforçar os pediatras, o que já está acontecendo – diz o secretário.
Por enquanto, somente no posto de saúde do Travessão não estão sendo realizados atendimentos pediátricos. A redação do JDI entrou em contato com os postos dos bairros na tarde desta terça. O atendimento de crianças também cresceu no São João e no Bela Vista. No Travessão, as crianças são encaminhadas para o hospital, pois a pediatra está de férias.
Câmara aprova cinco projetos em mais uma noite polêmica
O projeto sobre o financiamento de 1 milhão de reais foi reprovado por 5 a 4 na quinta. Mas a abertura de crédito para compra de máquinas e equipamentos com recursos próprios foi autorizada por 5 a 4. Nas duas votações, os cinco votos foram de PMDB, PP e PSDB e os quatro de PDT e PT.
Na sessão desta segunda-feira, Eliseu Rossa (PT) criticou a oposição, que foi contra o financiamento:
- Em 2008 foram gastos 300 mil na conservação de máquinas. Com equipamentos novos, não se gasta tudo isso. Digamos que se tenha 100 mil de juros ao ano, ainda sobrariam 200 mil. Acho que a era do Fusca já era - disse ele.
Sérgio Fink (PSDB) rebateu:
- Em momento nenhum fomos contra a renovação da frota. Somos contra o financiamento. Em quatro anos, os juros passariam de 400 mil. O projeto de renovação da frota foi aprovado por 5 a 4, e o que mais surpreende é que os vereadores do PT e do PDT foram contrários. O município nem precisaria utilizar recursos desta administração para renovar a frota. Poderia pegar do superávit da administração passada. Ou seja: o financiamento todos queriam, mas a renovação da frota, nem tanto. Votaram contra - declarou ele.
A situação defende que os recursos do superávit financeiro serão utilizados em outras obras no município.
- Esses recursos que vocês querem usar para comprar máquinas já estavam destinados para outras prioridades. Assim, vocês estão votando contra a área industrial, contra a área habitacional, contra a Estrada Campo Bom, contra as creches... Tudo isso precisa de recursos para contrapartida, ou tu não entende isso? - esbravejou o líder de governo Jair Quilin (PDT).
Tânia da Silva (PMDB) não poupou e cutucou Jair:
- O vereador que me antecedeu está com muito stress. Nós votamos a favor de Dois Irmãos. Todo mundo sabe que essa história de financiamento não é fácil. Não precisamos trocar toda a frota de uma só vez - comentou ela.
A vereadora do PMDB também destacou outras prioridades:
- Nós precisamos de um posto de emergência. Ouvi o secretário (da Saúde, Márcio Slaviero) falar em reforma no Postão, mas isso é uma coisa totalmente inviável: reformar um prédio que não é nosso e que não foi estruturado para isso - afirmou Tânia.
Para Fink, o vereador do PDT e líder de governo falta com a verdade:
- Não somos contra nada. Somos pela racionalidade dos serviços públicos - afirmou o presidente da Câmara.
Sérgio Fink:
“Jair, te trata! Faz bem
tirar esse ódio do coração”
O clima do debate esquentou entre o líder de governo Jair Quilin (PDT) e o presidente Sérgio Fink (PSDB). Depois do intervalo, o vereador do PDT entrou na questão dos cargos:
- A inveja às vezes cega, presidente Sérgio, vereador Paulinho (...) Realmente, empregamos quem trabalhou na eleição, mas aqui na Câmara o senhor tem usado do mesmo artifício - afirmou Jair, dizendo que Fink empregou a filha de um candidato a vereador do PSDB na última eleição.
O presidente foi categórico na resposta ao líder de governo:
- Quanto à inveja, o senhor tem experiência nisso, pois vive com gravador e máquina fotográfica no bolso querendo se promover com os erros dos outros, e não com os seus próprios méritos. Jair, te trata! Faz bem tirar esse ódio do coração - disparou Fink.
Ele também lembrou que, ao contrário da administração municipal, a Câmara tem reduzido seus custos:
- Nas contratações que fizemos, em nenhum momento pedimos filiação partidária. Aliás, reduzimos o custo com pessoal, os gastos com diárias, com telefone... Nós, sim, estamos fazendo mais com menos - declarou o presidente, numa alusão ao slogan de campanha de PT e PDT em 2008.
Por fim, Fink chamou atenção para o valor de 970 mil reais que está previsto no Plano Plurianual (2010-2013) para reformar o Centro Administrativo (prefeitura). O projeto do Plano Plurianual está na Comissão de Pareceres e deve ser votado na próxima sessão, no dia 27 de julho.
- Talvez esse valor seja para construir passarelas e túneis na prefeitura para o pessoal não se bater lá dentro, já que sinaleira não ia adiantar com tanta gente - alfinetou o presidente.
Joracir Filipin (PT) tentou desviar o assunto, dizendo que Fink estaria desrepeitando os funcionários da prefeitura ao falar de “túneis e passarelas”. O presidente rebateu:
- Não é para ofender ninguém. Eu respeito muito os funcionários. Digo isso porque quando o PT e o PDT eram oposição, viviam batendo aqui que se deveria colocar sinaleira na prefeitura para o pessoal não se bater de tanta gente que tinha lá dentro. Imagina agora, então, com mais cargos de confiança, mais chefes, mais estagiários...
PROJETOS APROVADOS
095/2009 - Autoriza o Poder Executivo a abrir crédito especial de 150 mil reais para manutenção de serviços da Secretaria de Educação.
109/2009 - Autoriza o Poder Executivo a abrir crédito especial de 350 mil reais para aquisição de área para ampliação do Distrito Industrial.
112/2009 - Autoriza o Poder Executivo a abrir crédito especial no valor de 1 mil reais para manutenção do Programa de Trânsito.
116/2009 - Autoriza o Poder Executivo a conceder aumento de vencimento aos agentes comunitários de saúde e agentes de endemias, com valor fixado em 580 reais. Hoje existem 14 agentes comunitários, dois agentes de endemias e duas vagas em aberto para agentes de endemias.
117/2009 - Institui o Comitê de Vigilância e Enfrentamento da Gripe, com o objetivo de avaliar as condutas, normas e recomendações à população, bem como monitorar casos suspeitos da Gripe A (H1N1) e emitir medidas necessárias para contenção e tratamento da doença. O comitê será composto por: Márcio Slaviero (Secretário de Saúde), Otávio Augusto da Silveira (médico veterinário), Rafael Giesteira (diretor técnico), Émerson Bassani (farmacêutico), Miriam Lehmann (enfermeira responsável pelas imunizações), Fabiane Bohnenberger (chefe do Posto do Centro), Márcio Goldschmidt (chefe do Departamento de Vigilância), Patrícia Bohn (diretora administrativa do Hospital São José - Doctor Clin) e Maurício Klein (Secretário de Educação e Cultura).
Benete Scherer é o novo presidente do PP
Benete assume com o objetivo de reestruturar o partido e elaborar um planejamento a longo prazo. “Em primeiro lugar, a partir de agosto vamos realizar reuniões internas para debater um planejamento futuro, evitando decisões imediatas e precipitadas”, comenta o novo presidente. A ideia é fazer uma gestão de atitude. “O PP é uma grande força na cidade. Precisamos mostrar que o partido tem bons nomes e condições de assumir a prefeitura novamente”, acrescenta.
A ressaca eleitoral
O novo presidente admite que o PP, assim como o PMDB, viveu um período de ressaca eleitoral. “Não tínhamos a experiência da derrota, e isso atingiu os partidos”, reconhece Benete. Perguntado se a coligação continua após a eleição, ele lembra que o momento é de reestruturação. “Antes de fazer qualquer coisa em conjunto, precisamos reestruturar o PP, para depois analisar quais são os partidos que têm associação com as nossas ideias”, comenta ele.
Nova administração
Questionado sobre o que pensa da administração de PT e PDT, Benete diz que ainda é cedo para fazer uma avaliação mais profunda. “Vejo que a atual administração tem algumas ideias diferentes das nossas. Porém, pelo tempo que eles estão governando, não cabe nenhum julgamento ainda”, afirma. “O PP tem a responsabilidade de olhar Dois Irmãos como um todo. Vamos saber enxergar as coisas boas e elogiá-las, assim como também ver o que não está bem e criticar, sempre com responsabilidade”, conclui Benete.
terça-feira, 21 de julho de 2009
Casal do Travessão morre em desabamento no litoral
O desabamento parcial do Edifício Santa Fé, 1.479, localizado na Avenida Beira Bar, também vitimou outras duas pessoas, a advogada Simone Gracia Celiberto, de 31 anos, e seu filho Rodrigo Celiberto dos Santos, de 5 anos, de Porto Alegre. Mãe e filho chegaram a ser socorridos com vida. Ela ainda teria indicado à equipe de resgate, o local onde estava o filho. Mãe e filho não resistiram e faleceram no Hospital Santa Luzia, também em Capão da Canoa. Marisa e Joel morreram na hora. Os corpos do casal foram removidos dos destroços por volta das 4h da madrugada pelo Corpo de Bombeiros. Outras cinco pessoas ficaram feridas no acidente - o zelador do prédio Arideu de Oliveira Rolin, 52, sua mulher, dois filhos e um neto.
O prédio de três andares e 27 apartamentos estava em reforma por problemas estruturais. Joel era o síndico e ao lado de Marisa havia ido para Capão da Canoa na sexta-feira após o almoço justamente para conferir o andamento da obra. Nesta semana haveria uma reunião entre os condôminos e o casal ficaria toda a semana na praia.
Filha desabafa:
“Ela estava sempre alegre e sorrindo”
Pessoas bastante queridas no bairro Travessão, onde moravam há muitos anos, amigos e familiares lotaram a capela da Igreja São João Batista para dar o último adeus ao casal e também força ao filho, Willian Dieter, 24 anos, e sua irmã Rudaia Scholles, filha de Marisa com o artista plástico Flávio Scholles.
Willian foi o primeiro da família a saber da tragédia. Ele estava em casa dormindo por volta da 1h20 quando o telefone tocou. Uma vizinha do prédio ao lado ligou para a residência de Joel para avisá-lo sobre o desabamento, sem saber que o casal estava no edifício que desabou. “Logo falei que meus pais estavam no prédio. Fiquei sabendo que a situação no local não era nada boa, então já fiquei preocupado imaginando que algo de ruim tivesse acontecido”, disse o filho, muito abatido hoje pela manhã. Willian avisou sua irmã, que ao lado do namorado, foram para Capão da Canoa. “Fomos direto para o local, mas quando chegamos lá os corpos já tinham sido removidos. Eles estavam mortos”, conta Willian.
Joel era uma pessoa mais reservada. Marisa vivia com um sorriso no rosto e por onde passava cativava novas amizades. Rudaia lembra com carinho da mãe, que era muito apegada a sua filha, Marina, de 5 anos. Marisa tinha muito orgulho da neta e estava sempre perto dela. “Como a mãe estava sempre sorrindo, as pessoas ainda brincavam que parecia que ela não tinha problemas. Eu perdi minha mãe, mas o mano (Willian) perdeu os dois. Precisaremos ser muito fortes”, disse Rudaia, enquanto recebia abraços de amigos e familiares. Aposentados, Marisa e Joel estavam casados há 27 anos e sonhavam em morar na praia. Rudaia conta que a mãe não iria junto com o marido na sexta-feira, mas de última hora acabou mudando de ideia. “Ela até tinha me perguntado se podia ficar lá em casa e eu falei que sim, mas ela acabou indo. Eles eram muito unidos e acho que um não aguentaria viver sem o outro”, completa ela.
Joel era natural de Novo Hamburgo e Marisa de Cachoeirinha do Sul. O enterro aconteceu na tarde desta segunda-feira, no Cemitério Jardim da Memória, em Novo Hamburgo.
“A Marisa foi a grande dama da cultura”
O artista plástico Flávio Scholles, 59, foi casado durante 10 anos com Marisa. Eles se conheceram jovens. Ela trabalhava em uma loja de calçados de Novo Hamburgo e ele era universitário que tinha por sonho se tornar artista plástico. “Se hoje sou um artista, devo a ela. Eu era um rapaz pobre, e ela aceitou casar comigo, e sempre me incentivou. A Marisa foi uma grande companheira, a grande dama da cultura”, lembra.
Flávio recebeu da ex-esposa todo incentivo e se tornou um famoso artista plástico. Em 1979 nasceu a filha Rudaia, e o casal passou por momentos difíceis. “Fomos à falência. Não tínhamos mais dinheiro e a Marisa cansou. Quando a Rudaia tinha três anos, nos separamos. Quando chegou a fama pela arte, ela não estava mais comigo. Mas sempre fomos muito civilizados. Havia muita confiança entre a gente. Éramos vistos como ‘modelo de casal separado’. E ela me deixou a Rudaia. Grandiosamente deixou que a filha morasse comigo. Mas o que aconteceu foi que a criança, a pequena Rudaia, cuidou do pai. Ela cuidou mais de mim do que eu dela”, diz Flávio.
Mais tarde, Flávio apresentou o amigo e cliente Joel à ex-esposa. “Ele a amou muito. Ele a fez mais feliz do que eu poderia. E o Joel foi o verdadeiro avô da Marina (filha de Rudaia). A Marisa foi como avó o que ela não podia ser como mãe. Passávamos Natal, Ano Novo, sempre todos juntos. Éramos uma família”.
Polícia abre inquérito
A morte das quatro pessoas e o desabamento do prédio estão sendo investigados pela Delegacia de Polícia de Capão da Canoa. O delegado Heraldo Chaves Guerreiro abriu inquérito e ouviu hoje o empreiteiro responsável pela obra, Selino Cardoso da Silva, e o zelador Arideu de Oliveira Rolin. A prefeitura informou para a imprensa que a obra não tinha licença e que ela ocorria sem a vistoria de engenheiros.
“Quando peguei o serviço para fazer, notei que parte do concreto se esfarelava ao toque, aí vi que era grave e sugeri chamar um engenheiro”, disse o empreiteiro em seu depoimento. Selino foi contratado para examinar as vigas e realizar pequenos reparos. Ele disse que abriu as vigas para examiná-las e desistiu de mexer mais, tamanho eram os problemas estruturais nas fundações do Edifício Santa Fé e avisou o síndico, que ficou de chamar um engenheiro para realizar vistoria nesta segunda-feira.
O zelador confirmou que morava há quatro anos no edifício e negou que soubesse de problemas estruturais. “Do contrário, jamais estaria morando ali, onde tudo caiu sobre a minha cabeça”, declarou Arideu, que está com o crânio enfaixado por conta de ferimentos recebidos durante a queda do prédio.
O delegado Guerreiro diz que, antes de concluir o inquérito, pesquisará tudo sobre a origem do prédio, construído em 1982. Ele considera precipitado culpar um pedreiro por ter aberto uma coluna ou um síndico por negligência.
Rapaz de 29 anos morre em acidente depois da Curva do Peixe na BR 116
O motociclista Paulo Henrique da Silva, 29 anos, morreu na hora após uma colisão com o Opala IDN-9415, dirigido pelo dois-irmonense Robison da Silva, 30 anos. Paulo, que seguia no sentido Novo Hamburgo-Dois Irmãos, dirigia a moto Yamaha Crypton T105 de placa IKA-7774. Ele estava indo para o trabalho quando teve sua frente cortada por Robison, que seguia no sentido contrário.
O acidente aconteceu por volta das 7h20 da última sexta-feira no km 228, no bairro Travessão. Robison conta que perdeu o controle da direção logo após terminar a perigosa “curva do peixe” e invadiu a pista contrária. “O carro balançou e invadiu a pista com a lateral. Vi o motoqueiro vindo, mas não consegui desviar dele”, contou ele, que sofreu apenas ferimentos leves no rosto. Com o forte impacto, Robison caiu barranco abaixo na lateral da rodovia. O carro caiu a uma altura de cerca de 10 metros. A violência da batida foi tanta que a moto de Paulo Henrique se despedaçou e as rodas ficaram retorcidas. O visor do seu capacete ficou jogado a uma distância de oito metros do corpo, que ficou caído no meio do matagal. “Consegui sair do carro e fui procurar o motociclista. Ele ficou caído perto da rodovia, mas quando me aproximei ele já estava sem pulso”, conta o motorista. Na colisão, Paulo Henrique teve fraturas nas duas pernas em diversos lugares, no rosto e no pulso direito.
O Corpo de Bombeiros Comunitário foi acionado e ajudaram na remoção do corpo, juntamente com a Funerária Schaumloeffel e policiais rodoviários. Uma equipe do Instituto Geral de Perícias (IGP) de Porto Alegre chegou no local por volta das 10h. O corpo foi removido ao Instituto Médico Legal (IML) de Novo Hamburgo.
Paulo Henrique morava em Campo Bom e era funcionário do Grupo Herval desde outubro de 2006. Ele trabalhava como programador de TI (Tecnologia de Informática). Ele deixa enlutadas a esposa e a filha de 11 meses.
Inquérito Policial
O acidente fatal foi registrado na Delegacia de Polícia de Dois Irmãos, que seguirá na investigação do caso. Conforme o inspetor Evair John, será instaurado um inquérito para saber o que ocasionou o acidente. “Já foi feito levantamento da perícia no local e os veículos também foram recolhidos para perícia. Iremos ainda ouvir o condutor que sobreviveu, os policiais e testemunhas se houver. Com estes dados, iremos investigar se houve falha mecânica ou humana”, disse ele. Inicialmente o acidente é culposo (sem a intenção de matar).
Noite quente na Câmara
A sessão extraordinária, realizada na noite de quinta-feira, mostrou que o Poder Legislativo está tendo participação ativa e responsável na fiscalização do Executivo. Por 5 votos a 4, a Câmara de Vereadores não autorizou a prefeitura a fazer financiamento de R$ 1 milhão para a renovação da frota da garagem. A oposição, formada por PMDB, PP e PSDB, é contra o que chama de “endividamento do município”.
No parecer do projeto 114/2009, o presidente da comissão, Paulo César Quadri (PMDB), e o relator Jerri Meneghetti (PP) deixaram claro que a oposição não é contra a renovação da frota, mas entende que a compra dos equipamentos deve ser feita com recursos próprios, e não através de um financiamento que vai além da atual gestão, gerando uma dívida para o próximo governo. O parecer lembra que a arrecadação do primeiro semestre aumentou 883 mil reais em relação ao ano passado e sugeriu a diminuição dos gastos com cargos de confianças, funções gratificadas e pagamentos de horas extras.
O projeto 114/2009, que permitia o financiamento, foi rejeitado com cinco votos contrários (Paulinho, Tânia, Sérgio, Eliane e Jerri) e quatro favoráveis (Eliseu, Jair, Joracir e Renz). Já o projeto 115/2009, que autoriza a prefeitura a abrir crédito especial no valor de 1 milhão de reais para a compra de máquinas e equipamentos, foi aprovado por 5 votos (Paulinho, Tânia, Sérgio, Eliane e Jerri) a 4 (Eliseu, Jair, Joracir e Renz). Ou seja, o município está autorizado a fazer a renovação da frota, desde que com recursos próprios.
Com o financiamento, a prefeitura pretendia comprar duas retro-escavadeiras e pás-carregadeiras; um caminhão de 4 mil quilos com caçamba especial para recolhimento de galhos e entulhos; um veículo utilitário com 9 lugares; dois caminhões com carrocerias basculantes e uma caminhão com caçamba coletora compactadora.
PURA PIMENTA
Sentindo que o financiamento não seria autorizado, o líder de governo Jair Quilin (PDT) saiu da Câmara para dar uns telefonemas. Minutos depois, o prefeito Miguel Schwengber apareceu acompanhado do secretário de Educação, Maurício Klein. Também já estavam na sessão os secretários Willy Schneider (Obras) e Marco Antônio da Silva (Serviços Urbanos). O prefeito Miguel, então, pediu espaço para falar sobre o projeto e ganhou cinco minutos. Ele defendeu o financiamento para a renovação da frota e disse que pretende utilizar os recursos próprios em outras prioridades, como a compra de mais uma área de terra para o distrito industrial e terrenos para habitação popular.
SITUAÇÃO RECLAMA
- A prefeitura precisa ter capital de giro para investir. As máquinas estão velhas e gasta-se muito em manutenção. Vocês não querem que o Miguel faça mais do que os outros fizeram - comentou Jair Quilin (PDT).
- Estamos deixando escapar uma grande oportunidade para o município - declarou Eliseu Rossa (PT).
- Isso é votar contra vários projetos. Vocês querem a estagnação das obras. Talvez já estão preocupados com a próxima eleição - disse Antônio Renz (PDT).
- Sempre vou ser contra o endividamento da prefeitura e o inchaço na folha de pagamento. Se a gente autorizar o financiamento, estamos gerando dívida para o próximo governo. Com o recurso que existe em caixa, se ele for remanejado de forma adequada, é possível fazer esses investimentos. Não precisa trocar tudo de uma vez. Dá para fazer aos poucos - afirmou Jerri Menghetti (PP).
- O Tonho (Renz) diz que pensa no povo, mas se pensasse no povo não iria endividar o município. Falar em capital de giro na tribuna é inexperiência. Não se faz capital de giro com dinheiro público. Fazer dívida a longo prazo é perigoso - disse Paulinho Quadri (PMDB).
- Não podemos comprometer o governo seguinte. Se viesse para pagar durante esse governo, poderíamos analisar - declarou Tânia da Silva (PMDB).
- O que chama a atenção é que no governo passado (PMDB e PP) foi comprada uma máquina por 800 mil e o nosso atual prefeito Miguel (na época vereador da oposição) bateu muito na tecla de que era desnecessário. Agora, sete meses depois, mudou. Acredito que foi politicagem; ele se aproveitou da situação no ano passado – disse Eliane Becker (PP).
O presidente Sérgio Fink (PSDB) fez questão de apresentar números da arrecadação municipal para explicar por que o financiamento não é necessário.
- Dizer que nós queremos trancar o crescimento do município é demagogia. A prefeitura já arrecadou 19 milhões de reais este ano. No comparativo com o mesmo período do ano passado, foram 883 mil reais a mais.
Se continuar assim, a projeção é fechar o ano com 39 milhões arrecadados. Aí querem dizer que vai faltar dinheiro? Só se continuarem gastando muito mal.
Quando se tem dinheiro fácil, se gasta fácil.
Se o prefeito reduzir o percentual de gastos com cargos de confiança e com horas extras, ao final de quatro anos vai ter muito mais do que 1 milhão para investir. No fim, foram vocês que acabaram votando contra a renovação da frota. Nós somos a favor da renovação e contra o financiamento - declarou o presidente.
Câmara vai devolver R$ 187 mil para compra de ônibus escolar
A noite de quinta-feira teve votações importantes. Os vereadores aprovaram por unanimidade o projeto 105/2009, que autoriza o Poder Executivo a abrir crédito especial de 88 mil reais para a merenda escolar. Já o projeto 110/2009, que tratava de um financiamento de 187 mil e 200 reais para a compra de um ônibus escolar, foi reprovado por 5 votos (Paulinho, Tânia, Sérgio, Eliane e Jerri) e 4 favoráveis (Eliseu, Jair, Joracir e Renz). Assim como no caso da renovação da frota, a oposição foi contra à compra por financiamento.
Porém, o presidente Sérgio Fink (PSDB) já anunciou que o dinheiro para comprar o ônibus sairá das economias da Câmara. Os vereadores vão devolver 187 mil e 200 reais para que a prefeitura adquira o veículo sem fazer dívida. Vale lembrar que em maio Fink já havia devolvido 250 mil da Câmara para construir um posto de saúde no São Miguel.
quinta-feira, 16 de julho de 2009
Arrombadores de Morro Reuter são internados
M.A.K., de 17 anos, chegou a ser preso duas vezes em menos de 24 horas. A primeira foi na segunda, às 17h30, após ele arrombar uma residência e furtar um casaco e um par de tênis. Ele foi preso na sua casa com os objetos furtados e trazido para a Delegacia de Polícia. Foi feito o registro de ocorrência e o menor foi liberado. Na terça, por volta das 16h30, ele voltou a invadir uma residência em Morro Reuter e furtou um notebook. Moradores da área viram, ligaram para a polícia e saíram correndo atrás dele. M.A.K. foi preso novamente e encaminhado para a DP. Esta foi sua quinta prisão nos últimos dois anos.
A Justiça, então, decretou sua internação no final da tarde de terça, juntamente com outro comparsa de 17 anos. M.A.K. foi levado terça para a Case.
O outro menor infrator, G.G.D., foi buscado e algemado pela BM de Morro Reuter na sua casa, na manhã desta quarta-feira. Ele foi transferido para a Case à tarde.
O menor G.G.D. foi preso duas vezes, uma após arrombar a loja Kinei, em Dois Irmãos, e a outra depois de invadir o Mercado Fleck, em Morro Reuter.
SEGURANÇA EM DEBATE
Em razão da onda de arrombamentos registrada nas últimas semanas, a prefeitura de Morro Reuter vai promover um encontro nesta quinta-feira para debater o assunto. A reunião será a partir das 19h, no CTG Garrão da Serra.
O secretário da Fazenda, Administração e Planejamento, Afonso Bastian, destaca que a população está preocupada e revoltada. “É um clamor da comunidade que chegou até a prefeitura, por isso estamos organizando este encontro, onde serão debatidas as situações e de que maneira as pessoas podem agir”, comenta. Os dois menores detidos ontem e hoje são de Morro Reuter e cometeram vários delitos no município. Eles foram encaminhados ao Centro de Atendimento Socioeducativo (Case).
Para o encontro, foram convidados representantes de entidades ligadas à área da segurança como os presidentes do Consepro de Morro Reuter, Ernani Heilmann, e de Dois Irmãos, Alan Caldas; o sargento Silveira, da Brigada Militar, o prefeito Adair Bohn e o vice Harri Becker; a juíza Ângela Dumerque, a delegada Ariadne Moraes Langanke, e o comandante da BM de Dois Irmãos, tenente Nilton Tavares. Toda a comunidade, comerciantes e vítimas dos arrombadores podem participar.
quarta-feira, 15 de julho de 2009
Entidades cobram Centro de Cultura
A reunião pode ser considerada um primeiro passo na direção de formar uma Fundação Cultural em Dois Irmãos. A iniciativa do debate público, promovido pela Câmara, foi muito elogiada.
- Fico feliz que depois de tantos anos está se debatendo a cultura no município. Não podemos sair daqui hoje sem formar o Conselho Municipal de Cultura - comentou Betinho Klein, do grupo Curto Arte, lembrando que o Centro de Cultura é uma reivindicação antiga:
- Discordo da administração que diz que só estamos cobrando isso agora. Eu já cobro um Centro de Cultura há 15 anos - afirmou Betinho.
O presidente Sérgio Fink (PSDB) retomou a questão do prédio da Câmara. Ele lembrou que a ideia era construir um espaço multiuso, que também seria aproveitado para eventos culturais da cidade.
- Fui boicotado... Tentaram me jogar contra a comunidade, dizendo que haviam outras prioridades, mas esqueceram que a cultura também é uma prioridade - declarou Sérgio, referindo-se à oposição do prefeito Miguel Schwengber em relação a obra.
As entidades destacaram a importância do incentivo às diversas formas de cultura e lembraram que todo o trabalho é feito de forma voluntária, com os integrantes tirando dinheiro do próprio bolso.
- Hoje temos mais de duas mil crianças envolvidas com o xadrez em Dois Irmãos. Precisamos de uma Fundação Cultural e de um espaço adequado - comentou Leonel Dornelles, da Associação Cultural e Esportiva Dois-Irmonense de Xadrez (ACEDIX).
Para Querino Klauck, regente do Coral Santa Cecília, a cultura deve ser incentivada desde cedo.
- As pessoas mais antigas ainda cantam porque antigamente não existia rádio nem televisão. Nova Petrópolis, por exemplo, que implantou a música no currículo escolar, hoje tem 76 corais e uma série de bandinhas. Isso é cultura! - disse Querino, que preside a Liga Cultural de Cantores, com sede em Nova Petrópolis.
O que disse o chefe da Cultura
Léo Büttenbender, chefe do Departamento Municipal de Cultura, disse que é preciso “ter calma” em relação à criação de uma Fundação Cultural.
- Se em 20 anos não foi feito, hoje não podemos criar sem antes fazer um seminário para debater o assunto. Hoje existem mais de 50 grupos culturais em Dois Irmãos, e podemos ver que aqui temos uma minoria. Vamos estudar o assunto com calma - afirmou Léo.
A oposição não gostou muito das declarações:
- Se aqui está a minoria, é porque o espaço é pequeno mesmo. Além disso, ligamos para a prefeitura e o número de entidades que nos foi passado era inferior a 20. Se a gente soubesse, poderia ter convidado muito mais gente - comentou o presidente Sérgio Fink.
Tânia da Silva (PMDB) esperava “maior firmeza”:
- No meu ponto de vista, o Léo deixou a desejar. Não senti firmeza nele sobre o Centro de Cultura e nem sobre a criação do Conselho Municipal. Tomara que os vereadores consigam sensibilizar o prefeito - declarou ela.
QUEM PARTICIPOU
ACTG Portal da Serra
Representante: Ademir Nogueira
Jair Aguiar e Grupo
Representante: Jair Aguiar
Clube Reviver
Representante: Leonida Backes
Coral São João Batista (Travessão) e Coral Nossa Senhora do Rosário (Portal da Serra)
Representante: Leonardo Weber
Associação Cultural e Esportiva Dois-Irmonense de Xadrez (ACEDIX)
Representante: Leonel Dornelles
Grupo de Canto É Preciso Saber Viver
Representante: Maria Helena Kolling Berwian
Baumschneis Volktanzgruppe
Representante: Rômulo Keller
Grupo Folclórico Sonnenblume
Representante: Aline Fenner
Clube de Carros Antigos de Dois Irmãos
Representante: Róbson da Silva
Associação dos Funcionários da Herval
Representante: Cristiane Lauer
Grupo Liebe zum Tanz
Representante: Fabiano Linck
Coral Santa Cecília
Representante: Querino Klauck
Associação dos Amigos do Patrimônio Histórico e Cultural de Dois Irmãos
Representante: César Müller
Grupo Curto Arte
Representante: Betinho Klein
Clima volta a esquentar na Câmara
O líder de governo, Jair Quilin (PDT), reclamou que a demora na votação pode atrapalhar a vinda de recursos para o município. Ele citou o caso dos projetos 105 (88 mil reais para compra de merenda escolar) e 110/2009 (187 mil reais para compra de um veículo para transporte escolar).
- Peço que a comissão comece a ler as justificativas. Talvez o Paulinho queira discutir mais - ironizou.
Sérgio Fink (PSDB) rebateu:
- Penso que até aprovamos alguns projetos com rapidez demais. Entendo também que a comissão precisa fazer uma análise detalhada dos projetos. Além disso, não tem tanta urgência assim, pois trata-se de uma possibilidade de recurso - afirmou ele.
O vereador Paulinho Quadri (PMDB) foi ainda mais incisivo ao criticar Jair:
- O Jair é uma boa alma, mas tem que montar um conjunto musical chamado “Roncador”. Ele vem aqui roncar na tribuna, mas teve 15 minutos para explicar os projetos e não fez. Ele é um mau líder de governo.
Como presidente da Comissão de Pareceres, ele declarou que faltam informações nos projetos:
- Os 187 mil para a compra de um ônibus não é um convênio, é financiamento. Precisamos saber qual é o juro, de quanto tempo será o financiamento... Precisamos analisar com calma - disse Paulinho.
Jerri Meneghetti (PP), que também faz parte da Comissão de Pareceres junto com Paulinho e Antônio Renz (PDT), concordou com Paulinho:
- Não podemos sair aprovando projetos a torto e a direito... Não vou ceder a pressão de nenhum lado, Temos que ler e analisar bem os projetos - afirmou.
Por fim, Sérgio declarou que a polêmica criada pela situação era desnecessária.
- Em nenhum momento a Câmara deixou de atender os pedidos do Executivo. Por isso, não tem sentido essa polêmica. A impressão é de que estão querendo empurrar tudo goela abaixo - disse o presidente.
PURA PIMENTA
A oposição voltou a mostrar preocupação com o aumento da folha de pagamento na nova administração.
Sérgio Fink (PSDB) destacou que Dois Irmãos ficou em 6º lugar no Estado e em 20º no país em gestão fiscal, com base nos números de 2007, quando a prefeitura ainda era administrada por PMDB e PP.
- A média no país com os gastos da folha ficaram em 44%. Dois Irmãos, agora, já está em 47,5%, e na semana passada entraram mais projetos para a contratação de mais pessoas. Isso é preocupante. Antes, eles diziam (referindo-se a PT e PDT) que era preciso colocar sinaleiras dentro da prefeitura. Agora, então, vão ter que construir viaduto, túnel e elevada - cutucou o presidente.
Paulinho Quadri (PMDB) foi no embalo e criticou o prefeito:
- Dois Irmãos é 20º no país em gestão fiscal e o Miguel (Schwengber) disse que esse resultado também é atribuído aos prefeitos anteriores. Como assim? Esses números são só dos prefeitos anteriores. Eles são de 2002 a 2007, não têm nada a ver com ele. Mas eu conheço o Miguel há oito anos aqui na Câmara e sei que ele age assim. A folha agora já está em 47%... Duvido que vão conseguir ficar em 20º - afirmou o vereador.
Antônio Renz (PDT) rebateu:
- Não adianta não gastar e não fazer quase nada. Esperem passar 4 anos para falar. Se vocês tivessem feito as coisas, não teriam levado a “lavada” que levaram nas eleições.
Eliseu Rossa (PT) também defendeu a administração municipal:
- É uma pena que o prefeito Miguel só tenha 2% de recurso livre. Se estamos colocando mais gente agora, quem sabe daqui dois anos vamos ter o resultado disso.
Tânia da Silva (PMDB) não perdoou os vereadores da situação:
- Não gosto dessa história de “lavada”. Se fizermos uma nova campanha eleitoral agora, vamos ver que muita gente já está arrependida do seu voto - disse a vereadora.
Três pessoas estão isoladas por suspeita de gripe A
Com o debate e a imprensa dando grande cobertura o mundo entrou em alerta. Dois meses depois, a Organização Mundial da Saúde admitiu a pandemia, e a gripe estava espalhada pelo planeta.
Com efeitos bem mais fortes que a gripe comum, a Gripe Suína trocou de nome e passou a se chamar Gripe A, e os sintomas são febre acima de 38 graus, tosse, espirro e muita dor pelo corpo e articulações. Países como a Argentina, que têm um invejável sistema de saúde (que dá de 10 a 1 no do Brasil), foram imensamente afetados, com dezenas de mortos em algumas semanas. Outros países pelo mundo também sofreram e sofrem.
O Brasil se organizou. O Rio Grande do Sul também. A imprensa correu atrás de notícias e o governo tratou de se prevenir. Mas com os portos abertos era impossível escapar. E a Gripe A chegou ao país e ao estado gaúcho.
Em Dois Irmãos o sinal de alerta foi acionado em maio. De maio até domingo passado, cinco pessoas haviam sido colocadas sob observação. Uma delas era uma mulher adulta, moradora do bairro Primavera, que veio da Argentina e apresentava os sinais típicos: febre alta e muitas dores nas articulações. Ela foi colocada sob isolamento em sua residência (não saia nem recebia visitas) e fez o exame que se fazia até semana passada: escarro. Esse escarro era levado ao Laboratório Central do Estado e lá, em 7 dias, se fazia a análise do vírus. No caso dela, deu negativo. Como negativo haviam dado os 4 exames anteriores que haviam sido feitos.
No domingo passado um homem adulto procurou os médicos. Ele havia tido contato com uma pessoa que estava contagiada e que mora em Novo Hamburgo. Com os sinais de febre alta, dores e tosse, o corpo médico da secretaria de saúde de Dois Irmãos resolveu investigar o caso mais a fundo.
FAMÍLIA EM ISOLAMENTO
O homem e sua família (mulher e uma filha) foram colocados em isolamento residencial. Eles não fizeram o exame de catarro, pois desde a semana passada o Ministério da Saúde e o Centro Estadual de Vigilância em Saúde passaram a tratar casos de Gripe A com o mesmo procedimento da gripe “normal”.
Como a Gripe A é mais agressiva no tocante a febre, dor, tosse e catarro, a família ficará em casa, sem sair nem receber visitas, sendo monitorada. Eles estão com o telefone do Comitê de Controle da Influenza (recém criado em Dois Irmãos para monitorar casos suspeitos) e poderão chamar a qualquer hora.
Se os sintomas evoluírem nos três (ou em um deles) para, por exemplo, mais febre, mais calafrio, muita secreção, catarro, escarro ou perda de consciência, já existe leito no hospital São José à disposição, diz o secretário de saúde Márcio Slaviero. “E se for preciso hospital para caso de maior complexidade, o Governo do Estado disponibiliza hospitais como o Clínicas, que terão leito imediato”, afirma o secretário.
O curioso da Gripe A, que ainda não se sabe exatamente de onde veio, é que embora mais violenta no contágio ela tem efeitos mais brandos que a gripe comum. Na medida que ela for se espalhando, haverá a natural formação de anticorpos, que auxiliarão a combater essa mutação do vírus influenza. Enquanto isso, infelizmente foi confirmado hoje à tarde a segunda morte por gripe A no Rio Grande do Sul. (A.C.)
Primeiro as Damas é atração na quinta
Os atores Cris Pereira, 32 anos e Lucas Krug, 29, e o produtor Eduardo Holmes, o Bocão, 40, visitaram a redação do Jornal Dois Irmãos na manhã desta terça-feira.
O espetáculo Primeiro as Damas está em cartaz há quatro meses e já foi assistido por mais de 35 mil pessoas. Foram mais de 70 apresentações nas cidades de Novo Hamburgo, São Leopoldo, São Sebastião do Caí, Caxias, Campo Bom, Farroupilha, Carlos Barbosa e São Marcos, além de cidades de Santa Catarina.
O formato do espetáculo é o stand up comedy (comédia de pé), estilo de humor que vem ganhando espaço no Brasil e no Rio Grande do Sul. Os atores e o produtor estão satisfeitos com o grande sucesso em tão pouco tempo de cartaz. “Já tínhamos vontade de trabalhar juntos. Criamos então o projeto e, como sempre dizemos, demos um tiro na lua que deu certo”, conta Lucas. O produtor Bocão destaca que Primeiro as Damas tem dois objetivos principais: agradar e divertir o público e ser reconhecido nacionalmente. “Sempre prezando pelo respeito, bom preço e qualidade de espetáculo”, comenta o produtor. Durante a peça, são interpretados seis diferentes personagens: Rodsom dos Anjos, Frederico Alberto, Jorge o Borracheiro, Seu Cucar, Claudiovaldo Nogueira e Gaudério Fagundes.
Um dos grandes impulsos, segundos os atores, para que o público conhecesse o trabalho, foi a gravação do DVD na sua estreia. Estes vídeos foram postados no site You Tube e já obtiveram a marca de 240 mil acessos. “A divulgação na internet foi muito grande, os acessos surpreenderam. Ainda não entendemos muito bem esse sucesso imediato”, comenta Lucas.
Cris Pereira salienta que o espetáculo tem outro diferencial. Todos que assistem querem saber quando o grupo retorna. “Primeiro as Damas não é para ser assistido em única sessão. Sempre que saímos de alguma cidade, as pessoas querem saber quando vamos voltar porque querem trazer amigos para assistir. Na primeira vez que nos apresentamos em Novo Hamburgo, por exemplo, fomos assistidos por 52 pessoas, no dia 28 de janeiro. Já no dia 3 de julho foram 722”, conta ele.
segunda-feira, 13 de julho de 2009
Corsan tem novo gerente
Márcio Batista Tavares Contti, 48 anos, assumiu no último dia 25 o cargo de gerente da Corsan de Dois Irmãos. Ele ocupa o lugar de Dante Maieron, que se aposentou no início do mês passado.
O novo gerente tem uma história de quase 29 anos dentro da companhia. Ele ingressou na Corsan no dia 7 de agosto de 1980, na cidade de Lavras do Sul, e sempre atuou na parte administrativa. Em 1º de junho de 1993 veio para Dois Irmãos, onde desempenhou a mesma função - agente administrativo auxiliar II -, sendo responsável pela área comercial, de recursos humanos e pelo atendimento ao público, entre outras atividades.
Desde 1993, também mora na cidade. A indicação para assumir a unidade partiu do ex-gerente Dante. “Fui indicado pelo Dante e vou seguir a mesma linha de trabalho. A unidade está bem. É uma das melhores e a gente vai continuar tocando esse trabalho”, diz ele, que conta com 15 funcionários.
quinta-feira, 9 de julho de 2009
Conselho Antidrogas é reativado depois de 8 anos em Dois Irmãos
A droga é um dos grandes problemas da atualidade em todo país, inclusive, em Dois Irmãos. Novos dependentes surgem a cada dia e o consequente aumento da criminalidade preocupa a comunidade.
Para combater o problema, Dois Irmãos reativou na última segunda-feira o Conselho Municipal Antidrogas (COMAD). O encontro realizado na sede da Assistência Social contou com a participação de representantes de várias entidades locais. O trabalho do COMAD envolverá escolas, comunidades religiosas, Polícia Civil, Brigada Militar, Conselho Tutelar e poder público. Na reunião, chegou a ser escolhida uma diretoria, que deve ser confirmada na próxima reunião. O presidente seria o pastor Rafael Wilske; com Nelson Moraes, da Igreja Assembléia de Deus, de vice-presidente; e Tânia Stein de secretária.
Durante o encontro de segunda-feira, Jailton Proença de Lima, da Assistência Social, destacou a importância da reativação do conselho criado em 2001. “Precisamos traçar projetos de prevenção e repressão à droga. E para isso, precisamos de um grupo ampliado com representantes de vários setores. Com o conselho funcionando, também vamos poder criar projetos e conseguir recursos”, comentou Jailton. O grupo também já está discutindo a ideia de criar uma semana municipal contra as drogas.
OPINIÃO
Evair John
Inspetor da Delegacia de Polícia
“Estas ações são importantes para tentar minimizar o problema. No nosso dia-a-dia, trabalhamos em cima da repressão, principalmente ao traficante, mas estamos dispostos a colaborar. A polícia pouco pode fazer com o usuário, a lei de tóxico visa punir o traficante. O usuário é tratado como um doente. Hoje nós também temos ausência de informações sobre o tratamento do dependente. Precisamos de mais conhecimento para poder orientar os pais”.
Tenente Nilton Tavares
Comandante da Brigada Militar
“A BM trabalha a repressão nas ruas, mas também a parte preventiva. Temos o Proerd, que é desenvolvido para jovens e desde o ano passado para pais. Também já podemos ministrar aulas para crianças de educação infantil, mas hoje não conseguimos. O jovem não pode pensar que a droga é boa, pode ser hoje, mas amanhã será um problema terrível. O crime é organizado e quem ganha dinheiro é o traficante. O infeliz é o usuário, que rouba e até mata pela droga. Com o COMAD, poderemos desenvolver várias atividades no sentido da prevenção”.
Rafael Wilske
Pastor da Comunidade Luterana
“Na nossa comunidade nos preocupamos muito com o problema da droga. Nós temos um grupo de jovens e sempre estamos orientando eles. Se por acaso um dia algum deles se envolver com as drogas, não será por falta de informação. Precisamos nos unir e fazer um bom trabalho no conselho”.
Márcio Slaviero
Secretário Municipal de Saúde
“Estamos buscando números no Postão, mas infelizmente eles não vão bater com a realidade que temos. As pessoas não estão se tratando com a gente, ou talvez estejam buscando ajuda em algum outro grupo. Logo estaremos trazendo o Caps (Centro de Atenção Psicossociais) para Dois Irmãos. Talvez a partir disso, os problemas comecem a chegar até nós. Temos que trabalhar na prevenção e repressão, e fornecer ajuda para essas pessoas se tratarem”.
quarta-feira, 8 de julho de 2009
Bombeiros entregam Comenda para 11 parceiros da corporação
Por iniciativa da corporação dois-irmonense, 11 parceiros foram homenageados com a Comenda do Comando de Bombeiros, a mais alta distinção dentro da Brigada Militar. A condecoração, criada em 2006, tem por finalidade prestar um reconhecimento a autoridades civis e militares que tenham prestado relevantes serviços à corporação.
Entre os homenageados da noite, estavam o prefeito Miguel Schwengber, o presidente da Câmara, Sérgio Fink; o presidente do Consepro, Alan Caldas. A solenidade foi coordenada pelo tenente Edson Maicá Severo, comandante do Corpo de Bombeiros de Dois Irmãos, e teve a participação do major Cleber Valinodo Pereira, comandante de Novo Hamburgo; e do tenente Claudiomiro da Fonseca, comandante de Campo Bom.
O presidente do Consepro parabenizou o grande serviço prestado pelos bombeiros voluntários e militares, e destacou a “qualidade humana e técnica” do comandante Maicá.
- Em quatro anos e meio que os bombeiros estão aqui, não tivemos nenhuma notícia ruim dentro do grupamento. Isso mostra a seriedade com que o trabalho vem sendo tratado - declarou Alan.
O major Cleber reiterou a importância da atuação dos voluntários e disse que Dois Irmãos é um exemplo.
- É difícil alguém se disponibilizar a prestar um serviço voluntário depois do seu horário de trabalho. É uma ação louvável! Em Dois Irmãos, o comprometimento moral com a comunidade é um exemplo para o Estado - afirmou ele.
O prefeito Miguel comentou que a ampliação do Corpo de Bombeiros já está na pauta da administração.
- Se tudo correr bem, dentro de um a dois meses o Conselho Tutelar estará em novo lugar e os bombeiros poderão ocupar aquele espaço. O conselho vai passar para o 2º andar do prédio onde fica o Armazém do Piso. Aquele espaço também vai abrigar outros órgãos da prefeitura - informou.
O empresário calçadista Ricardo Wirth, que também foi homenageado, estava de viagem marcada e não pôde participar da solenidade de ontem. O tenente Maicá informou que a medalha e o diploma já foram entregues.
Quem recebeu a Comenda do Comando de Bombeiros:
Gérson Miguel Schwengber
Prefeito Municipal
Sérgio Luiz Fink
Presidente da Câmara de Vereadores
1º SGT Alcindo Roberto Severo Rodrigues
Bombeiro Militar
2º SGT Deise Luciane Schulz
Bombeiro Militar
SD Valmor Howler
Bombeiro Militar
Paulo Cesar Gehrke
Presidente da Associação dos Bombeiros Voluntários
Alan Caldas
Presidente do Consepro
Jerri Meneghetti
Bombeiro Voluntário e Vereador
Rosalia Maria Adamatti
Analista Tributária da Receita Federal
Pedro Joãozinho Becker
Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais
Ricardo Wirth
Empresário
Câmara já votou mais de 100 projetos
O principal motivo do aumento no número de projetos está na redução do percentual de crédito de suplementação, que caiu de 25 para 2%. Os créditos suplementares correspondem aos recursos que o prefeito pode movimentar sem passar pela Câmara. Com a mudança da Lei no final de 2008, praticamente todas as ações do governo precisam ter o respaldo dos vereadores. Ou seja, a Câmara aumentou seu poder de fiscalização e até aqui tem sido parceria da prefeitura nos projetos.
Sérgio Fink (PSDB) destacou o bom trabalho dos vereadores.
- A Câmara está de parabéns pelo trabalho que vem fazendo. Os vereadores tem sido parceiros do Executivo, aprovando todos os projetos. Pena que alguns ainda tentam fazer uma campanha sórdida contra o Poder Legislativo - comentou o presidente.
Para Jair Quilin (PDT), líder de governo, o grande número de projetos da prefeitura mostra que a administração está trabalhando.
- Agora as coisas têm mais amparo legal. Esta casa foi deixada de lado na administração passada. O prefeito Renato (Dexheimer) acostumou os vereadores a não trabalhar - alfinetou.
Paulinho Quadri (PMDB) não gostou e rebateu:
- Tu não precisa agradecer a mim... Aprovamos os projetos que são bons para o município. Tu tem que perder esse teu vício de se achar o dono do mundo, deixa o salto alto de lado.
Tânia da Silva (PMDB) também cutucou a oposição.
- É bom lembrar que muitos projetos vieram dúbios e com erros, por isso também esse número alto - disse ela.
Além dos projetos aprovados ontem (ver quadro abaixo), outros cinco seguem em análise na Comissão de Pareceres. Entre eles, o projeto 096/2009, que trata do Plano Plurianual, com as metas de investimento para o quadriênio 2010-2013.
PROJETOS APROVADOS
090/2009 - Auxílio financeiro de R$ 2.960,00 à Liga de Futebol Amador de Dois Irmãos (Lifadi), que organiza o Campeonato Municipal.
091/2009 - Auxílio financeiro de 600 mil reais à Fundação Assistencial de Dois Irmãos (FADI), que atende crianças de 0 a 6 anos e 11 meses.
092/2009 - Concede remissão de multa e juros nos débitos inscritos em dívida ativa até 31 de dezembro de 2008. De 3 a 31 de agosto, redução de 90% dos juros e multa. De 1º a 30 de setembro, redução de 80%.
093/2009 - Auxílio financeiro de R$ 32.672,00 à Associação de Piscicultores de Dois Irmãos.
097/2009 - Estabelece reajuste de 8% da pensão especial concedida por força da Lei Municipal nº 762, de 20 de junho de 1989.
098/2009 - Estabelece reajuste de 8% da pensão especial concedida por força da Lei Municipal nº 755, de 9 de maio de 1989.
099/2009 - Autoriza o Poder Executivo a abrir crédito especial de 20 mil reais no Orçamento Municipal 2009 para manutenção do Ensino Fundamental com recursos do Fundeb.
100/2009 - Autoriza o Poder Executivo a firmar acordo com o Ministério da Cultura para ter acesso ao Programa Mais Cultura.
103/2009 - Autoriza o Poder Executivo a aditivar termo convênio celebrado entre Dois Irmãos, Emater e ASCAR (Associação Sulina de Crédito e Assistência Rural), visando dar continuidade à transferência de tecnologia agropecuária e gerencial aos produtores rurais do município.
104/2009 - Autoriza o Poder Executivo a realizar poda de árvores localizadas na área do 7 de Setembro.
PURA PIMENTA
Desde o dia 23 de junho, a vereadora Tânia da Silva (PMDB) não trabalha mais no Postão 24h. Ela, que é concursada como técnica em enfermagem, foi transferida para o posto de saúde do bairro Travessão. Na sessão de ontem, Tânia lamentou ter sido comunidade da mudança só 12 horas antes. Ela disse ainda que dias antes foi alertada por boatos.
- Foram 10 anos de dedicação no Postão. Será que foi perseguição política? Retaliação? Inveja? Não sei! Só sei que em nenhum momento discuti com o secretário (da Saúde, Márcio Slaviero), nem tive qualquer atrito com o prefeito (Miguel Schwengber). Os motivos não foram técnicos. Parece que estamos voltando à ditadura. Só porque pensa diferente do governo, a pessoa não serve para trabalhar em cargo de confiança. Quando tratamos de saúde, não perguntamos o partido que a pessoa é para atender - desabafou ela.
A situação alega que a troca ocorreu porque Tânia estava em “desvio de função”.
- A Lei diz que a técnica em enfermagem deve acolher o usuário, auxiliar no atendimento e trabalhar no atendimento ao público. Portanto, não estava em desvio de função - afirmou Tânia, dizendo que atualmente trabalhava na marcação de consultas.
Ladrão invade casa e leva surra do dono
O fato aconteceu por volta das 22h30 de sábado. Sérgio Feiten, 52 anos, voltava de um baile com a namorada e um casal de amigos quando notou uma movimentação estranha em frente a sua casa, ao lado do Centro Comunitário Jacob Feiten. Havia um rapaz suspeito acenando para sua casa. “Nós passamos de carro na frente de casa e não paramos. Quando fomos fazer o retorno mais a frente, o cara fugiu correndo”, conta ele.
O amigo de Sérgio então parou o carro. As luzes da casa estavam ligadas e a porta aberta. Já premeditando que o local havia sido arrombado, Sérgio entrou. O que ele não esperava era ver o ladrão dentro da casa, saindo do seu quarto com uma garrafa de cerveja e duas taças de cristal nas mãos. “Quando vi isso fiquei com muita raiva. Além de invadir a minha casa e me roubar, ele ainda queria fazer ‘festinha’ lá dentro. Ele ainda teve a cara de pau de gritar ‘Alemão, não é isso que tu tá pensando’. Não pensei duas vezes, peguei ele pelo pescoço”, relata o morador.
Quando Sérgio surpreendeu o bandido, ele ainda tentou agarrar um canivete em cima de uma mesa na sala, mas Sérgio conseguiu empurra-lo. No empurra- empurra, Sérgio acabou saindo da sala e caindo na área da frente. Por fim, os dois acabaram no gramado. “Logo ele caiu em cima de mim, mas consegui me desvencilhar e ficar em cima dele. Acertei vários socos. Na gritaria, meu amigo também veio e me ajudou a imobilizar o vagabundo, que estava visivelmente chapado”, explica o morador. As mulheres ligaram para a Brigada Militar, que foi imediatamente para o local e efetuou o flagrante, algemando o arrombador e colocando ele dentro da viatura. O ladrão foi levado ao Postão e ao hospital, mas não chegou a ter fraturas.
As agressões entre bandido e vítima ocasionaram lesões nos dois. O bandido ficou com o rosto coberto de sangue. Os ferimentos mais graves foram na boca e no nariz, além das mãos que estavam cortadas. Sérgio sofreu um arranhão na mão direita e ficou com marcas de um chute no abdômen. Os dois foram medicados no Postão. “Eu me machuquei, mas este vagabundo teve o que mereceu. O que mais revolta é que, além de roubar, ele ainda queria beber com o comparsa dentro da minha casa”, afirma Sérgio.
Ladrões vigiavam a rotina da vítima
Este foi o terceiro arrombamento registrado na residência de Sérgio Feiten em menos de um ano.
Nas duas vezes anteriores, os bandidos furtaram cerca de 1.300 reais em dinheiro - 500 na primeira e 800 na segunda. O arrombador detido neste sábado chegou a confessar para a vítima que foi ele quem entrou na casa as outras duas vezes. Ele também contou que já vinha observado a rotina do morador.
Os dois bandidos chegaram na moto Yamaha YBR, placa IKM-6253, que foi escondida em um galpão ao lado da casa arrombada. “Tanto é verdade que ele estava me vigiando, que entrou na casa com a chave. Ele disse que viu onde eu guardei a chave. Sorte que nós não ficamos muito nesta casa. Uso ela mais para guardar minhas coisas, a rotina mesmo é na casa da mãe, que fica perto”, comenta Sérgio. Todos os cômodos da residência foram remexidos pelo arrombador.
No Presídio de Montenegro
O arrombador Jonas Rodrigo dos Santos foi levado para a Delegacia de Pronto Atendimento de Novo Hamburgo, onde foi autuado o flagrante. Depois, ele foi transferido para o Presídio de Montenegro. Jonas é natural da cidade de Três Coroas e reside atualmente no Bairro Becker, em Dois Irmãos. O meliante já tem passagem na polícia por porte de entorpecentes.
sexta-feira, 3 de julho de 2009
Dois Irmãos volta a ter delegada titular
A partir desta sexta-feira, Dois Irmãos volta a ter uma delegada titular. A notícia foi divulgada pelo delegado regional Mauro Vasconcellos nesta quinta-feira. Quem assume a DP, é a delegada Ariadne Moraes Langanke, 34 anos.
Desde a saída da delegada Eliana Medora Martins, em 2005, a Delegacia de Polícia de Dois Irmãos não teve mais delegado titular, apenas delegados que se dividiam entre duas delegacias, normalmente de Campo Bom ou Sapiranga. O delegado atual era Ernesto Clasen, que se dividia entre Dois Irmãos e de Sapiranga. Ele deixa a cidade com a chegada de Ariadne. A posse oficial da nova delegada ainda não tem data prevista. Ariadne estava trabalhando na Delegacia de Pronto Atendimento de São Leopoldo.
A vinda de uma delegada titular era uma reivindicação da comunidade. “Com certeza é uma grande conquista para Dois Irmãos. A Polícia Civil tem carência de servidores, mas como ter delegado titular era um clamor da comunidade e a demanda também exige, a chefia da polícia nomeou Ariadne como a nova delegada de Dois Irmãos”, comentou Mauro.
QUEM É A DELEGADA
Natural de Pelotas, Ariadne é formada em Direito na faculdade de Cruz Alta. Ela trabalha há 5 anos como delegada e já comandou as DPs de Riozinho, Rolante, Nova Hartz e a DPPA de São Leopoldo. Ela é solteira e reside em Novo Hamburgo. Ariadne conta que recebeu a notícia da nomeação com grande satisfação e garante que está disposta a fazer um bom trabalho no município. “A expectativa é muito boa. Já conheço um pouco da cidade e ontem, inclusive, já estive aí. A partir de amanhã estarei à disposição da comunidade, como também do Poder Judiciário, do Ministério Público e da prefeitura. Quero ter uma boa relação com a cidade”, afirmou a delegada.
Comércio, Consepro e Civil debatem os arrombamentos
Uma questão polêmica levantada pelos comerciantes foi a liberação dos três rapazes - dois menores e um maior de idade - que foram detidos depois de furtar a Kinei Calçados no último domingo. neste caso específico, o delegado Mauro destacou a importância de colher provas para conseguir pedir a prisão do maior e a internação dos menores. “Para isso, pedimos imagens, que quem viu os suspeitos sirvam como testemunhas, precisamos de todas as provas possíveis. Com provas robustas, poderemos pedir a prisão do maior e a internação dos menores. No que depender da polícia, estes elementos não irão mais delinquir aqui”, comentou.
Luiza Scholles, da Instalcenter, contou que sua loja já foi vítima de arrombamento e reclamou que nestes crimes de menor proporção não há resposta imediata da polícia. “Quando se trata de assaltos e sequestros com violência, a gente vê no jornal quadrilhas sendo presas. Agora, quando se trata de arrombamentos, não temos uma resposta tão rápida. Será que a saída para nós é contratar seguranças particular, colocar grades e alarmes e rezar para não sermos vítimas dos ladrões?”, questionou ela.
Delegado Mauro - A Polícia Civil tem carência de efetivo há mais de 20 anos. Não temos efetivo para dar essa resposta imediata. Já estamos tentando amenizar o problema com concurso e as delegacias receberão reforço. Entendo a sua indignação, mas infelizmente temos uma realidade em que o investimento em segurança já faz parte do dia-a-dia.
João Luiz Weber, membro da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), reclamou que as leis são fracas e questionou quem tem o poder de mudá-las. “Não aguentamos mais escutar ‘eu não fiz a lei, só cumpro ela’. A gente vê a Brigada e a Civil prendendo vagabundo para depois o juiz libertar eles. Estamos enjoados disso”.
Delegado Mauro - A Lei pode ser mudada pelo Poder Legislativo. Mas daí eu pergunto: Quem coloca esse bando de ladrão lá em cima? Somos nós. Então somos nós que podemos tirar essa quadrilha. O dinheiro que os políticos roubam era para estar sendo investido em mais escola, segurança e policiamento.
REINCIDÊNCIA DOS LADRÕES
Leandro Blauth, do Supermercado Dois Irmãos, relatou que há seis meses sua residência foi arrombada. “Descobri onde parte dos objetos estava. Chamei a Brigada Militar e fomos até lá. Havia um casal, eles foram algemados e levados para a DP. Chegando lá, o cara alegou que apenas tinha ido naquele lugar (sede campestre) fazer uma ‘festinha’ com a moça e que não sabia daqueles objetos. A polícia se obrigou a liberá-los, porém, tiveram que ajudar a colocar as coisas no meu carro. Nisso, o rapaz me disse que sabia onde estava o som que faltava. O meliante já está orientado de como agir ao ser pego”, comentou. Ademir Berlitz, da Berlitz Comércio e Serviços, acrescentou que na maioria dos casos publicados nos jornais os bandidos são reincidentes.
Delegado Mauro - O bandido já sabe como agir se for pego, assim como por a culpa em um menor. As estatísticas apontam que 70% dos bandidos são reincidentes. A maioria consegue benefício e sai do sistema prisional para praticar outro crime. O presídio está virando hotel, pois ele dá alimentação e dormitório - na situação que temos, mas dá - e de dia o preso sai e comete mais crimes. Essa é nossa realidade.
REAÇÃO DA VÍTIMA
Dora Hahn, da Ótica Hahn, lembrou que certa vez sofreu uma tentativa de roubo. “Estávamos trabalhando e um rapaz chegou. Ele iria nos roubar. Para ele não fugir com a mercadoria, me joguei em cima dele. Nisso, uma das minhas funcionárias gritou que ele era menor. Sem pensar, larguei e ele fugiu. Por saber que era menor, não consegui manter ele imobilizado e deixei fugir”.
Delegado Mauro - Temos que tomar cuidado com essas reações. O policial está preparado para reagir, mas vocês podem estar se colocando em um risco grave. Geralmente esses bandidos usam drogas e podem estar armados com arma ou faca. Sem contar a força, pois para imobilizar um ladrão você tem que ter certeza de que consegue segurá-lo. Se neste caso a senhora tivesse imobilizado ele, tinha que chamar a polícia para fazer o flagrante. Por ser menor, tentaríamos encaminhá-lo para internação junto ao Ministério Público.
PERÍCIA NAS LOJAS
Alessandro Neis, da Force Segurança, questionou o delegado regional sobre a perícia no local do crime. “Às vezes chegamos no local do delito e está visível a presença de digitais. A gente pode isolar o local?”
Delegado Mauro - Em todos arrombamentos deveria ser feita a perícia. Mas só existe um posto do IGP (Instituto Geral de Perícias) na região, em Novo Hamburgo, e a preferência são para casos mais graves. Mas se o local for isolado e a cena do crime preservada, é só chamar a Polícia Civil. Só nós podemos solicitar perícia. Se a cena for mexida, o perito não faz a perícia. A dificuldade para o comércio é que a loja tem que ficar fechada e o comerciante perde horas de serviço esperando a perícia.
UNIÃO DO COMÉRCIO
Marislane Dapper, da Casa Lori, comentou sobre a contratação de funcionários, que também pode se tornar um grande problema, e que o comércio precisa se unir contra o crime. “Precisamos ter cuidado ao contratar. Precisamos saber quem é a pessoa, de onde ela veio e o que pretende na cidade. Para isso, poderíamos solicitar os antecedentes. Temos uma pessoa que é observadora no comércio e há poucos dias passamos por uma situação onde um rapaz entrou em várias lojas. Era nítido que ele pretendia algo, pois entrava nas lojas, não pedia nada e ficava olhando para os cantos e para o teto. Como percebeu que estávamos cuidando, ele foi embora”.
Delegado Mauro - Isso do comércio se unir chamamos de policiamento comunitário e acho de fundamental importância. Todos podem ficar atentos e quando suspeitarem de algo liguem para a polícia. Quanto a pedir antecedente, qualquer comerciante pode pedir que não será considerado dano moral. A ficha de antecedente pode ser conseguida na delegacia ou no site da Justiça Federal.
ATENDIMENTO NA POLÍCIA
Terezinha Rückert, da loja Artepell, foi vítima de arrombamento no fim de semana. Além de dinheiro do caixa, os ladrões furtaram cheques. Ela reclamou do atendimento na DP. “Fui registrar ocorrência e levei o número dos cheques e da agência bancária para o policial. Ele me respondeu que isso não adiantava em nada, que eu não iria recuperar o cheque. Não fui com a intenção de conseguir o cheque, mas para ajudar, pois eles poderiam tentar passar o cheque”.
Delegado Mauro - Este foi um comentário infeliz de um policial despreparado, e já peço desculpas à senhora por isso. Temos um link com o SPC e o cheque roubado vai direto para o sistema. A senhora fez o certo, é preciso ir registrar tudo isso na delegacia.
PRISÃO DE TRAFICANTES
César Rausch, do Consepro, questionou o problema do crack em Dois Irmãos e a atuação da polícia sobre os traficantes. “Muito se fala e se conhece quem consume a droga na cidade. Se tem quem consome, tem quem vende. E não vemos ninguém preso”.
Delegado Ernesto Clasen - Na semana passada, nós cumprimos cinco mandados de busca e apreensão em casa de traficantes. Não conseguimos prender nenhum com a droga. O traficante não deixa a droga na casa dele, ele deixa em uma casa vizinha e só busca quando vende. É difícil pegar um traficante em flagrante. Nos cinco mandados, prendemos um, não por tráfico, mas por porte ilegal de arma. Ele tinha duas armas raspadas e foi autuado, porém, no mesmo dia, foi liberado pela juíza, que não homologou o flagrante. Ninguém nunca conseguiu pegar aquele elemento, daí quando conseguimos por outro crime, ele é liberado. Mas continuamos trabalhando para prender os traficantes.